Ćltima atualizaĆ§Ć£o: 18 de janeiro de 2024
Fazer a gestĆ£o de qualquer negĆ³cio nĆ£o Ć© uma tarefa simples. Com a administraĆ§Ć£o de Shopping Center nĆ£o podia ser diferente. Assim como qualquer outro negĆ³cio, o shopping tem suas particularidades operacionais, financeiras e em inĆŗmeros outros processos.
A fim de que todo esse universo se torne mais claro e tangĆvel, nĆ³s elaboramos esse artigo para que vocĆŖ entenda de forma simplificada como funciona um Shopping Center e quais sĆ£o suas particularidades administrativas.
Como funciona um Shopping Center?
Um Shopping Center Ć© um centro comercial que envolve diversos tipos de serviƧos de diferentes segmentos, como vestuĆ”rio, alimentĆcio, entretenimento, joalheria, eletrĆ“nicos e muito mais. O objetivo Ć© reunir diversas opƧƵes comerciais em um Ćŗnico lugar para oferecer mais praticidade e comodidade para os clientes, facilitando seu processo de compra.
Para aprofundarmos no funcionamento e na administraĆ§Ć£o de um Shopping Center vamos entender um pouco mais de como ela funciona e quais as especificidades do Contas a Pagar e o Contas a Receber deste empreendimento, ou seja, de suas despesas e fontes de renda.
Como funciona a administraĆ§Ć£o de um Shopping Center
A administraĆ§Ć£o de Shopping Center, de forma geral, funciona assim como qualquer outro negĆ³cio em seus processos essenciais. Contudo, este Ć© um empreendimento que apresenta algumas singularidades.
O primeiro ponto que devemos considerar Ć© que o shopping funciona como dois seres vivos em uma relaĆ§Ć£o de simbiose, isto Ć©, em que um depende do outro. A analogia se refere ao tanto que o shopping depende das lojas em seu espaƧo e vice-versa.
Dessa forma, o princĆpio bĆ”sico para que um shopping se torne bem sucedido nada mais Ć© do que a reciprocidade entre os organismos envolvidos.
AlĆ©m disso, este Ć© um modelo de negĆ³cio baseado em um espaƧo fĆsico e no fluxo de pessoas que passam por lĆ”. Por isso, parte primordial da administraĆ§Ć£o de Shopping Center Ć© entender as tendĆŖncias e padrƵes desse fluxo para melhor alocar seus recursos.
A fonte de renda de um Shopping Center
A administraĆ§Ć£o cobra um aluguel de espaƧo para empresas que desejam oferecer seu produto/serviƧo no ambiente comercial que o shopping proporciona.
O valor dessa locaĆ§Ć£o pode ser cobrado de formas diferentes, como por exemplo, de forma proporcional Ć s vendas do lojista ou por valor definido em contrato.
Outra forma que a administraĆ§Ć£o de shopping center tem de monetizar o espaƧo Ć© por meio de anĆŗncios. Como mencionado acima, o objetivo do shopping Ć© concentrar diversos empreendimentos em um sĆ³ lugar para facilitar o processo de compra do cliente. Isso significa que o espaƧo Ć© responsĆ”vel por atrair um grande fluxo de pessoas.
Pensando nisso, a administraĆ§Ć£o de shopping center pode alugar paredes, totens, banners, televisores entre diversos outros espaƧos para anunciantes ou promotores de eventos que desejam usufruir do trĆ”fego de pessoas do centro comercial.
Esses anunciantes podem ser de empreendimentos desassociados ao shopping ou atĆ© mesmo os que tĆŖm espaƧo alugado lĆ” dentro.
NĆ³s chamamos essa relaĆ§Ć£o de fontes de renda de āMall & MĆdiaā em que o āMallā representa os espaƧos alugados do shopping e āMĆdiaā representa os espaƧos alugados por anunciantes.
A Despesa de um Shopping Center
As despesas de uma administraĆ§Ć£o de Shopping Center serĆ£o compostas, majoritariamente, por aquilo que Ć© necessĆ”rio para sua manutenĆ§Ć£o, isto Ć©:
- Profissionais de limpeza;
- Profissionais de seguranƧa;
- Equipamento de seguranƧa;
- Fornecedores diversos;
- Equipe administrativa (caso seja autogestĆ£o);
- Empresa de administraĆ§Ć£o de Shopping Center (caso seja gestĆ£o terceirizada), entre outros.
O que Ć© uma Administradora de Shopping Centers
A administraĆ§Ć£o de Shopping Center pode ser feita de duas formas. A primeira Ć© por autogestĆ£o, em que uma equipe formada pelos prĆ³prios fundadores do empreendimento e seus colaboradores farĆ£o a administraĆ§Ć£o.
A segunda opĆ§Ć£o Ć© por uma Administradora de Shopping Centers, em que uma empresa terceirizada Ć© contratada pelos donos do centro comercial para fazer sua gestĆ£o.
A administradora de shopping centers trata-se de uma equipe de profissionais responsĆ”veis pela gestĆ£o do shopping. Ou seja, serĆ” o time responsĆ”vel pelo controle de todo o financeiro, operacional, jurĆdico e comercial do empreendimento.
O sucesso do Shopping Center Ć© diretamente associado Ć sua equipe de gestĆ£o, seja ela terceirizada ou nĆ£o. Isso nĆ£o quer dizer apenas por conta dos processos administrativos, mas tambĆ©m das soluƧƵes e implementaƧƵes que a equipe gestora pode oferecer, principalmente tecnologicamente.
Nesse sentido, a administradora que se destaca Ć© aquela capaz de digitalizar e otimizar os processos, facilitando-os nĆ£o apenas para si mesmo, mas tambĆ©m para os proprietĆ”rios do shopping e seus lojistas.
Devemos sempre ter em mente que o bom funcionamento de um shopping depende da contribuiĆ§Ć£o de seus lojistas para com o centro comercial e vice-versa.
O que faz um shopping center ter sucesso?
O sucesso de um shopping center pode ser analisado por 4 fatores: conforto, diversidade, conveniĆŖncia e tecnologia. Uma boa gestĆ£o Ć© essencial, como jĆ” falamos, mas para uma administraĆ§Ć£o de Shopping Center ser considerada boa, ela deve se atentar aos fatores mencionados.
1. Conforto
Muito do sucesso do shopping vem da fidelizaĆ§Ć£o de clientes por meio da experiĆŖncia do consumidor, atĆ© porque, o centro comercial nĆ£o serve apenas para fazer compras e ir embora. O shopping tambĆ©m Ć© tratado como uma programaĆ§Ć£o no dia de uma pessoa e atĆ© mesmo um ponto turĆstico. Sendo assim, Ć© de se esperar que pessoas vĆ£o atĆ© lĆ” para passar um dia inteiro. Pensando nisso, oferecer conforto a esses visitantes Ć© primordial.
Para isso, o shopping deve ter diversas entradas (para pedestres e carros) a fim evitar ambientes lotados ou com trĆ¢nsito, por exemplo.
Outro ponto importante Ć© oferecer espaƧos para repouso, nem que sejam apenas cadeiras rĆgidas posicionadas estrategicamente. Isso Ć© importante, ainda mais levando em consideraĆ§Ć£o que muitos ali podem estar apenas acompanhando outra pessoa, preferindo esperar na porta de uma loja ao invĆ©s de entrar nela.
SeguranƧa
A seguranƧa tambĆ©m Ć© um quesito de conforto, jĆ” que Ć© impossĆvel se sentir confortĆ”vel quando vocĆŖ se sente inseguro. Para isso, a administraĆ§Ć£o de Shopping Center requer muita atenĆ§Ć£o com pessoal de seguranƧa, equipamentos de seguranƧa, saĆdas de emergĆŖncia bem localizadas e uma boa alocaĆ§Ć£o destes recursos.
2. Diversidade
Deve-se sempre ter em mente que o shopping nada mais Ć© que um centro comercial que reĆŗne diversas propostas de valor em um sĆ³ lugar. Com isso em mente, um shopping bem sucedido deve ter em seu espaƧo fĆsico empreendimentos de diversos segmentos.
Isso vai alĆ©m de ter no shopping,uma Ć”rea para lazer, entretenimento, alimentaĆ§Ć£o e varejo. TambĆ©m Ć© ideal, principalmente quanto ao varejo, que tenha diversos preƧos e tipos de mercadoria diferentes.
Para ter um bom controle da variedade de serviƧos e produtos e de sua distribuiĆ§Ć£o, os responsĆ”veis pela administraĆ§Ć£o devem contar com uma ferramenta de CRM para shopping (customer relationship management, ou, em portuguĆŖs, gestĆ£o de relacionamento com o cliente) para melhor captar os lojistas corretos.
3. ConveniĆŖncia
Grande parte deste quesito se dƔ por jƔ ter alcanƧado os dois anteriores, jƔ que ter vƔrias opƧƵes comerciais (diversidade) e ter um ambiente de fƔcil acesso com boa infraestrutura (conforto) jƔ o torna conveniente.
Contudo, outro ponto importante a ser avaliado neste quesito Ć© diretamente relacionado Ć localizaĆ§Ć£o do centro comercial. Isso quer dizer que uma boa administraĆ§Ć£o de shopping center deve se preocupar com a acessibilidade dos shoppings se fazendo as seguintes perguntas:
- O shopping estĆ” localizado prĆ³ximo a pontos de Ć“nibus?
- O shopping estĆ” localizado prĆ³ximo Ć alguma das principais vias da cidade ou em uma avenida/rua de grande fluxo de carros?
- E o estacionamento do shopping, ele Ć© capaz de suportar um grande volume de veĆculos?
4. Tecnologia
Por Ćŗltimo, mas nĆ£o menos importante Ć© a tecnologia. Esse Ć© um aspecto que deve estar presente em qualquer empreendimento no mundo de hoje.
Neste caso, devemos pensar como a tecnologia pode ajudar aqueles que compƵem o negĆ³cio (AdministraĆ§Ć£o, colaboradores e lojistas no caso de Shopping Centers), bem como, ajudar na experiĆŖncia dos clientes.
Para isso, os exemplos sĆ£o quase que infinitos, desde um sistema financeiro para shoppings e plataforma e-commerce, atĆ© mapas digitais em Ć”reas estratĆ©gicas para o uso de visitantes. Isso tudo sem falar nas tecnologias de BI (Business Intelligence).
Como a tecnologia pode ajudar na gestĆ£o de Shopping Centers?
No perĆodo da transformaĆ§Ć£o digital, ter tecnologia implementada em sua empresa Ć© uma regra bĆ”sica. Trabalhar com soluƧƵes online, por exemplo, sĆ£o uma forma de contribuir nĆ£o sĆ³ para a gestĆ£o do seu negĆ³cio e para o trabalho de seus colaboradores, mas tambĆ©m para a experiĆŖncia do consumidor.
Para isso, vamos entrar nos detalhes de algumas tecnologias que vĆ£o certamente contribuir para o sucesso de um Shopping Center.
E-commerce
JĆ” enfatizamos algumas vezes no texto que, para o bom funcionamento de um Shopping Center, Ć© preciso que os lojistas se esforcem para gerar renda e retorno para o shopping da mesma forma que o shopping deve encontrar formas de impulsionar o negĆ³cio de quem atua em seu ambiente.
Uma dessas formas Ć© oferecer uma plataforma para e-commerce tornando o seu shopping online. Dessa forma, os produtos oferecidos no shopping tambĆ©m poderĆ£o ser ofertados via internet gerando mais flexibilidade e comodidade aos clientes.
Investir em uma plataforma de e-commerce significa investir em melhores resultados de vendas, principalmente porque, mesmo quando o shopping estiver de portas fechadas, o empreendimento ainda poderĆ” gerar negĆ³cios.
InteligĆŖncia Artificial
Aqui, o objetivo Ć© reduzir ou, atĆ© mesmo, eliminar trabalhos manuais e rotineiros dos quais seu negĆ³cio depende.
A InteligĆŖncia Artificial Ć© capaz de assumir demandas de tarefas padronizadas de forma automĆ”tica. Isso resulta em uma reduĆ§Ć£o de gastos com processos e pessoal, fora a grande vantagem da economia de tempo. Ć comprovado que a InteligĆŖncia Artificial pode reduzir atĆ© 80% dos custos com mĆ£o de obra.
Processos como atendimento ao cliente ou envio de boletos ao PABX podem ser completamente automatizados por essa tecnologia.
Business Intelligence
Analisar relatĆ³rios e grĆ”ficos para comparar e perceber comportamentos ou padrƵes diferentes no seu negĆ³cio Ć© um processo normal para ter uma tomada de decisĆ£o mais correta.
Contudo, uma boa forma de tornar esses procedimentos ainda mais eficazes Ć© por meio da implementaĆ§Ć£o de mĆ³dulos de BI (Business Intelligence).
Esse conjunto de tecnologias Ć© capaz de gerar relatĆ³rios e grĆ”ficos criados sob medida para cada aspecto relevante do seu negĆ³cio. Dessa forma, a anĆ”lise de performance dos shopping centers e dos lojistas, por exemplo, serĆ” muito mais objetiva, facilitando assim, o planejamento estratĆ©gico.
Exemplo de Business Intelligence:
Um Shopping possui uma ferramenta de BI que oferece um mapa de calor para determinados eventos em seu espaƧo fĆsico. Por meio de tal ferramenta, foi percebido por um dos gestores que, das quatro portarias do shopping, uma se destacou por ter registrado furtos nos Ćŗltimos 6 meses. Sendo assim, esse gestor foi capaz de realocar seus recursos de seguranƧa para reforƧar tal local.
Software de gestĆ£o e financeiro
Por fim, mas certamente nĆ£o menos importante, devemos destacar os softwares de gestĆ£o, ainda mais os focados em controle financeiro, para a gestĆ£o de Shopping Centers.
A soluĆ§Ć£o em questĆ£o tem por objetivo facilitar os mais diversos tipos de processos e demandas de sua empresa, seja automatizando-as, oferecendo uma plataforma acessĆvel por qualquer dispositivo ou simplesmente centralizando tarefas.
O fato Ʃ que todas as soluƧƵes encontradas acima, alƩm de muitas mais, podem ser encontradas em uma tecnologia como essa.
Nesse texto, nĆ³s daremos destaque Ć forma como um software pode ajudar no setor financeiro do empreendimento.
Ć muito simples. Por meio de um sĆ³ lugar, vocĆŖ serĆ” capaz de:
- Ter total controle do seu contas a receber:
- Controle de recebimentos;
- GestĆ£o de inadimplĆŖncia com rĆ©gua de cobranƧas, relatĆ³rios e grĆ”ficos;
- AtualizaĆ§Ć£o automĆ”tica de Ćndices monetĆ”rios.
- Ter controle automƔtico do faturamento:
- Faturamento automĆ”tico das receitas de aluguĆ©is, encargos e fundos de promoĆ§Ć£o;
- LanƧamentos individualizados de consumo de gĆ”s, energia elĆ©trica, Ć”gua e ar-condicionado com opĆ§Ć£o de lanƧamento automĆ”tico no sistema financeiro via dispositivos mĆ³veis.
- Ter controle total do seu contas a pagar:
- Fluxo automatizado de despesas;
- BorderƓ eletrƓnico integrado ao sistema;
- EmissĆ£o automĆ”tica de cheques.
Fora essas, existem inĆŗmeras outras ferramentas e funƧƵes Ćŗteis em um software de gestĆ£o para shoppings.
Vale considerar que todos os tĆ³picos mencionados anteriormente a esse, tambĆ©m sĆ£o soluƧƵes encontradas em um software. Contudo, apenas saber sobre isso nĆ£o Ć© suficiente, Ć© tambĆ©m preciso entender como implantar um sistema como esse em um Shopping Center.
Com isso em mente, separamos no banner abaixo um conteĆŗdo contendo tudo o que vocĆŖ precisa saber sobre as melhores prĆ”ticas para implantar um software de gerenciamento em shoppings.