Categories: Condomínios

Passo a passo: controle de inadimplência no Condomínio21

O Condomínio21 é um software para condomínios que auxilia no controle de inadimplência através de relatórios e gestão de contas. Veja o passo a passo de como fazer a gestão!

Dentre as dúvidas mais frequentes recebidas por nossa equipe de suporte está o controle de inadimplência no Condomínio21. Este artigo esclarece, passo a passo, as principais dúvidas que recebemos sobre a geração de relatórios dentro do software.

Para começar:

1. Acesse o menu Relatórios e, dentro da opção Contas, escolha Inadimplência Detalhada ou Inadimplência Consolidada. O relatório de inadimplência detalhada traz diversas informações, enquanto o de inadimplência consolidada apresenta apenas uma soma dos valores devidos.

Contas atuais x Contas originais

A dúvida principal no controle de inadimplência está relacionada a negociações em que um acordo foi aplicado.

Selecionando a opção contas originais, o sistema entrega todos que dizem respeito aos lançamentos inadimplentes e que geraram um acordo – ou seja, os valores de parcelas em que o acordo foi aplicado e os lançamentos que deram origem a esse acordo.

Já a opção contas atuais exibe apenas as parcelas em que o acordo foi aplicado.

Considerar situação das contas na época

A função dessa ferramenta é contabilizar como inadimplente lançamentos que foram pagos com atraso. Isso porque o sistema já terá dado baixa no valor. Se a intenção é verificar a situação de inadimplência em um período passado, é importante marcar essa opção para que o sistema exiba as dívidas referentes àquele período, e não considerando o caixa atual.

Laiane Oliveira

Formada em Direito e mestre em Direito Empresarial com experiência em gestão de contratos, marketing e proteção de dados. Head da Group Educa, a maior plataforma de cursos para gestão de propriedades do Brasil.

Share