Data Warehouse para shopping

Data Warehouse para shopping: o que é e como funciona?

Adotar processos e ferramentas tecnologicas na sua gestão é algo essencial hoje em dia. Na administração de Shopping Centers, a análise de dados, por exemplo, é uma questão importante e que contem diversas opções de soluções tecnológicas para ajudar nessa tarefa.

Índice

Muito é falado sobre como a implementação de tecnologias na gestão de um negócio é primordial para o sucesso e destaque da empresa.

Para a administração de Shopping Centers não poderia ser diferente. Dessa forma, por se tratar de um empreendimento extenso e altamente diversificado, a análise de dados para a melhor tomada de decisão se realça.

Ligando os dois pontos, uma tecnologia que sobressai é o Data Warehouse para Shopping. Contudo, essa tecnologia ainda é conhecida por poucos.

Pensando nisso, vamos esclarecer abaixo o que é Data Warehouse e como a análise de dados contribui para a gestão de shoppings.

O que é Data Warehouse?

De início, podemos tratar o Data Warehouse como um armário de arquivos do Shopping. Esse armário possui várias gavetas que, por sua vez, são utilizadas para manter organizados todos os seus dados. 

Sendo assim, a tecnologia é um repositório de informações obtidas de diversas origens armazenadas de forma unificada.

Com isso, o objetivo do Data Warehouse para Shopping é centralizar os dados extraídos do empreendimento para facilitar sua consulta e, por consequência, a tomada de decisão.

Além do mais, o Data Warehouse para shopping mantém os dados protegidos e armazenados por longos anos. Isso permite uma visão estatística histórica da organização, bem como a análise de padrões que se alteram ao longo do tempo.

Fora isso, uma vez que o Data Warehouse armazena dados desnormalizados, ele é responsável por acabar com a duplicidade de informações.

Infográfico de Data Warehouse para Shopping

O componente central do Business Intelligence

O BI ou Business Intelligence se caracteriza por constituir uma série de processos e ferramentas que são aplicadas em uma empresa a fim de direcionar a análise de dados, qualquer que seja sua origem. 

Seu objetivo é metrificar e apresentar estatísticas das diversas áreas da empresa para prover uma melhor análise de cada setor, facilitando assim as tomadas de decisão.

Com isso em mente, o Data Warehouse é considerado por muitos o componente central e essencial do Business Intelligence.

Considerando a definição de BI citada acima, pode-se perceber tal relação. Uma vez que o Data Warehouse é um repositório de dados retirados de várias fontes, ele é de fato a ferramenta central do Business Intelligence.

Quais são as vantagens da análise de dados na gestão de shopping?

As tomadas de decisão e o peso atrelado a esse processo ocupam um tempo considerável na rotina de gestão de um negócio. Isso porque, é essencial que sejam realizadas análises dos relatórios e informações relevantes sobre o mercado e a empresa em si.

Para obter tais recursos, é preciso fazer uma filtragem de dados. Estes, por sua vez, são a base de todo esse processo.

Por meio de dados coletados, é possível perceber padrões relevantes de qualquer questão que influencia no negócio. Continuando o fluxo, a percepção desses padrões possibilita insights para tornar a tomada de decisão, bem como a alocação de recursos mais precisa.

Lembrando que, todo esse universo de análise de dados, quando aplicado a negócios, nós tratamos por meio do Business Intelligence. E nesse sentido, o Data Warehouse é um dos principais componentes para esse processo.

Banners CTA 2 22 - Data Warehouse para shopping: o que é e como funciona?

Exemplo prático de análise de dados em gestão de shopping:

Um determinado Shopping possui uma ferramenta de mapa de calor para estudar o fluxo de pessoas em seu espaço físico. A ferramenta foi implementada há 5 anos.

O Data Warehouse para shopping tem os dados de todos esses anos armazenados de forma centralizada.

Analisando os dados recentes do mapa de calor e comparando-os com as informações históricas no Data Warehouse, um gestor percebeu que o fluxo de pessoas aumentou drasticamente na portaria B nos últimos 10 meses.

Com essa informação, o gestor considera não só aumentar os recursos de segurança da portaria em questão, bem como disponibilizar novos espaços para anúncios nela de forma a aproveitar o fluxo de pessoas.

Sendo assim, por meio da análise de dados, o gestor tornou o shopping mais seguro e enxergou novas oportunidades de fonte de renda.

O que o Data Warehouse para shopping faz e qual é sua importância?

Acima deixamos claro como que a análise de dados é muito importante para alcançar bons resultados na gestão de shopping.

Pensando nisso, o Data Warehouse para shopping não é responsável por analisar esses dados propriamente dito. Afinal de contas, essa análise é feita por meio de um conjunto de ferramentas e componentes de Business Intelligence.

Sendo assim, o Data Warehouse é um desses componentes, e por muitos é considerado o mais importante deles. Sua função é de armazenar e organizar dados agregados tornando seu acesso mais objetivo e fácil.

Dessa forma, o Data Warehouse para Shopping funcionará como a fonte em que o Business Intelligence irá retirar suas informações. Isso porque, os dados lá armazenados já estão agregados, isto é, prontos para o “consumo” do BI.

Exemplo prático de uso do Data Warehouse para shopping:

Imagine que uma empresa tem centenas de planilhas. Agora imagine o quanto é difícil realizar uma leitura completa desses dados, uma vez que eles não estão unificados.

O DW identifica os padrões dessas planilhas e as relacionam entre si.

Assim você pode relacionar quantas tabelas quiser e enxergar os resultados de forma mais precisa, além de eliminar a duplicidade de informação.

Quais são as funções do Data Warehouse para shopping?

Ao tocarmos no objetivo do Data Warehouse para shopping, acabamos já mencionando algumas de suas funcionalidades, sendo a principal delas armazenar e organizar dados agregados.

Contudo, ainda é relevante separarmos em um tópico próprio para destacarmos algumas outras funções relevantes.

Dentre elas:

  • Filtro para visualização de shoppings específicos ou todas as filiais do grupo;
  • Book de relatórios para empreendedores e executivos;
  • Unificação dos dados do(s) Shopping Center(s);
  • Integração com software para shopping centers.

Como falamos, o Data Warehouse para shopping é um dos componentes responsáveis pelo BI (Business Intelligence). Sendo assim, ele é uma das várias ferramentas que podem ser adotadas na sua empresa para tornar a gestão mais tecnológica, prática e acertiva.

Outra ferramenta que agrega nesse mesmo sentido é um Software para administração de condomínios. Além disso, o Data Warehouse também se integra à tal tecnologia. Para saber mais de ambas soluções bem como a comunicação delas entre si, acesse o banner abaixo.

Banners CTA 1 10 - Data Warehouse para shopping: o que é e como funciona?

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Receba conteúdos em seu e-mail