Data Warehouse para shopping

Data Warehouse para shopping: o que é e como funciona?

Adotar processos e ferramentas tecnologicas na sua gestão é algo essencial hoje em dia. Na administração de Shopping Centers, a análise de dados, por exemplo, é uma questão importante e que contem diversas opções de soluções tecnológicas para ajudar nessa tarefa.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Índice

Muito é falado sobre como a implementação de tecnologias na gestão de um negócio é primordial para o sucesso e destaque da empresa.

Para a administração de Shopping Centers não poderia ser diferente. Dessa forma, por se tratar de um empreendimento extenso e altamente diversificado, a análise de dados para a melhor tomada de decisão se realça.

Condomínio21
Group Tangerino
Group Check
COM21
Group Folha

Ligando os dois pontos, uma tecnologia que sobressai é o Data Warehouse para Shopping. Contudo, essa tecnologia ainda é conhecida por poucos.

Pensando nisso, vamos esclarecer abaixo o que é Data Warehouse e como a análise de dados contribui para a gestão de shoppings.

O que é Data Warehouse?

De início, podemos tratar o Data Warehouse como um armário de arquivos do Shopping. Esse armário possui várias gavetas que, por sua vez, são utilizadas para manter organizados todos os seus dados. 

Sendo assim, a tecnologia é um repositório de informações obtidas de diversas origens armazenadas de forma unificada.

Com isso, o objetivo do Data Warehouse para Shopping é centralizar os dados extraídos do empreendimento para facilitar sua consulta e, por consequência, a tomada de decisão.

Além do mais, o Data Warehouse para shopping mantém os dados protegidos e armazenados por longos anos. Isso permite uma visão estatística histórica da organização, bem como a análise de padrões que se alteram ao longo do tempo.

Fora isso, uma vez que o Data Warehouse armazena dados desnormalizados, ele é responsável por acabar com a duplicidade de informações.

Infográfico de Data Warehouse para Shopping

O componente central do Business Intelligence

O BI ou Business Intelligence se caracteriza por constituir uma série de processos e ferramentas que são aplicadas em uma empresa a fim de direcionar a análise de dados, qualquer que seja sua origem. 

Seu objetivo é metrificar e apresentar estatísticas das diversas áreas da empresa para prover uma melhor análise de cada setor, facilitando assim as tomadas de decisão.

Com isso em mente, o Data Warehouse é considerado por muitos o componente central e essencial do Business Intelligence.

Considerando a definição de BI citada acima, pode-se perceber tal relação. Uma vez que o Data Warehouse é um repositório de dados retirados de várias fontes, ele é de fato a ferramenta central do Business Intelligence.

Quais são as vantagens da análise de dados na gestão de shopping?

As tomadas de decisão e o peso atrelado a esse processo ocupam um tempo considerável na rotina de gestão de um negócio. Isso porque, é essencial que sejam realizadas análises dos relatórios e informações relevantes sobre o mercado e a empresa em si.

Para obter tais recursos, é preciso fazer uma filtragem de dados. Estes, por sua vez, são a base de todo esse processo.

Por meio de dados coletados, é possível perceber padrões relevantes de qualquer questão que influencia no negócio. Continuando o fluxo, a percepção desses padrões possibilita insights para tornar a tomada de decisão, bem como a alocação de recursos mais precisa.

Lembrando que, todo esse universo de análise de dados, quando aplicado a negócios, nós tratamos por meio do Business Intelligence. E nesse sentido, o Data Warehouse é um dos principais componentes para esse processo.

Banners CTA 2 22 - Data Warehouse para shopping: o que é e como funciona?

Exemplo prático de análise de dados em gestão de shopping:

Um determinado Shopping possui uma ferramenta de mapa de calor para estudar o fluxo de pessoas em seu espaço físico. A ferramenta foi implementada há 5 anos.

O Data Warehouse para shopping tem os dados de todos esses anos armazenados de forma centralizada.

Analisando os dados recentes do mapa de calor e comparando-os com as informações históricas no Data Warehouse, um gestor percebeu que o fluxo de pessoas aumentou drasticamente na portaria B nos últimos 10 meses.

Condomínio21
COM21
Group Tangerino
Group Folha
Group Check

Com essa informação, o gestor considera não só aumentar os recursos de segurança da portaria em questão, bem como disponibilizar novos espaços para anúncios nela de forma a aproveitar o fluxo de pessoas.

Sendo assim, por meio da análise de dados, o gestor tornou o shopping mais seguro e enxergou novas oportunidades de fonte de renda.

O que o Data Warehouse para shopping faz e qual é sua importância?

Acima deixamos claro como que a análise de dados é muito importante para alcançar bons resultados na gestão de shopping.

Pensando nisso, o Data Warehouse para shopping não é responsável por analisar esses dados propriamente dito. Afinal de contas, essa análise é feita por meio de um conjunto de ferramentas e componentes de Business Intelligence.

Sendo assim, o Data Warehouse é um desses componentes, e por muitos é considerado o mais importante deles. Sua função é de armazenar e organizar dados agregados tornando seu acesso mais objetivo e fácil.

Dessa forma, o Data Warehouse para Shopping funcionará como a fonte em que o Business Intelligence irá retirar suas informações. Isso porque, os dados lá armazenados já estão agregados, isto é, prontos para o “consumo” do BI.

Exemplo prático de uso do Data Warehouse para shopping:

Imagine que uma empresa tem centenas de planilhas. Agora imagine o quanto é difícil realizar uma leitura completa desses dados, uma vez que eles não estão unificados.

O DW identifica os padrões dessas planilhas e as relacionam entre si.

Assim você pode relacionar quantas tabelas quiser e enxergar os resultados de forma mais precisa, além de eliminar a duplicidade de informação.

Quais são as funções do Data Warehouse para shopping?

Ao tocarmos no objetivo do Data Warehouse para shopping, acabamos já mencionando algumas de suas funcionalidades, sendo a principal delas armazenar e organizar dados agregados.

Contudo, ainda é relevante separarmos em um tópico próprio para destacarmos algumas outras funções relevantes.

Dentre elas:

  • Filtro para visualização de shoppings específicos ou todas as filiais do grupo;
  • Book de relatórios para empreendedores e executivos;
  • Unificação dos dados do(s) Shopping Center(s);
  • Integração com software para shopping centers.

Como falamos, o Data Warehouse para shopping é um dos componentes responsáveis pelo BI (Business Intelligence). Sendo assim, ele é uma das várias ferramentas que podem ser adotadas na sua empresa para tornar a gestão mais tecnológica, prática e acertiva.

Outra ferramenta que agrega nesse mesmo sentido é um Software para administração de condomínios. Além disso, o Data Warehouse também se integra à tal tecnologia. Para saber mais de ambas soluções bem como a comunicação delas entre si, acesse o banner abaixo.

Banners CTA 1 10 - Data Warehouse para shopping: o que é e como funciona?

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Receba conteúdos em seu e-mail