Última atualização: 18 de janeiro de 2024
Muito é falado sobre como a implementação de tecnologias na gestão de um negócio é primordial para o sucesso e destaque da empresa.
Para a administração de Shopping Centers não poderia ser diferente. Dessa forma, por se tratar de um empreendimento extenso e altamente diversificado, a análise de dados para a melhor tomada de decisão se realça.
Ligando os dois pontos, uma tecnologia que sobressai é o Data Warehouse para Shopping. Contudo, essa tecnologia ainda é conhecida por poucos.
Pensando nisso, vamos esclarecer abaixo o que é Data Warehouse e como a análise de dados contribui para a gestão de shoppings.
O que é Data Warehouse?
De início, podemos tratar o Data Warehouse como um armário de arquivos do Shopping. Esse armário possui várias gavetas que, por sua vez, são utilizadas para manter organizados todos os seus dados.
Sendo assim, a tecnologia é um repositório de informações obtidas de diversas origens armazenadas de forma unificada.
Com isso, o objetivo do Data Warehouse para Shopping é centralizar os dados extraídos do empreendimento para facilitar sua consulta e, por consequência, a tomada de decisão.
Além do mais, o Data Warehouse para shopping mantém os dados protegidos e armazenados por longos anos. Isso permite uma visão estatística histórica da organização, bem como a análise de padrões que se alteram ao longo do tempo.
Fora isso, uma vez que o Data Warehouse armazena dados desnormalizados, ele é responsável por acabar com a duplicidade de informações.
O componente central do Business Intelligence
O BI ou Business Intelligence se caracteriza por constituir uma série de processos e ferramentas que são aplicadas em uma empresa a fim de direcionar a análise de dados, qualquer que seja sua origem.
Seu objetivo é metrificar e apresentar estatísticas das diversas áreas da empresa para prover uma melhor análise de cada setor, facilitando assim as tomadas de decisão.
Com isso em mente, o Data Warehouse é considerado por muitos o componente central e essencial do Business Intelligence.
Considerando a definição de BI citada acima, pode-se perceber tal relação. Uma vez que o Data Warehouse é um repositório de dados retirados de várias fontes, ele é de fato a ferramenta central do Business Intelligence.
Quais são as vantagens da análise de dados na gestão de shopping?
As tomadas de decisão e o peso atrelado a esse processo ocupam um tempo considerável na rotina de gestão de um negócio. Isso porque, é essencial que sejam realizadas análises dos relatórios e informações relevantes sobre o mercado e a empresa em si.
Para obter tais recursos, é preciso fazer uma filtragem de dados. Estes, por sua vez, são a base de todo esse processo.
Por meio de dados coletados, é possível perceber padrões relevantes de qualquer questão que influencia no negócio. Continuando o fluxo, a percepção desses padrões possibilita insights para tornar a tomada de decisão, bem como a alocação de recursos mais precisa.
Lembrando que, todo esse universo de análise de dados, quando aplicado a negócios, nós tratamos por meio do Business Intelligence. E nesse sentido, o Data Warehouse é um dos principais componentes para esse processo.
Exemplo prático de análise de dados em gestão de shopping:
Um determinado Shopping possui uma ferramenta de mapa de calor para estudar o fluxo de pessoas em seu espaço físico. A ferramenta foi implementada há 5 anos.
O Data Warehouse para shopping tem os dados de todos esses anos armazenados de forma centralizada.
Analisando os dados recentes do mapa de calor e comparando-os com as informações históricas no Data Warehouse, um gestor percebeu que o fluxo de pessoas aumentou drasticamente na portaria B nos últimos 10 meses.
Com essa informação, o gestor considera não só aumentar os recursos de segurança da portaria em questão, bem como disponibilizar novos espaços para anúncios nela de forma a aproveitar o fluxo de pessoas.
Sendo assim, por meio da análise de dados, o gestor tornou o shopping mais seguro e enxergou novas oportunidades de fonte de renda.
O que o Data Warehouse para shopping faz e qual é sua importância?
Acima deixamos claro como que a análise de dados é muito importante para alcançar bons resultados na gestão de shopping.
Pensando nisso, o Data Warehouse para shopping não é responsável por analisar esses dados propriamente dito. Afinal de contas, essa análise é feita por meio de um conjunto de ferramentas e componentes de Business Intelligence.
Sendo assim, o Data Warehouse é um desses componentes, e por muitos é considerado o mais importante deles. Sua função é de armazenar e organizar dados agregados tornando seu acesso mais objetivo e fácil.
Dessa forma, o Data Warehouse para Shopping funcionará como a fonte em que o Business Intelligence irá retirar suas informações. Isso porque, os dados lá armazenados já estão agregados, isto é, prontos para o “consumo” do BI.
Exemplo prático de uso do Data Warehouse para shopping:
Imagine que uma empresa tem centenas de planilhas. Agora imagine o quanto é difícil realizar uma leitura completa desses dados, uma vez que eles não estão unificados.
O DW identifica os padrões dessas planilhas e as relacionam entre si.
Assim você pode relacionar quantas tabelas quiser e enxergar os resultados de forma mais precisa, além de eliminar a duplicidade de informação.
Quais são as funções do Data Warehouse para shopping?
Ao tocarmos no objetivo do Data Warehouse para shopping, acabamos já mencionando algumas de suas funcionalidades, sendo a principal delas armazenar e organizar dados agregados.
Contudo, ainda é relevante separarmos em um tópico próprio para destacarmos algumas outras funções relevantes.
Dentre elas:
- Filtro para visualização de shoppings específicos ou todas as filiais do grupo;
- Book de relatórios para empreendedores e executivos;
- Unificação dos dados do(s) Shopping Center(s);
- Integração com software para shopping centers.
Como falamos, o Data Warehouse para shopping é um dos componentes responsáveis pelo BI (Business Intelligence). Sendo assim, ele é uma das várias ferramentas que podem ser adotadas na sua empresa para tornar a gestão mais tecnológica, prática e acertiva.
Outra ferramenta que agrega nesse mesmo sentido é um Software para administração de condomínios. Além disso, o Data Warehouse também se integra à tal tecnologia. Para saber mais de ambas soluções bem como a comunicação delas entre si, acesse o banner abaixo.