Condomínios

4 dicas de como fidelizar clientes na sua administradora de condomínios

Para fidelizar clientes na sua administradora de condomínios, você deve conhecer bem seu público, construir um bom relacionamento, fechar parcerias com outras empresas que possuam clientes em comum e investir em novas tecnologias.

Vender mais para uma carteira já existente é bem mais barato do que conquistar novos compradores. Por isso, vale muito a pena implementar dicas de como fidelizar clientes na administradora de condomínios. Isso se traduz em maior eficiência, ao passo que uma empresa vende mais, gastando menos.

Neste artigo, você vai acompanhar como se dá esse processo. Você verá qual é o conceito de fidelização de clientes e qual é sua importância. Entenderá os motivos que justificam a busca pela retenção do consumidor. Por fim, conhecerá 4 dicas de como alcançar esse objetivo na administração de condomínios. Confira!

O que é fidelização de clientes na administração condominial?

Existem diferentes formas de abordar a fidelização de clientes. Uma delas é aquela que diz respeito à frequência com que determinada pessoa faz negócio com uma administradora. Ou ainda, se esse consumidor realiza negócios sempre com a mesma administradora, quase que religiosamente.

Outra abordagem diz respeito à forma como uma pessoa se refere a determinada empresa. Existem casos em que ela defende ardentemente a qualidade de um serviço prestado por esta. Nessas situações, além de um cliente fidelizado, temos também um promotor espontâneo da empresa.

Cabe a cada empresa decidir qual estratégia de fidelização adotar — se ela será baseada na regularidade e tamanho dos negócios ou na promoção de sua marca. O fato é que os motivos são recompensadores para apostar na estratégia.

Qual a importância de fidelizar clientes?

Uma empresa que não desenvolve uma estratégia de fidelização de clientes pode estar incorrendo em um grande erro, mesmo que não saiba disso. Se uma organização apenas “deixa o cliente ir” após fazer um negócio com ele, certamente, está perdendo grandes oportunidades de estreitar o relacionamento entre as duas partes e assim sair à frente da concorrência em outras futuras negociações. Ou seja, a técnica de venda utilizada pela empresa em questão não está no formato ideal.

Investir em uma estratégia de fidelização de clientes significa vender mais gastando menos. A explicação para essa afirmação reside no fato de que o custo de aquisição de um novo cliente é maior do que o custo de vender para um consumidor que já faz parte da carteira.

Além disso, é mais fácil vender para quem já conhece o produto ou o tipo de serviço oferecido. Outras vantagens são obtidas pela adoção de estratégias de fidelização de clientes. Vejamos, a seguir.

Aumento de vendas para o mesmo cliente

Conforme já dito, é mais fácil vender novamente para um consumidor que já conhece o produto ou serviço oferecido. Se os clientes aprovarem a administradora de condomínios, é bastante provável que façam novos negócios com ela.

Outro ponto bastante importante é que como ele já faz parte da carteira da empresa, não será necessário passar novamente pela parte da objeção quanto a uma venda. Esse processo já foi superado e torna o novo negócio mais rápido de acontecer.

Por fim, negociando com uma mesma pessoa, as chances de venda cruzada aumentam consideravelmente. Isso quer dizer que, ao fidelizar um cliente, pode-se vender a ele outros serviços e produtos da mesma empresa, aumentando o faturamento.

Maior chance de recomendação da administradora

Se o cliente faz negócio de forma assídua com a empresa, é sinal de que confia na marca. Essa constatação é responsável por aumentar a chance de um consumidor recomendar os produtos e serviços dela. Essa é outra forma de acelerar as vendas, pois um cliente fiel se torna um promotor do negócio.

Acúmulo de provas sociais

Dada a fidelidade do cliente e a grande frequência na realização de novos negócios, é bastante provável que ele esteja propenso a prestar um depoimento afirmando a qualidade da administradora em questão. Essa prova social pode ter um valor bem maior do que um elaborado vídeo institucional, por exemplo.

A probabilidade de conseguir um depoimento real de um cliente fiel é grande e ajuda a atrair mais pessoas para seu negócio.

Probabilidade menor de crises

Clientes fiéis sempre farão negócios com a mesma empresa de determinado ramo de atuação. Isso significa duas coisas: a primeira é que o custo de aquisição de um cliente será menor, pois é mais caro conquistar novos clientes.

Em segundo lugar, consumidores fiéis criam receita recorrente para o caixa da empresa. Isso é uma ótima defesa em períodos de crise, pois garante um fluxo de caixa positivo.

Quais são as 4 dicas de como fidelizar clientes?

1. Conheça seu público

É bastante importante ter uma estratégia bem desenhada. Com isso, é preciso ter um objetivo claro e, principalmente, quem se deseja atingir com a estratégia de fidelização adotada.

Nesse sentido, conhecer seu público faz toda a diferença. O tom de linguagem utilizado vai variar muito de acordo com o perfil de condomínio atendido.

Quando estudar o público do condomínio atendido, procure conhecer a classe social de seus condôminos, sua localização e suas principais necessidades. Mantenha o foco em variáveis desse tipo e seu diferencial competitivo estará formado.

2. Construa um bom relacionamento

A construção de um relacionamento precisa ir além do contato comercial que, na verdade, é necessário, e não opcional. Para tanto, vale desenvolver estratégias que realmente façam o cliente se sentir valorizado.

Uma boa estratégia de marketing digital para administradoras, como por exemplo a utilização de e-mail marketing, pode ajudar a conquistar resultados satisfatórios. Contatos personalizados levam à sensação de tratamento único. Um agradecimento pelo negócio fechado costuma ser uma boa estratégia de relacionamento.

3. Feche parcerias com empresas de clientela comum

Essa pode ser uma tática assumidamente vencedora. Ao fechar parcerias com empresas que vendem produtos ou serviços diferentes dos seus, mas que têm o mesmo público-alvo, aumentam consideravelmente a visibilidade do seu negócio.

Para as administradoras de condomínio, pode ser de alta relevância ter parcerias com empresas de jardinagem, segurança eletrônica, manutenção de elevadores e portaria remota. Nesse tipo de negociação, podem ser organizados eventos reunindo todos — clientes e parceiros. Essa costuma ser uma ótima forma de garantir presença de mercado.

Por fim, a realização de cursos é uma alternativa que merece destaque. A administradora pode oferecer treinamentos para síndicos, que são seus parceiros principais. Os cursos podem ser gratuitos ou pagos, presenciais ou online. A importância maior reside no fato de o curso ser elaborado por você. Assim, sua marca ganha credibilidade!

4.Invista em novas tecnologias

Com a constante evolução da tecnologia condominial, as formas tradicionais de call center estão sendo substituídas pelo relacionamento virtual, a partir de um aplicativo para condomínios, por exemplo. Investir em um site responsivo e ser ativo nas redes sociais também são pontos importantes para chamar a atenção dos clientes.

Cada vez mais, os consumidores buscam atendimentos por esses canais de comunicação. Também é recomendado fazer uso de softwares para condomínios. A utilização destes pode otimizar seu trabalho e aumentar a produtividade da administradora, já que grande parte das demandas podem ser automatizadas.

As dicas de como fidelizar clientes, certamente, passam pelas novas tecnologias. Novos recursos e ferramentas são essenciais para se destacar no mercado. A fidelização de clientes é algo lucrativo e que ajuda empresas a atravessar períodos de crise. Vale a pena investir nesse tipo de estratégia e tornar a administradora mais eficiente.

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Flávio Ribeiro

Co-Founder da Group Software ao lado de Rodrigo Monteiro e Danilo Frota. Formado em Ciência da Computação pela UFMG, atua como sócio-diretor na Group Software e investidor de diversas startups ligadas ao grupo.

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