Última atualização: 19 de janeiro de 2024
Os instrumentos de controle do horário de funcionários mais comuns nas empresas são o Relógio de Ponto ou Ponto Digital. Você sabe a diferença entre os dois e qual o melhor para a sua empresa?
A necessidade de acompanhar a jornada de trabalho dos funcionários, seja a empresa de pequeno, médio ou grande porte, é fundamental para o crescimento e desenvolvimento sustentável de qualquer negócio. Para empresas com mais de 20 funcionários, esse acompanhamento é obrigatório por lei, com o uso do relógio de ponto ou o ponto digital.
Este último modelo ganhou destaque sobretudo com o início da pandemia e com a expansão do home-office. Neste artigo, entenderemos qual a melhor opção para a sua empresa: se a versão física ou o ponto digital.
A necessidade de fazer o controle de ponto dos funcionários
Mas será que é preciso utilizar relógio de ponto ou o ponto digital? A resposta é sim, independente se a versão escolhida é a física ou o ponto digital.
Essa necessidade é expressa nas leis trabalhistas, que determinam a empresas com mais de 20 funcionários o controle de ponto.
Além disso, com o controle de ponto há mais transparência na gestão do banco de horas, evitando problemas e desentendimentos entre gestores, líderes e funcionários. Nesse sentido, também é um modo da empresa blindar-se contra processos trabalhistas.
O controle, feito através do ponto físico ou ponto digital, também permite um acesso mais facilitado aos dados, diminuindo o trabalho do setor de recursos humanos, que não precisará dedicar-se exclusivamente à reunião e consolidação dos dados.
Para pequenas empresas, é um modo econômico de preparar-se para o crescimento, ou seja, mesmo empresas que ainda não têm vinte funcionários, podem contar com um controle de ponto para adequar-se às futuras exigências legais consequentes do crescimento.
Como as empresas podem fazer o controle de ponto dos funcionários?
A legislação diz que empresas com mais de vinte funcionários são obrigadas a realizarem o controle de ponto. No entanto, esse não é um condicionamento para empresas menores. O que significa que elas também podem contar com o controle de ponto, mesmo não sendo obrigadas.
Conheça, a seguir, algumas formas de realizar o controle de ponto dos funcionários:
Papel e caneta: controle em folha ou livro de ponto
O método mais tradicional de controle de ponto é o uso de um livro de ponto, que deverá ser preenchido pelo próprio funcionário ou por um gestor. Muito antes do relógio de ponto surgir, essa opção já estava presente nas empresas.
O controle em folha ou livro de ponto, no entanto, tem suas problemáticas, já que não é sempre que o gestor consegue permanecer à disposição para preenchimento, fazendo com que o colaborador tenha que fazê-lo.
E aqui mora uma ameaça: a possibilidade de fraude é grande e, por isso, métodos mais tecnológicos são recomendados.
Para saber mais sobre outros métodos de controle de ponto, confira o post que preparamos em nosso blog.
Controle de ponto em planilha
Uma segunda forma de fazer o controle de ponto dos funcionários é através de planilha. Essa é uma maneira um pouco mais confiável e, por isso, é preferível em comparação à anterior.
Sob a perspectiva prática, também é melhor, já que evita a necessidade de reunir os dados e fazer o balanço no final do mês, já que os programas de planilha fazem isso automaticamente.
Mas há, ainda, embora com menores chances, a possibilidade de fraude. Por isso, sistemas tecnológicos têm sido adotados pelas empresas.
Relógio de ponto ou ponto digital: Sistemas para empresas com maior número de funcionários
Para empresas com maior número de funcionários, fica impossível utilizar os métodos de controle mencionados anteriormente, até porque, a legislação requer o uso de ferramentas homologadas, o que não é o caso de planilhas ou livros de ponto.
Por isso, alguns sistemas tecnológicos têm surgido, facilitando o controle de ponto das organizações.
Um exemplo disso é o relógio de ponto, um recurso físico integrado com um sistema que reúne e consolida os dados. Posicionado em algum local de fácil acesso aos funcionários na empresa, o relógio é prático e realiza o controle automático de entrada e saída.
Mas, além do relógio, há ainda o ponto digital, que utiliza a tecnologia presente no bolso de todos nós para a realização do controle das horas. Através do celular, os funcionários poderão apresentar-se para o trabalho e sair, e o sistema fará todos os cálculos de horas.
Vantagens e desvantagens do relógio de ponto
A principal vantagem do relógio de ponto é a facilidade de gerar os dados para o setor de recursos humanos, já que o sistema consolida os dados de forma muito acessível.
Em contrapartida, a implantação de um relógio de ponto pode representar um custo mais elevado do que o uso do ponto digital, por exemplo, pois exige a compra de um equipamento físico que ficará instalado na empresa.
Além disso, o relógio de ponto não permite o controle de funcionários em home-office, uma realidade cada vez mais presente nas empresas brasileiras.
Vantagens e desvantagens do ponto digital
O ponto digital, por sua vez, permite o controle de funcionários que trabalham à distância, sem qualquer complicação nesse sentido, já que toda essa gestão poderá ser feita online de qualquer lugar.
Um dos recursos que chamam a atenção é o aplicativo, disponível para o colaborador registrar o ponto pelo celular.
A segurança do sistema de ponto digital também é um destaque, dando à empresa mais confiança na implantação, pois existem recursos tecnológicos que trabalham para legitimar o ponto conforme a geolocalização e reconhecimento facial do usuário.
Além disso, o ponto digital também faz a emissão automática de relatórios para sistemas de folha de pagamento.
Qual tipo de empresa pode usar o ponto digital online?
Todas as empresas podem utilizar o ponto digital online, mesmo aquelas que não têm obrigatoriedade perante a lei.
O ponto digital é fácil de implantar e tem um custo muito reduzido, se comparado com o relógio de ponto, além de entregar um método de fácil controle e disponibilização de forma mais rápida e eficaz, facilitada dos dados para recursos humanos.
Experimente o Group Ponto gratuitamente:
O Group Ponto, a ferramenta de ponto digital da Group Software, tem tudo o que a sua empresa precisa para registrar de forma fácil a jornada de trabalho dos seus funcionários.
- Consulte os pontos em tempo real e não apenas no fim do mês;
- faça o fechamento da Folha em um clique;
- exporte a Folha em AFD, AFDT e ACJEF;
- tenha o relatório sintético, faltas e atrasos, banco de horas e horas extras;
- Ponto com geolocalização;
- Jornada de Trabalho padrão ou personalizada e muito mais.
Quer entender como o ponto digital pode revolucionar a sua empresa? Teste gratuitamente o nosso sistema.