Imobiliárias

Vistoria de imóveis: o que é e qual sua importância

A vistoria de imóveis é um processo muito comum no mercado imobiliário, principalmente ao falarmos de locação. Sendo assim, conhecer sobre o assunto e como fazê-lo da melhor maneira possível é essencial.

A vistoria de imóveis é um procedimento muito importante em negociações imobiliárias. Tanto em vendas quanto em locações, é fundamental avaliar a situação real do local, o que representa garantias essenciais para todas as partes envolvidas.

Em contratos de locação, esse procedimento se torna ainda mais necessário, pois traz proteção ao locador e locatário no momento da entrega das chaves. Desse modo, é preciso dominar o tema, observando o que a lei diz a esse respeito e como otimizar a realização. 

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e confira um conteúdo completo que preparamos a respeito da vistoria de imóveis!

O que é uma vistoria de imóveis?

A vistoria de imóveis é uma avaliação feita com o objetivo de identificar qualquer possível problema na infraestrutura do imóvel. Essa ação deve ocorrer no recebimento e na devolução das chaves e é mais frequente em condições de locação. Fora isso, também é comum e recomendável fazer vistorias periódicas.

É importante diferenciar esse procedimento da vistoria em condomínios realizada pelo Corpo de Bombeiros, que é uma atenção mais especializada e burocrática para certificar a segurança de espaços compartilhados.

Ao proceder com a vistoria em uma negociação, você estará garantindo as condições de ocupação do próximo morador e a preservação do valor do imóvel. Dessa forma, serão evitadas eventuais despesas e complicações entre inquilino e locatário. Esse procedimento é firmado em documento e anexado ao contrato de locação, por meio de um laudo de vistoria. Vamos entender!

O que é um laudo de vistoria de imóveis?

O laudo de vistoria é o documento em que são registradas todas as informações relevantes sobre a infraestrutura do imóvel e seu estado de conservação. Ou seja, indica o que precisa de conserto, descreve defeitos, considera nível de conservação, entre outros detalhes. Por isso, ele permite negociar o reparo dos pontos avaliados.

O documento faz parte do contrato de locação, por isso, deve ser anexado ao mesmo. Além do mais, o laudo de vistoria deve ser assinado pelo profissional responsável, bem como pelo inquilino, locatário e mais duas testemunhas.

Pensando na relevância desse documento, separamos abaixo uma lista do que deve ser levada no momento de análise do imóvel para agilizar o processo:

  • tenha em mãos uma trena ou fita métrica para verificar das dimensões do imóvel;
  • conte com a sua câmera para um registro visual das condições do imóvel;
  • leve uma chave de testes de tomadas para verificar o seu funcionamento;
  • leve, também, uma lâmpada para averiguar o funcionamento de bocais;
  • tenha com você um aparelho elétrico para testar os sistemas de energia;
  • por fim, caso não disponha de um sistema para vistorias digital, leve uma caneta e um bloco de notas para anotações.

Como funciona o procedimento de vistoria imobiliária?

A vistoria consiste em uma análise infraestrutural, visando o bom funcionamento do imóvel em questão, antes e após o uso do inquilino. Como mencionamos, a vistoria de imóveis deve ser feita por um vistoriador, mas, em alguns casos, essa função pode ser assumida pelo corretor.

O vistoriador ou o corretor responsável pela análise do imóvel será encarregado de preencher o laudo de vistoria. No documento deverão constar informações como:

  • dimensões do imóvel;
  • condições dos itens de maior utilização — torneiras, pias, entre outros;
  • vazamentos e infiltrações;
  • condições da mobília;
  • instalação elétrica;
  • instalação hidráulica;
  • pintura e revestimento;
  • rachaduras;
  • pisos e forros;
  • janelas e portas;
  • nivelamento.

Vale reforçar que o documento preenchido deve ser anexado ao contrato de locação e assinado por todas as partes necessárias. A recomendação é que o procedimento seja feito com a presença de todos os envolvidos no contrato para evitar possíveis discordâncias. Uma dica é contar com um checklist para otimizar a vistoria do imóvel e garantir que tudo seja observado.

Quais são as formas de realizar uma vistoria de imóveis?

A vistoria de imóveis, tradicionalmente, é feita a partir de um laudo impresso. Desse modo, o responsável pelo processo coleta manualmente todas as informações necessárias e redige o documento. Como demanda muitos detalhes para a elaboração, a vistoria pode levar alguns dias para ser realizada.

Atualmente, é possível contar com o auxílio da tecnologia para o procedimento, o que traz mais agilidade, minimiza os erros e otimiza o tempo dos profissionais. Existem aplicativos e softwares especializados que integram as informações e proporcionam economia de tempo e dinheiro para a imobiliária.

O que a Lei do Inquilinato diz sobre a vistoria de imóveis?

A lei número 8.245, de 18 de outubro de 1991, determina as regras para a locação de imóveis no Brasil. Em seu texto, podemos perceber que é de responsabilidade do locatário a notificação imediata e a reparação de qualquer possível dano no imóvel sob sua responsabilidade. Além disso, é vedada a realização de qualquer modificação em sua estrutura sem a autorização por escrito do locador.

A maneira mais segura de verificar essa integridade é a partir da comparação com os dados presentes no laudo de vistoria. Também é importante destacar que é responsabilidade do locatário permitir a vistoria pelo locador ou seu mandatário, com dia e horário marcados, ainda que não esteja no início ou no final do contrato.

Por outro lado, a lei também determina ser obrigação do locador fornecer ao inquilino uma minuciosa descrição do estado do imóvel, caso ele solicite. Assim, fica evidente como é importante contar com esse documento para a segurança de todos os envolvidos.

Qual a importância de realizar a vistoria de imóvel?

Como vimos, a vistoria de imóveis é uma análise minuciosa das suas condições. Por esse motivo, ela proporciona maior segurança a todas as pessoas que fazem parte da negociação. No caso de imóveis novos, esse procedimento permite avaliar antecipadamente possíveis defeitos ou diferenças em relação ao que foi contratado. Dessa forma, viabiliza solicitar os reparos no prazo do contrato com a construtora, sem custo ao contratante.

Em relação aos imóveis usados, uma avaliação detalhada ajuda a identificar qualquer problema em sua estrutura. Com esse cuidado, o proprietário, a imobiliária e o inquilino têm a garantia de que o local está em boas condições. 

Assim, o inquilino confirma estar ciente de como o imóvel estava no momento em que foi entregue. Dessa forma, é garantido ao proprietário, por meio de contrato, que o inquilino deverá devolvê-lo da mesma forma que recebeu.

Apesar da vistoria ser obrigatória apenas caso o locador ou locatário solicite sua realização, é de extrema importância que essas partes peçam sua execução. Isso porque, a vistoria garante uma relação entre inquilino e locatário mais previsível, evitando gastos e conflitos desnecessários.

Portanto, a vistoria de imóveis é um procedimento essencial, que beneficia a todos. Sua realização protege o direito dos envolvidos e torna os contratos de venda e locação mais transparentes.

Esse processo pode ficar mais simples e intuitivo com os recursos modernos. Veja como a tecnologia pode otimizar a realização de vistorias em imóveis!

Recapitulando…

O que é uma vistoria de imóveis?

A vistoria de imóveis é uma inspeção realizada em um imóvel, seja ele residencial ou comercial, com o objetivo de verificar o seu estado de conservação, identificar possíveis danos, registrar as condições pré-existentes e documentar os elementos presentes no imóvel. Essa vistoria é geralmente realizada antes da locação, venda ou entrega do imóvel, e é uma importante medida para resguardar os direitos e responsabilidades tanto do proprietário quanto do inquilino ou comprador.

Qual a importância da vistoria de imóveis para o locatário/inquilino?

A vistoria de imóveis é de extrema importância para o locatário/inquilino, pois é nesse momento que são registradas as condições do imóvel antes da ocupação. Através desse registro, o inquilino tem a oportunidade de comprovar eventuais danos pré-existentes e evitar problemas futuros ao devolver o imóvel. Além disso, a vistoria pode servir de base para a discussão sobre reparos ou manutenções necessárias durante a vigência do contrato de locação.

Letícia Vitorino

Supervisora Comercial Inside Sales na Group Software, graduada em Direito e especialista em Direito Imobiliário e Negócios Imobiliários.

Share