Última atualização: 20 de julho de 2023
Nos dias de hoje,fazer compras pela web não apenas é considerado seguro, mas também vantajoso. A oferta de todo tipo de mercadoria no meio digital permite tomar a decisão de compra com base em uma grande variedade de modelos e preços, aumentando a praticidade e o apelo do e-commerce.
Todo esse contexto reforça o quanto o comércio físico pode tirar proveito do ambiente virtual para crescer. Já pensou que seu shopping center pode se beneficiar – e muito – de uma forte presença digital?
A seguir, confira 6 razões indiscutíveis para abrir um shopping online e maximizar sua receita!
1. O modelo de shopping online caiu nas graças do público
Se, em um passado nem tão distante, as compras virtuais inspiravam desconfiança, atualmente os benefícios do varejo online conquistaram o consumidor, que vem construindo uma relação de confiança com as marcas digitais.
Estudos da Nielsen e da PwC apontam os principais fatores que motivam a escolha pela compra virtual. Dentre eles, destacamos:
- A praticidade, visto que são eliminados o tempo e os esforços para visitar uma loja física;
- Busca rápida por melhores preços;
- Possibilidade de ler avaliações de outros consumidores, o que ajuda a tomar melhores decisões;
- Possibilidade de fazer compras 24hs/dia, 7 dias por semana;
- O recebimento de promoções via e-mail ou SMS;
- A facilidade de localizar uma marca ou produto;
- Interação com redes sociais;
- Mais opções para devolução e troca de mercadorias.
2. O crescimento do setor é exponencial no Brasil
Os números do setor também são bastante favoráveis: em 2017, as vendas do segmento aumentaram 36,2% no Brasil.
Para 2019, estima-se que teremos participação de 4,3% do e-commerce no varejo, totalizando 19,1 bilhões de dólares. Os dados são do Euromonitor International.
3. O mercado mobile tem uma grande força no país
O Brasil conta com um expressivo e crescente número de smartphones com acesso à internet 3G ou 4G. Esse dado representa uma parcela extremamente significativa de consumidores que, cada vez mais, faz compras virtuais via mobile.
A pesquisa Global Consumer Insights 2018, da PwC, aponta que 4 a cada 10 consumidores brasileiros já realizam compras por smartphones, enquanto 3 a cada 10 o fazem através de tablets.
4. Você pode potencializar suas vendas
Fortalecer a presença digital do shopping físico, expandindo-o para o meio digital, significa ampliar suas vendas em 5% em um ano. Ao investir em um e-commerce, o gestor também faz com que a marca se torne mais rentável e mais conhecida, aumentando sua percepção positiva junto ao público.
5. O online permite uma (valiosa) análise de dados do consumidor
Sem dúvidas, uma das mais valiosas vantagens competitivas dos e-commerces – em contraponto aos estabelecimentos físicos – é a possibilidade de realizar a coleta e a análise de dados dos clientes com facilidade.
Já falamos, aqui no nosso portal de conteúdo, sobre a importância de uma gestão data-driven em shoppings. É importante ter em mente que a análise das informações dos consumidores virtuais possibilita à gestão ampliar seu conhecimento sobre o comportamento do público, levantando dados sobre faixa etária, segmento de interesse, perfil de consumo etc.
Dessa forma, pode-se criar estratégias de venda mais segmentadas e assertivas, personalizando a mensagem (ação de grande valor para o marketing). Essa análise de business intelligence possibilita, inclusive, alcançar consumidores que estão a uma longa distância.
6. O e-commerce maximiza o fluxo de clientes
A verdade é que um e-commerce bem gerido e estruturado é capaz de aumentar o fluxo de clientes nas lojas físicas. Como a presença digital aumenta o alcance da marca, tornando-a visível em pesquisas na web, a tendência é que o varejo tenha um crescimento no número de clientes e vendas.
Possibilitar que um negócio seja encontrado no meio online também é uma ação poderosa de branding, visto que melhora a percepção da marca perante o público. Nesse sentido, muitos consumidores tendem a pesquisar sobre os produtos na internet e então buscar os mesmos nas lojas físicas, permitindo um contato próximo com a mercadoria. Por outro lado, outros preferem frequentar as lojas físicas para fazer uma análise e depois fechar a compra com comodidade, virtualmente.
A própria análise de dados propiciada pelo meio digital, já mencionada acima, também permite que as campanhas de marketing sejam muito mais bem direcionadas, potencializando o fluxo de consumidores em ambos os sentidos.
Seu shopping na era digital
Como se pode perceber, motivos não faltam para levar seu shopping center para a era digital, direcionando todo o potencial da internet a favor do seu negócio. Com o Group Shopping E-commerce, lançamento da Group Software, você pode dar esse grande passo com diferenciais e benefícios únicos no mercado.
Para saber mais sobre essa novidade Group, entre em contato com um dos nossos consultores pelo telefone 0800 702 5700 ou pelo site. Ficaremos felizes em sanar suas dúvidas!
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