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Black Friday 2025: inovações e estratégias para shopping centers

Criada nos Estados Unidos, a Black Friday veio para o Brasil e, mesmo encontrando um cenário econômico desafiador, o evento continua crescendo. Para os shopping centers em 2025, a expectativa é um alto fluxo de pessoas buscando mais do que descontos.

Leonardo Hermeto

Leonardo Hermeto

12/09/2025
  • O cenário da Black Friday 2025
  • Inovações nos shoppings para a Black Friday
  • Comunicação entre shoppings e lojistas
  • Ferramenta de comunicação interna eficaz
  • Estratégias de marketing e relacionamento
  • Segurança e operação no shopping
  • O futuro da Black Friday nos shoppings
  • Black Friday 2025

ÍNDICE

  • O cenário da Black Friday 2025
  • Inovações nos shoppings para a Black Friday
  • Comunicação entre shoppings e lojistas
  • Ferramenta de comunicação interna eficaz
  • Estratégias de marketing e relacionamento
  • Segurança e operação no shopping
  • O futuro da Black Friday nos shoppings
  • Black Friday 2025

No Brasil, a Black Friday se tornou uma das datas mais relevantes para o varejo. Para os consumidores, essa data está marcada no calendário, enquanto para os lojistas representa uma oportunidade estratégica de vendas.

O evento, criado nos Estados Unidos nos anos 1960 e popularizado nas décadas seguintes pelo varejo físico, chegou oficialmente ao Brasil em 2010, com foco inicial em promoções on-line. Aos poucos, expandiu-se para diversos setores e passou a incluir também as lojas físicas. Atualmente, transforma os corredores dos shoppings em centros de experiência e consumo.

Mesmo com um cenário econômico desafiador, o faturamento da Black Friday tem crescido de forma consistente. Impulsionado pela busca do consumidor por promoções e pela diversificação dos canais de compra, as expectativas para 2025 seguem otimistas.

Com a digitalização cada vez mais presente, os shoppings podem se posicionar como hubs de entretenimento, unindo experiências autênticas e soluções digitais. Com esse alinhamento, é possível reforçar sua relevância não só como um espaço de consumo, mas um destino essencial para quem buscar aproveitar ao máximo a Black Friday 2025.

Quer entender melhor sobre as tendências e estratégias para essa data?

Continue lendo!

O cenário da Black Friday 2025

A Black Friday 2025 chega em um cenário marcado por transformações profundas nos hábitos de consumo e pela consolidação de um modelo híbrido de compras. O público está cada vez mais conectado e já não percebe a compra apenas como uma transação.

Muitos clientes pesquisam o preço on-line e comparam com o presencial. Às vezes, conhecem o produto no shopping e finalizam a compra pelos aplicativos e marketplaces, mas ainda valorizam a experiência sensorial do espaço físico.

Com isso, os shoppings que oferecerem uma jornada de consumo híbrida e integrada, se tornam protagonistas ao conectarem a vitrine digital com o atendimento presencial. Aplicativos próprios, marketplaces internos e programas de fidelidade integrados às lojas físicas são algumas soluções para garantir conveniência e dar continuidade a experiência.  

As tendências de mercado reforçam o caminho de um consumidor mais atento, que busca não só descontos, mas também práticas alinhas com um consumo consciente, valorizando empresas transparentes e sustentáveis.

  • Promoções personalizadas ganham força, impulsionadas pelo uso de dados e inteligência artificial, permite criar experiências e ofertas personalizadas para cada perfil de consumidor.
  • Já o live commerce também pode ser explorado pelos shoppings, seja transmitindo desfiles e demonstrações ao vivo com os lojistas, seja criando eventos para conectar quem está presente ao público on-line.
  • Os marketplaces e super apps já fazem parte da rotina de compra e os shoppings podem centralizar essa experiência, oferecendo desde cupons digitais até benefícios exclusivos.

É nesse contexto que a Black Friday 2025 se desenha como um evento cada vez mais omnichannel, em que o diferencial não será apenas o valor, mas sim a habilidade de oferecer personalização e experiências.

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Inovações nos shoppings para a Black Friday

Tecnologia como diferencial

Para entregar uma experiência completa ao consumidor, a tecnologia se apresenta como um dos principais diferenciais para a Black Friday em shoppings. Além do aspecto mercadológico, as ferramentas de gestão desempenham um papel indispensável no estabelecimento comercial.

Isso porque pode centralizar as informações, alinhar ações entre lojistas, coordenar descontos e garantir que a ofertar chegue ao público no momento certo.

Além disso, é de suma importância o uso da Inteligência Artificial e a análise de dados de consumo. Isso porque a partir do comportamento de compra registrado em aplicativos, programas de fidelidade e interações digitais, é possível prever demandas, identificar tendências e até antecipar quais categorias terão mais sucesso durante a Black Friday.

Dessa forma, é possível otimizar a gestão e desenvolver campanhas personalizadas, que entregam exatamente aquilo que o consumidor busca.

As plataformas omnichannel também são parte desse movimento de inovação. A integração entre o ambiente físico do shopping e o e-commerce, amplia a flexibilidade, permitindo que os clientes escolham como desejam comprar:

  • on-line;
  • de forma presencial;
  • retirando no local;
  • com entrega em casa.

Com isso, garante uma jornada fluida, que respeita o perfil de cada consumidor e transforma o shopping em um verdadeiro hub de experiências integradas.

Experiência do consumidor

Durante essa data, os shoppings têm a oportunidade de transformar o momento em um verdadeiro evento, criando vivências únicas que encantam e fidelizam o público. Essas iniciativas não apenas atrai um maior fluxo de visitantes, como também fortalece o vínculo emocional do consumidor com o espaço físico.

Para tornar a visita ao shopping mais memorável, é possível contar com atrações presenciais exclusivas, como shows, apresentações culturais e espaços instagramáveis, reforçando a posição do estabelecimento como um shopping resort.

Outro recurso é a gamificação, que pode ser aplicada através de aplicativos e plataformas digitais do próprio shopping. Desafios interativos em um ambiente lúdico criam engajamento, ampliam o tempo de permanência, aumentam as chances de conversão em vendas e transformam a jornada de compra de uma forma divertida.

Além disso, pode-se efetivar os benefícios extras, como estacionamento gratuito em horários estratégicos, programas de fidelidade com vantagens reais e cashback em compras específicas. Tudo isso são atrativos que valorizam a decisão do consumidor de escolher o shopping como destino na Black Friday.

Dessa forma, os shoppings conseguem transformar a Black Friday em uma oportunidade de vendas expressivas, mas, principalmente, de fortalecimento de marca e fidelização de clientes.

Comunicação entre shoppings e lojistas

Planejamento conjunto

A comunicação integrada permite que todos os envolvidos tenham o mesmo discurso e objetivos, potencializando a força coletiva do shopping. É necessário realizar reuniões preparatórias e com antecedência para alinhar as expectativas, compartilhar estratégias e definir quais ações serão desenvolvidas.

Esse processo coletivo evita a fragmentação das atividades e garante um único discurso consistente para o consumidor, reforçando a identidade do shopping como principal destino de compras da Black Friday 2025.

Outra parte fundamental é a definição clara de metas e indicadores de performance. Isso porque avaliar métricas, como fluxo de visitantes, volume de vendas, engajamento digital e quantidade de ticket médio, permite ter parâmetros para mensurar o sucesso das ações.

Além disso, quando esse acompanhamento acontece em tempo real é possível realizar ajustes rápidos durante toda a campanha, que otimiza os recursos e amplia os resultados.

Group Shopping: gestão eficiente de shopping centers é fundamental

Por fim, ao estruturar um planejamento em conjunto com os lojistas, os shoppings fortalecem a confiança e criam um ambiente colaborativo, no qual todos tem clareza sobre os objetivos.

Ferramenta de comunicação interna eficaz

Em eventos de grande porte e alto fluxo de consumidores, como a Black Friday em shopping centers, a agilidade e clareza na troca de informações podem ser determinantes para o desempenho das campanhas.

Com isso, os aplicativos de gestão ganham cada vez mais destaque ao garantir a fluidez da operação, possibilitar envio de normativos em tempo real, ajustes de promoções, prazos e orientações gerais.

Tudo isso facilita o alinhamento, reduz ruídos de comunicação e assegura que todos os lojistas estejam atualizados e preparados para reagir rapidamente as demandas do público.

Além disso, a manutenção de canais diretos de comunicação, como centrais de atendimento interno, chats dentro das plataformas de gestão ou grupos de mensagens instantâneas, garante que dúvidas e imprevisto possam ser resolvidos de forma imediata durante o evento.

Essa proximidade operacional aumenta a eficiência das equipes, diminui falhas no atendimento e fortalece a sensação de parceria entre o shopping e os lojistas para alavancar os resultados.

Outro recurso essencial são os materiais de apoio, que são disponibilizados previamente. Identidade visual padronizada para a campanha, kits de divulgação para uso nas redes sociais e até treinamentos para preparar os lojistas com um atendimento profissional e formal.

Estratégias de marketing e relacionamento

As ações pré-Black Friday são importante para gerar expectativa e engajar consumidores antes da data oficial. Isso porque cupons exclusivos, contagens regressivas em redes sociais e prévias de descontos ajudam a manter o shopping presente na mente do público e despertam a sensação de oportunidade única.

Mais do que divulgar descontos, é necessário criar campanhas integradas, que conectem o universo online e offline de forma eficiente. Quando as ações digitais, como anúncios em redes sociais, e-mails e conteúdos em aplicativos próprios, conectam com a comunicação visual do ambiente físico, o consumidor percebe a constância e credibilidade.

É de suma importância destacar o relacionamento com influenciadores locais, que funciona como uma ponte entre o shopping e a comunidade. Esses criadores de conteúdo, pela proximidade local se tornam autênticos na percepção dos públicos.

Assim, eles podem apresentar produtos, divulgar promoções e outras ações para ampliar o alcance e humanizar a comunicação do estabelecimento.

A personalização das ofertas é um grande diferencial competitivo. Isso porque ao utilizar dados de comportamento e histórico de compras, os shoppings podem oferecer promoções direcionadas a diferentes perfis de públicos, aumentando a chance de conversão e reforçando um relacionamento a longo prazo.

Leia também:

  • Marketing de relacionamento em shoppings: um guia prático
  • Marketing de influência para shopping: entenda como impulsionar
  • Marketing digital para shopping: 11 dicas essenciais

    Segurança e operação no shopping

    Para conseguir manter a segurança e a operação funcionando durante o aumento do fluxo que a Black Friday promove é necessário ter um planejamento logístico. Esse plano precisa ser feito com antecedência, prevendo desde a organização do estacionamento até a sinalização interna para facilitar a circulação de visitantes.

    Pode-se mapear os pontos de maior movimentação, reforçar a equipe de apoio e estruturar planos de contingência. Tudo isso garante também conforto ao consumidor, trazendo mais praticidade em um volume intenso de pessoas.

    O reforço das equipes de segurança e atendimento é indispensável durante o evento. Profissionais bem treinados e posicionados estrategicamente contribui para um ambiente mais seguro e acolhedor, que transmite mais segurança aos públicos.

    As equipes de atendimento ao cliente ajudam a transformar a jornada de compra em uma experiência mais positiva, fortalecendo a imagem do estabelecimento como organizado. Essas equipes podem dar informações sobre promoções e sorteios e orientar sobre os serviços do shopping.

    Outro aspecto relevante é a preparação dos shoppings para suportar o aumento no tráfego de dados, nas transações financeiras e no acesso a aplicativos. Com a integração entre o físico e o digital, os sistemas precisam estar estáveis, redes de internet reforçadas e a segurança digital garantida.

    O objetivo dessas ações é evitar falhas técnicas e garantir que o consumidor tenha uma experiência fluida, tanto no ambiente físico das lojas quanto nos canais digitais disponibilizados pelo shopping.

    Group Shopping: simplifique a operação do seu shopping

    O futuro da Black Friday nos shoppings

    Em uma visão de futuro, a Black Friday em shopping centers deve se transformar de uma forma ainda mais estratégica até 2030. O evento caminha para se consolidar como uma experiência completa de consumo, lazer e relacionamento com o público, reunindo no mesmo espaço o varejo físico, o digital, a gastronomia, cultura e serviços, se consolidando cada vez mais como um shopping resort.

    Já o consumidor do futuro será ainda mais exigente e atento ao impacto de suas escolhas, o que fará com que promoções e campanhas que valorizem práticas sustentáveis ganhem mais destaque. Benefícios atrelados ao uso consciente de recursos e parcerias com marcas comprometidas com causas socioambientais serão grandes diferenciais para os shoppings.

    É válido destacar a consolidação do shopping como um hub multifuncional, em que a compra se mistura com o lazer. Espaços interativos, ativações culturais, tecnologia de realidade aumentada podem se integrar à jornada de compra para fortalecer o shopping não só como um destino preferencial para a Black Friday 2025, mas ao longo de todo o ano, com um vínculo mais duradouro e consumo consciente.

    Black Friday 2025

    Esse evento se mostra como uma oportunidade estratégica, mas seu sucesso depende diretamente do alinhamento entre shopping e lojista. Quando o planejamento tem metas bem definidas em conjunto e campanhas integradas, além do aumento das vendas, gera-se valor para toda a comunidade envolvida.

    Isso oferece ao consumidor uma experiência unificada e capaz de transformar uma compra pontual em uma relação de encantamento a longo prazo. O cliente que encontra ofertas relevantes, atendimento de qualidade e conveniência tem grandes chances de retornar ao longo de todo o ano.

    Por isso, a chamada é clara: a administração precisa iniciar o planejamento com antecedência. Quanto mais preparação tiver, maior chance de estruturar campanhas chamativas, treinar equipes e alinhar processos internos.

    A Black Friday não deve ser tratada como um evento isolado, mas sim como parte de uma estratégia contínua de fortalecimento do shopping no mercado.

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                Black Friday 2025: inovações e estratégias para shopping centersLeonardo Hermeto

                Leonardo Hermeto

                Head de Negócios na Group Software com experiência em desenvolvimento de aplicações de TI para indústria financeira e de shoppings. Atua há mais de 15 anos como responsável por relacionamento com clientes, vendas e marketing.


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