Como se preparar para a Black Friday?
A Black Friday 2023 está chegando. Esse é um dos eventos mais aguardado por milhões de consumidores. Consequentemente, é uma época também esperada por lojistas, afinal, há um aumento em vendas.
Segundo pesquisa da Neotrust em parceria com a ClaerSale, a Black Friday 2022 teve o faturamento total de R$6,1 bilhões. Houve uma queda de 23% em relação a Black Friday 2021, cujo faturamento foi de R$7,9 bilhões.
De toda forma, ainda que o faturamento do ano passado tenha tido uma queda, a expectativas para 2023 são altas. Por isso, separamos 10 dicas sobre como se preparar para a Black Friday 2023.

1 – Boa gestão de estoque
O primeiro passo para se preparar para a Black Friday é ter uma boa gestão de estoque. Isso porque, é preciso estar preparado para atender a demanda crescente que ocorre nesse período.
Para não errar e faltar ou sobrar produtos, o ideal é prever a demanda com base no histórico dos anos anteriores.
Também é importante planejar como lidar com produtos devolvidos, pensando em minimizando perdas. Após o evento, a análise dos dados e aprendizados permitirá ajustar estratégias para a Black Friday de 2024.

2 – Ofertas atrativas e reais
Antes de tudo, se estamos falando de Black Friday, estamos falando de uma temporada com ofertas únicas, descontos significativos e reais.
Ao planejar a precificação nessa temporada de descontos, é preciso ter em mente que o valor não pode gerar prejuízo para a empresa. Contudo, não pode ser um desconto insignificativo ao ponto de o consumidor não ser atraído.
Esse é realmente um momento de calcular e estudar todos os dados, a fim de garantir uma condição “ganha-ganha”. Ganha o consumidor e ganha a empresa.
E quando falamos de ofertas reais, é um ponto de atenção importante. Infelizmente, algumas empresas encarecem o produto alguns meses antes de novembro para que quando chegue a Black Friday o valor seja o normal.
Essa prática traz grandes prejuízos para a marca. Isso porque, hoje em dia há diversos sites que comparam e acompanham os preços, evidenciando que a empresa aumentou o preço para forjar um desconto. Isso afastas clientes, pois a prática gera de credibilidade e desconfiança quanto a promoções e ofertas.
Portanto, nada de aumentar o valor de um produto para na Black Friday voltar ao preço normal.
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3 – Marketing antecipado
Primeiramente, se planejar é fundamental para se destacar na Black Friday. Por isso, as campanhas de marketing precisam ser pensadas com antecedência e colocadas para rodar algumas semanas antes.
Dessa forma, já começa a ser criado expectativas entre os clientes e consumidores, pois saberão que a marca fará ofertas nesse período.
E aqui, vale a criatividade para se destacar, afinal, diversas empresas dos mais variados segmentos estarão envolvidas na campanha. Outro ponto importante, pensando em marketing, é a presença em redes sociais para divulgar toda campanha de Black Friday.
4 – Atenção ao site
Ter uma boa plataforma é fundamental para o sucesso das vendas. Sabemos que hoje o e-commerce tem crescidos significativamente no Brasil, portanto, ter um site é fundamental para as vendas. Nesse sentido, até mesmo quem compra em lojas físicas, pode fazer pesquisa no site antes de fazer a compra fisicamente. Esse movimento é conhecido como Figital.
Saiba mais sobre figital. Assista ao vídeo:
Ainda se tratando do site, certifique-se que ele comporta o tráfego, uma vez que aumentará no período. Não se esqueça também de verificar que ele está otimizado, rápido e seguro.
Outro ponto importante para se atentar é acerca da responsividade do site. Ano passado, 61,4% das visitas em sites para compras foram feitas pelo celular enquanto 38,6% foram via desktop.
Por isso, tenha um site que atenda o cliente independente do meio que ele esteja usando para fazer o acesso.
5 – Treinamento da equipe
Tanto em lojas físicas como no e-commerce, há um aumento significativo no fluxo de cliente. Desse modo, é fundamental que toda equipe seja treinada a fim de garantir um atendimento de qualidade.
Também é preciso que a equipe esteja alinhada quanto as condições de pagamento, políticas de devolução e troca, descontos, programas de fidelidade (se houver) e demais questões acerca dos produtos em promoção.
6 – Horário de funcionamento
Considere estender o horário de funcionamento das lojas físicas e do suporte em lojas online. Lembre-se que haverá uma alta demanda e que um atendimento pode fazer grande diferença nas vendas.
7 – Políticas de devolução e troca
Tenha uma política de devolução e troca clara e bem definida. Isso é importante para que os clientes saibam como proceder em caso de devolução ou troca.
Lembre-se que essa política não deve ser contrária ao que é estabelecido no Código de Defesa do Consumidor.
8 – Redes sociais
Lembra que no tópico sobre marketing falamos de redes sociais? Neste tópico, vamos falar com mais detalhes.
As redes sociais são grandes aliadas à sua marca. Estar presentes nelas já não é algo opcional. Para se preparar para a Black Friday 2023, seguem algumas dicas:
- Faça posts que instiguem a curiosidade acerca de produtos e descontos. Isso faz com que o consumidor se engaje e queira ficar por dentro das novidades.
- Para chamar a atenção, uma boa dica é fazer posts em cores diferentes (mas sem mudar muito a identidade visual) para mostrar que há novidades a caminho;
- Em termos de vídeos, participe de trends e use recursos, como, por exemplo, áudios, que estão em alta para aumentar o engajamento e ser entregue para mais pessoas;
- Fique de olho em comentários e caixa de entrada, para não deixar ninguém sem resposta.
- Por fim, esteja presente todos os dias, buscando interagir com todos, sanando dúvidas e compartilhando as ofertas e descontos.
9 – Teste sua infraestrutura
Tanto para lojas físicas como para lojas online, é fundamental que toda a infraestrutura esteja operando em conformidade com o que é esperado. Invista em uma boa internet, por exemplo, para que o momento de efetuar o pagamento e emissão da nota fiscal em loja física seja rápido. Longas filas e demora em atendimento faz com que os consumidores desistam de suas compras.
Ademais, teste seu site. Verifique se há alguma falha técnica, se o pagamento é feito de forma facilitada e se está funcionando bem.
10 – Avaliação pós-Black Friday
O fim das promoções são é o fim do processo de preparo. Após a data, faça avaliações sobre a data. Levante dados de vendas e produtos vendidos. Também colha feedbacks dos clientes.
Com esses dados em mão, analise o que pode ser repetido no ano seguinte e o que pode ser melhorado. É preciso cada vez mais estar preparado para essas datas, por isso, uma análise detalhada e busca por melhorias é essencial para quem deseja se destacar.
