Última atualização: 20 de julho de 2023
A inadimplência sempre foi um problema com o qual imobiliárias têm que lidar. Porém, é inegável que o cenário econômico instável pelo qual o país vem passando nos últimos anos elevou sensivelmente as taxas de atraso no pagamento de aluguéis e quebra de contratos no setor.
O desemprego e as taxas de juros são os maiores vilões: com rendas drasticamente reduzidas, muitas famílias acabam optando por priorizar outros gastos e adiando dívidas com taxas de juros menores, como os boletos de condomínio.
Para não correr o risco de ficar no prejuízo, é preciso apertar o controle das contas e garantir que o caixa continue fluindo. Abaixo, separamos dicas simples que podem ajudar imobiliárias a contornarem melhor problemas ligados à inadimplência!
Como driblar a inadimplência em imobiliárias?
Ter as informações dos clientes sempre à mão
Contar com um sistema de organização de informações ágil e inteligente faz toda a diferença na hora de negociar com devedores. Isso ajuda, por exemplo, a diferenciar aquele cliente que se tornou inadimplente recentemente daquele que deixa de pagar com frequência há muito tempo e, assim, oferecer condições diferenciadas para cada caso.
Um cadastro de clientes organizado e de fácil acesso também é essencial quando o cliente entra em contato para saber, por exemplo, a situação do seu financiamento ou prestar contas.
Otimizar o controle dos inadimplentes
Na rotina de trabalho de imobiliárias, registrar – e, posteriormente, encontrar – informações pode ser uma tarefa muito trabalhosa. Trabalhar com planilhas diversas exige que o funcionário gaste uma parte considerável do seu dia gerando relatórios para acompanhar o andamento dos contratos.
Uma saída possível é adotar um sistema unificado para controle dessas variáveis, como contratos a vencer, seguros, reajustes de acordo de aluguéis, contrato sem faturamento. A eficiência aumenta caso esse sistema conte com a opção de criar alertas automáticos, evitando que a imobiliária perca de vista a relação de seus devedores e possa antecipar negociações.
Também é interessante poder gerar relatórios e boletos de cobrança com rapidez, vinculando de forma automática todas as contas a receber ligadas a um determinado contrato.
Facilitar a vida do cliente
Lidar com devedores em um momento de crise é certamente um trabalho delicado. Dessa forma, oferecer facilidades aos clientes pode ser uma estratégia interessante para amenizar os atrasos.
Um sistema que possibilite ao cliente a solicitação de segunda via de boletos, assim como o acesso a balancetes e relatórios, não só proporciona uma experiência acessível e amigável para quitar pendências como desafoga a equipe da empresa.