Pular para o conteúdo
Maior blog sobre Gestão de Propriedades | Group Software
Maior blog sobre Gestão de Propriedades | Group Software
  • Condomínios
  • Shoppings
  • Imobiliárias
  • RH Tech
  • Gestão
  • Web Stories
  • Materiais
  • Soluções Personalizadas
Página Inicial / Shoppings / 3 formas de fazer medição de consumo em shopping
Shoppings

3 formas de fazer medição de consumo em shopping

Descubra 3 formas de realizar o processo de medição de consumo em shopping.

Leonardo Hermeto

Leonardo Hermeto

20/10/2023
09/12/2024
  • Medição de consumo em shopping center 
  • 3 métodos de medição de consumo  
  • Conclusão 

ÍNDICE

  • Medição de consumo em shopping center 
  • 3 métodos de medição de consumo  
  • Conclusão 

A medição de consumo em shopping faz parte da rotina administrativa do empreendimento. Esse processo abarca os consumos de água, gás e energia.  

Devido ao fato de que muitos shoppings utilizam a medição individualizada, o processo pode exigir grande esforço por parte da equipe responsável.  

Atualmente, há 3 formas de realizar a medição de consumo em shopping, e vamos abordar cada uma delas neste artigo. 

Veja também o vídeo da nossa FAQ para entender melhor sobre os diferentes métodos de medição de consumo em shopping:

YouTube video

Medição de consumo em shopping center

Nos novos shoppings há uma nova realidade na medição de consumo, pois utilizam medidores inteligentes. Ou seja, aquele método tradicional de ter um responsável por ir em cada medidor e anotar é uma realidade cada vez mais rara. 

Fato é, a medição é um processo importante tanta para a administração como para lojistas. Isso porque, a medição compõe o valor do condomínio que é pago mensalmente.  

Leia mais:

  • Medição de consumo em shoppings: qual método escolher?
  • Medição de consumo em condomínios: 3 oportunidades de otimização
  • 5 passos para ter sucesso na implantação de ERP
  • Gestão em shopping center: 5 dicas eficazes
  • Software para administração de Shopping Center

3 métodos de medição de consumo

Medição manual

Método mais tradicional, a medição manual precisa de colaborador que realizará a coleta de dados manualmente. Assim, o funcionário passa por cada medidor anotando os dados. 

Depois, com todos os dados coletados, estes são lançados em um sistema de gestão ou em planilhas para o cálculo do consumo. 

Embora seja um processo tradicional, ele possui algumas desvantagens. Além da questão de produtividade, pois demanda tempo, pode ocorrer imprecisões na coleta de dados. Dessa forma, há um impacto negativo na gestão de recursos e, em casos mais graves, até mesmo financeiro. 

Medição via aplicativo

Uma alternativa para a coleta de dados é a utilização de aplicativos para medição em shopping. Com este método, o colaborador responsável pela medição consegue criar um roteiro de inspeção e inserir os dados de consumo diretamente em um dispositivo móvel.  

Uma das vantagens dessa modalidade é a possibilidade de fotografar os medidores e anexá-los aos documentos. Ademais, o aplicativo para medições, como o Group Medições da Group Software, permite um acesso rápido às informações relativas às medições já realizadas, bem como àquelas que ainda estão pendentes.  

Por fim, o aplicativo para medições de consumo em shopping integra ao sistema financeiro do empreendimento, como, por exemplo, o Group Medições que se integra diretamente ao Group Shopping. Essa integração simplifica e agiliza a gestão financeira, tornando o processo mais eficiente e confiável. 

3 formas de fazer medição de consumo em shopping

Medidores inteligentes

Por último, temos os medidores inteligentes, que também são conhecidos como medidores IoT. Essa metodologia é um dispositivo eletrônico que mede e registra os consumos do shopping. Esses medidores ficam conectados à internet e compartilham dados em tempo real. 

Uma das facilidades que esse método permite é ter os dados em tempo real. Ademais, não é necessário ter um responsável por coletar os dados de cada medidor por vez, pois os dados de todos são enviados diretamente ao sistema.  

Com a Group Software, é possível realizar a integração dos medidores inteligentes via módulo Gsync.

Conclusão

Para a medição de consumo em shopping, é importante escolher a melhor solução que caiba no orçamento do empreendimento. Cada método tem suas vantagens e desvantagens.  

A escolha depende das necessidades do shopping. Todos são cruciais para a eficiência e sustentabilidade, pois permitem o controle de recursos. De toda forma, otimizar processos e automatizar rotinas é uma demanda necessária na gestão. 

3 formas de fazer medição de consumo em shoppingMedição de consumo em shopping

    Quer saber mais detalhes sobre as soluções Group Software para a sua empresa?

      Quer saber mais detalhes sobre as soluções Group Software para a sua empresa?

        Quer saber mais detalhes sobre as soluções Group Software para a sua empresa?

          Quer saber mais detalhes sobre as soluções Group Software para a sua empresa?

            Quer saber mais detalhes sobre as soluções Group Software para a sua empresa?

              Quer saber mais detalhes sobre as soluções Group Software para a sua empresa?


              3 formas de fazer medição de consumo em shoppingLeonardo Hermeto

              Leonardo Hermeto

              Head na Group Software com experiência em desenvolvimento de aplicações de TI para indústria financeira e de shoppings. Atua há mais de 15 anos como responsável por relacionamento com clientes, vendas e marketing.


              Artigos relacionados

              marketing de influência
              Shoppings

              Como o marketing de influência pode impulsionar o sucesso de shopping centers

              08/05/2025
              compliance em shopping
              Shoppings

              Tudo que você precisa saber sobre compliance em shopping centers

              21/04/2025
              gestão de terceiros
              Shoppings

              Como melhorar a gestão de terceiros em shopping centers

              10/04/2025
              Assinatura Digital
              Group Pessoas: assinatura digital, controle de ponto e mais
              Group Check: aumente a eficiência nas vistorias de imóveis com o Group Check
              Group COM: comunicação integrada, gestão de reservas
              Group Shopping: administre contratos, medições e faturamento
              Group Atendimento: ofereça um atendimento de excelência no seu negócio
              Ferramentas para aumentar produtividade
              Ferramentas para aumentar produtividade
              Logo negativo Group Software

              A Group Software é líder absoluta no desenvolvimento de sistemas completos para gestão de condomínios, imobiliárias, shopping centers e RH/DP, atuando hoje em 15 países e em mais de 250 cidades de todos os 27 estados brasileiros.

              A Group Software

              • Sobre Nós
              • Clientes Satisfeitos
              • Carreira
              • Group Educa

              O Blog

              • Condomínios
              • Imobiliárias
              • Shoppings
              • RH Tech
              • Gestão
              • Web Stories
              • Material

              Redes Sociais

              Facebook Instagram Linkedin YouTube

              © 2025 Todos os direitos reservados

              Política de Privacidade
              • Condomínios
              • Shoppings
              • Imobiliárias
              • RH Tech
              • Gestão
              • Web Stories
              • Materiais
              • Soluções Personalizadas