Muitas vezes, as pessoas acham que se comunicaram efetivamente, quando, na realidade, houve falhas ou interpretaçÔes erradas na troca de informaçÔes. Como o escritor irlandĂȘs George Bernard Shaw destaca, âo maior problema da comunicação Ă© a ilusĂŁo de que ela ocorreuâ. Nesse sentido, o comunicado de boa convivĂȘncia em condomĂnio Ă© importante para passar as informaçÔes ou avisos sobre regras, normas e condutas que promovem a harmonia e um ambiente confortĂĄvel para todos os moradores. Â
Dessa forma, neste artigo, vamos te falar sobre como emitir um comunicado de boa convivĂȘncia em condomĂnio.
Tenha uma Ăłtima leitura!
Entendendo a boa convivĂȘncia em condomĂnios
Em primeiro lugar, Ă© possĂvel comparar a boa convivĂȘncia com um jardim, que requer cuidado e atenção constante e onde a manutenção regular da comunicação Ă© fundamental.
No condomĂnio, a comunicação passa por diversos aspectos. Afinal, Ă© essencial que o sĂndico se comunique com os moradores e condĂŽminos, mas tambĂ©m Ă© importante levar em conta a comunicação entre os prĂłprios condĂŽminos, entre estes e os funcionĂĄrios do condomĂnio e, inclusive, entre a administradora do condomĂnio e o sĂndico, condĂŽminos, moradores e funcionĂĄrios. E, afinal de contas, quanto mais harmoniosa for essa comunicação, melhor.
No nosso prĂłprio lar nĂłs priorizamos o conforto e, principalmente, a paz. Seguindo essa lĂłgica, a boa convivĂȘncia e a harmonia no condomĂnio, com as pessoas que dividem o mesmo espaço e ambiente junto a nĂłs, proporcionam segurança e melhora na qualidade de vida de todos os moradores.
PrincĂpios bĂĄsicos para um comunicado eficaz
O objetivo de um comunicado eficaz que a mensagem alcance todas as pessoas a quem é direcionada e, também, que seja totalmente compreendida.
Sendo assim, vamos falar um pouco sobre alguns princĂpios bĂĄsicos para começar a elaborar um bom comunicado em condomĂnio.
Clareza e objetividade
Para ser claro e objetivo na mensagem é recomendåvel o uso de palavras e termos simples, para evitar duplos sentidos e interpretaçÔes erradas.
AlĂ©m disso, evite ao mĂĄximo erros de pontuação e gramĂĄtica. Uma dica Ă©: sempre revise o texto cuidadosamente e, se possĂvel, peça para que outra pessoa tambĂ©m faça a revisĂŁo.
Empatia e respeito mĂștuo
Evite uma linguagem acusadora ou ofensiva e sempre priorize ser educado e persuasivo, com um tom cordial e positivo.
Afinal, Ă© muito mais difĂcil que as pessoas leiam e aceitem um comunicado se ele vier em tom hostil, mesmo que seja sobre um assunto importante.
FrequĂȘncia adequada
Para manter sempre os moradores informados sem sobrecarregĂĄ-los com informaçÔes desnecessĂĄrias, Ă© necessĂĄrio estabelecer uma frequĂȘncia adequada de contato. Um plano de comunicação quinzenal ou mensal pode ajudar a atualizar todos sobre as novidades do condomĂnio sem sobrecarga de informaçÔes.
MĂșltiplos canais
AlĂ©m disso, a fim de que todos os condĂŽminos acessem a comunicação, Ă© recomendado que ela ocorra por mĂșltiplos canais, para que atinja o maior pĂșblico possĂvel.
Por exemplo, podem ser usados sites, murais, e-mails, informativos, cartazes nos elevadores, redes sociais, aplicativo de comunicação, entre outros.
Passo a passo: como emitir comunicados de boa convivĂȘncia
AtĂ© agora, vocĂȘ jĂĄ entendeu melhor sobre comunicados em condomĂnio e os princĂpios bĂĄsicos para criar bons comunicados de boa convivĂȘncia. PorĂ©m… como fazer isso na prĂĄtica?
Veja, a seguir, o passo a passo que sugerimos.
Identificação do objetivo do comunicado
O primeiro passo Ă© definir claramente o objetivo do comunicado. Por exemplo, se Ă© para apresentar novas normas para uso das ĂĄreas comuns ou atĂ© orientar sobre o regimento interno da posse de animais no condomĂnio.
Nesse caso, estamos falando de questĂ”es pontuais que podem afetar bastante a boa convivĂȘncia em condomĂnio.
Desenvolvimento da mensagem
Na hora de colocar a mĂŁo na massa, lembre-se de escrever seguindo os princĂpios bĂĄsicos citados acima: clareza, objetividade, empatia e respeito mĂștuo.
Escolha do meio de comunicação
Em seguida, determine o meio de comunicação mais adequado, levando em consideração as preferĂȘncias dos condĂŽminos e qual proporciona o maior retorno.
AliĂĄs, considerando a urgĂȘncia do comunicado, Ă© interessante escolher um meio de comunicação mais âimediatoâ como ligação, mensagem de texto ou notificação push no celular, que pode ser emitida por meio de um aplicativo de comunicação para condomĂnios.
Feedback e acompanhamento
Mesmo depois de disparar a comunicação, o trabalho nĂŁo acaba por aĂ.
Ă importante demonstrar uma atitude de abertura para conversar caso haja dĂșvidas ou sugestĂ”es dos condĂŽminos. E, alĂ©m disso, a abertura para feedbacks e a disposição para melhora sĂŁo essenciais. Conforme as palavras do autor americano Ken Blanchard, âo feedback Ă© o cafĂ© da manhĂŁ dos campeĂ”esâ.
Utilizando tecnologia para melhorar a comunicação
No contexto atual, onde a tecnologia desempenha um papel crucial em quase todos os aspectos de nossas vidas, nĂŁo Ă© diferente na gestĂŁo de condomĂnios.
Dessa forma, utilizar ferramentas tecnológicas, como site, redes sociais, e-mail e aplicativos pode transformar completamente a disseminação de informaçÔes entre moradores e gestores.
Aplicativos prĂłprios para condomĂnio, como o GroupCOM, podem facilitar a comunicação diĂĄria entre sĂndico, condĂŽminos e administradora, alĂ©m de automatizar processos que consomem tempo quando feitos manualmente.Â
Com o GroupCOM, a comunicação se torna mais eficaz graças à integração com sistemas PABX, permitindo envios automåticos de notificaçÔes por diversas plataformas, como:
- SMS;
- e-mail;
- notificação push via app;
- ligação inteligente, que transforma texto em mensagem de voz.
Com isso, todos no condomĂnio recebem informaçÔes instantĂąneas sobre novidades, comunicados ou alertas importantes, desde a reserva de espaços comuns atĂ© avisos de cobranças e eventos do condomĂnio.
AlĂ©m disso, para simplificar ainda mais a comunicação entre a administração e os moradores, assim como entre os prĂłprios moradores, o GroupCOM tambĂ©m permite a personalização da comunicação. Afinal, Ă© possĂvel segmentar os comunicados por perfil, unidades ou blocos, alĂ©m de oferecer uma rede social interna em que os moradores podem interagir, melhorando a boa convivĂȘncia no espaço.
Dicas prĂĄticas para evitar conflitos
Mas, afinal, o que fazer quando, mesmo assim, fica difĂcil evitar os conflitos no condomĂnio?
Dado que as pessoas sĂŁo muito diferentes, com diferentes personalidades e costumes, o conflito as vezes Ă© inevitĂĄvel, principalmente quando essas pessoas compartilham um mesmo ambiente, como os condomĂnios.
No entanto, Ă© possĂvel evitar muitos desses desentendimentos com algumas estratĂ©gias.
Veja alguns exemplos a seguir!
- Regras claras: estabelecer e manter regras claras e transparentes para todos os moradores, comunicando-as de forma constante e consistente, Ă© o primeiro passo para garantir um ambiente mais tranquilo.
- ReuniĂ”es: realizar assembleias e reuniĂ”es regulares com os moradores proporciona um ambiente aberto para diĂĄlogos e esclarecimento de dĂșvidas, alĂ©m de aumentar a sensação de inclusĂŁo e respeito.
- Mediação de conflitos: outro aspecto importante é a mediação de conflitos, que deve acontecer de maneira imparcial e focada na resolução de problemas, não apenas na discussão deles.
- Abertura para o diĂĄlogo: por fim, manter uma postura aberta e acessĂvel como gestor ou sĂndico, mostrando-se sempre disponĂvel para ouvir e tratar as preocupaçÔes dos condĂŽminos, Ă© essencial para prevenir conflitos e manter um ambiente harmonioso.
AlĂ©m disso, manter as virtudes da calma, do apoio e da diplomacia pode ajudar a lidar com situaçÔes delicadas, melhorando a convivĂȘncia no condomĂnio e tornando todo o ambiente condominial mais harmonioso.