Pular para o conteúdo
Maior blog sobre Gestão de Propriedades | Group Software
Maior blog sobre Gestão de Propriedades | Group Software
  • Condomínios
  • Shoppings
  • Imobiliárias
  • RH Tech
  • Gestão
  • Materiais
  • Conheça nossas soluções
Página Inicial / Condomínios / Dicas para armazenar documentos de condomínio com segurança e eficiência
Condomínios

Dicas para armazenar documentos de condomínio com segurança e eficiência

Guarda de documentos condominiais exige organização, segurança e fácil acesso por parte de gestores e condôminos, especialmente com apoio de soluções digitais.

Douglas Lopes

Douglas Lopes

27/05/2025
30/05/2025
  • A importância da guarda de documentos em condomínios
  • Onde muitas administradoras e síndicos ainda erram
  • Como disponibilizar os documentos de condomínio de forma segura e organizada

ÍNDICE

  • A importância da guarda de documentos em condomínios
  • Onde muitas administradoras e síndicos ainda erram
  • Como disponibilizar os documentos de condomínio de forma segura e organizada
Descubra como armazenar documentos do condomínio com segurança e facilitar o acesso a condôminos e gestores com apoio da tecnologia.

Manter a guarda de documentos do condomínio em dia é uma das responsabilidades de quem atua na gestão condominial.

Mais do que uma tarefa burocrática, essa prática garante segurança jurídica, transparência na relação com os condôminos e organização para o dia a dia do síndico e da administradora.

No entanto, muitos síndicos e gestores ainda enfrentam dificuldades para armazenar, localizar e disponibilizar documentos essenciais, principalmente quando ainda dependem de arquivos físicos ou sistemas pouco integrados.

Por isso, neste conteúdo, vamos falar sobre a guarda de documentos de condomínio, a legislação, os principais erros das administradoras e síndicos e, principalmente, como tornar esse processo mais seguro e eficaz.

Boa leitura!

A importância da guarda de documentos em condomínios

Na gestão condominial, manter os documentos importantes organizados e acessíveis vai além de uma boa prática. É uma obrigação legal e, além disso, uma necessidade para uma gestão eficiente e satisfatória para os moradores.

Afinal, a forma como os documentos relevantes do condomínio são armazenados impacta diretamente a agilidade da administração e a transparência das decisões.

Tipos de documentos

Um condomínio lida com diversos tipos de documentos, e há alguns, especificamente, que devem ser arquivados e mantidos à disposição conforme a legislação.

Por exemplo, documentos como:

  • atas de assembleias;
  • Convenção e Regimento Interno;
  • contratos com fornecedores;
  • comprovantes de despesas e receitas;
  • relatórios contábeis;
  • pastas de prestação de contas;
  • plantas e projetos técnicos;
  • laudos e autos de vistoria (como o AVCB).

São apenas alguns exemplos de documentações que cumprem funções importantes no condomínio, como registrar decisões coletivas, comprovar gastos e recebimentos, fundamentar regras internas ou registrar o histórico da administração.

Desse modo, sem a organização desses documentos, qualquer impasse pode gerar ruído, atrasos ou até mesmo ações judiciais.

O que diz a legislação sobre guarda de documentos?

A legislação brasileira, no Código Civil (art. 1.348), estabelece que o síndico (ou a administradora em sua representação) é responsável por prestar contas aos condôminos de forma transparente e sempre que solicitado.

Além disso, a disponibilização das informações não é opcional: os condôminos têm o direito de consultar documentos como atas, balancetes e comprovantes de despesas, seja presencialmente, por e-mail ou por aplicativos que centralizem essas informações.

No entanto, em relação à guarda dos documentos do condomínio, não há uma única regra fixa ou legislação que defina claramente o que deve ser feito, mas sim uma combinação de orientações legais e boas práticas contábeis e administrativas.

Confira um resumo do tempo mínimo de guarda com base em regramentos jurídicos e contábeis.

Documentos ou arquivosPrazo mínimo de guarda
Notas fiscais e cupons fiscais5 anos
DARF (PIS/Cofins/IRF/IRPJ/CSLL)5 anos
DIRF5 anos
GPS5 anos
GR contribuição sindical/assistencial5 anos
Holerites/recibos de pagamentos5 anos
Folha de ponto5 anos
Livros: apuração do ISS e ICMS5 anos após o último lançamento
Livros de entradas e saídas5 anos após o último lançamento
Declarações DIPJ/DIPI/DIF/DITR/DIMOB/PER-DCOMP6 anos
Arquivos SPED: ECD/EFD/NFe6 anos
Extratos bancários6 anos
Recibo de vale-refeição6 anos
Recibo de vale-transporte6 anos
Livro diário6 anos
Livro razão6 anos
Livro registro de inventário6 anos após o último lançamento
Formulário CAGED10 anos
Laudo PPRA20 anos
Exames médicos (admissão, demissão e periódico)20 anos
GFIP (FGTS–RE/GR)35 anos
Folha de pagamento35 anos
Orçamentos/contratos de obrasAté o final da garantia
RAISIndeterminado
Livro de inspeção do trabalhoPermanente
Livros de atas de assembleiaPermanente
Processos trabalhistasPermanente
Prontuários de funcionáriosPermanente

Quem tem direito de acessar os documentos do condomínio?

Outro aspecto essencial da gestão de documentos é o controle de acesso.

Afinal, condôminos têm direito a acessar os documentos de interesse coletivo do condomínio, como a prestação de contas, balancetes, atas, convenção e regimento, e, preferencialmente, devem ter acesso fácil a eles.

Porém, ao mesmo tempo, documentos que contêm dados sensíveis, como contratos e livro de ocorrências, devem ter controle e restrição de acesso interno.

Desse modo, é importante manter em mente que a guarda dos documentos de condomínio não se resume a arquivar: é necessário garantir que os documentos estejam organizados, protegidos e prontos para consulta.

Onde muitas administradoras e síndicos ainda erram

Com tantas demandas relativas à gestão condominial, é comum que administradoras e síndicos cometam, sem perceber, equívocos em relação à guarda de documentos do condomínio.

No entanto, mesmo que não intencionais, alguns erros podem comprometer a eficiência da gestão e, até mesmo, gerar problemas jurídicos para a administração e o condomínio.

Veja, a seguir, alguns dos erros mais comuns na gestão de documentos de condomínio.

1. Depender apenas do armazenamento físico

Embora seja bastante comum, depender do armazenamento de documentos exclusivamente em formato físico pode trazer uma série de riscos.

Afinal, papéis podem sofrer extravio ou danos por umidade, fogo ou pragas. Além disso, ocupam muito espaço e dificultam o controle e o acesso, prejudicando a segurança dos dados.

2. Falta de padronização e categorização

Outro erro recorrente na guarda de documentos de condomínio está na ausência de uma lógica de organização.

Seja de forma física ou digital, quando o arquivamento de documentos não tem padrão de nomenclatura, categorização ou cronogramas de revisão, as consultas ficam mais complexas e lentas, especialmente se mais de uma pessoa lida com o acervo.

Dessa forma, seja na administradora ou nos condomínios, essa falta de padronização gera excesso de esforço manual e pode dificultar o treinamento de novos colaboradores, além de aumentar o risco de falhas humanas.

3. Dificuldade em atender condôminos e auditorias

O reflexo de uma guarda de documentos de condomínio desorganizada também aparece nos atendimentos.

Por exemplo, se o condômino precisa entrar em contato com o síndico ou a administradora para consultar uma ata de assembleia ou o regimento interno, ele ocupa o tempo da equipe tanto no atendimento quanto na busca do documento. E, caso o arquivamento esteja desorganizado, esse tempo acaba sendo ainda maior.

Já em auditorias, a dificuldade em apresentar rapidamente documentos exigidos compromete a imagem profissional da administradora e pode levar a penalizações, especialmente se houver falhas no cumprimento de prazos ou exigências legais.

Veja também:

YouTube video

Como disponibilizar os documentos de condomínio de forma segura e organizada

A boa notícia é que corrigir esses erros é muito mais fácil do que se imagina. Com algumas práticas simples, a guarda de documentos condominiais pode ficar mais eficiente, e o acesso, mais prático e seguro.

Como criar uma rotina de guarda de documentos condominiais?

Para garantir que a gestão de documentos funcione na prática, é essencial estruturar uma rotina clara e aplicável por todos da gestão do condomínio, seja a equipe da administradora, o síndico ou os conselhos.

Para fazer isso, confira algumas dicas a seguir.

  1. Se possível, opte pela gestão digital de documentos. A digitalização facilita o acesso, evita perdas e torna o armazenamento mais seguro e escalável.
  2. Padronize os nomes dos arquivos com estrutura clara e padronizada. Por exemplo, pode-se utilizar algo como “Ata_Assembleia_2024-03-15" ou “ContratoPortaria_Empresa_X”.
  3. Classifique os documentos por categorias. Por exemplo: Atas, Contratos, Prestação de Contas, Regras do condomínio.
  4. Crie um cronograma de revisão e atualização, mensal ou trimestral, para evitar acúmulo ou arquivos desatualizados.
  5. Defina responsáveis pela inserção, revisão e autorização de visualização dos arquivos.
  6. Crie uma divisão por condomínio para facilitar a navegação no caso da gestão de múltiplos empreendimentos.

Ferramentas que permitem disponibilizar atas, convenções e balancetes

A tecnologia já oferece formas práticas de realizar a guarda e disponibilização de documentos em condomínios. Plataformas e aplicativos para condomínios, por exemplo, permitem que administradoras armazenem os documentos e os disponibilizem diretamente no app, com acesso simples e seguro.

Desse modo, os síndicos e condôminos ganham mais autonomia para consultar os documentos diretamente no celular, sem precisar acionar o atendimento ou ocupar tempo da equipe da administradora.

Além disso, toda a documentação fica centralizada em um único ambiente digital, que pode ser protegido por criptografia e controle de acesso.

Para administradoras que cuidam de muitos empreendimentos, esse tipo de solução representa não apenas uma questão de organização, mas uma forma de ganhar eficiência, evitar retrabalho e manter a qualidade do serviço mesmo com o crescimento da operação.

    Quer saber mais detalhes sobre as soluções Group Software para a sua empresa?

      Quer saber mais detalhes sobre as soluções Group Software para a sua empresa?

        Quer saber mais detalhes sobre as soluções Group Software para a sua empresa?

          Quer saber mais detalhes sobre as soluções Group Software para a sua empresa?

            Quer saber mais detalhes sobre as soluções Group Software para a sua empresa?

              Quer saber mais detalhes sobre as soluções Group Software para a sua empresa?


              Dicas para armazenar documentos de condomínio com segurança e eficiênciaDouglas Lopes

              Douglas Lopes

              Formado em Arquitetura e Urbanismo, atua há mais de 4 anos como Product Owner. Além disso, possui amplo conhecimento na área comercial e experiência como analista de negócios.


              Artigos relacionados

              reserva de áreas comuns
              Condomínios

              Como organizar de forma eficiente a reserva de áreas comuns

              20/05/2025
              cobrança extrajudicial
              Condomínios

              Como usar a cobrança extrajudicial em condomínios

              05/05/2025
              cobrança condominial
              Condomínios

              Cobrança condominial: como a administradora pode lidar com a inadimplência?

              15/04/2025
              Group COM: comunicação integrada
              Group Pessoas: facilite a rotina de RH e DP
              Group Check: aumente a eficiência nas vistorias de imóveis com o Group Check
              Group Atendimento: ofereça um atendimento de excelência no seu negócio
              Group Shopping: controle as operações do seu shopping com precisão
              Group COM: garanta uma comunicação eficiente no condomínio
              Ferramentas para aumentar produtividade
              Ferramentas para aumentar produtividade
              Logo negativo Group Software

              A Group Software é líder absoluta no desenvolvimento de sistemas completos para gestão de condomínios, imobiliárias, shopping centers e RH/DP, atuando hoje em 15 países e em mais de 250 cidades de todos os 27 estados brasileiros.

              A Group Software

              • Sobre Nós
              • Clientes Satisfeitos
              • Carreira
              • Group Educa

              O Blog

              • Condomínios
              • Imobiliárias
              • Shoppings
              • RH Tech
              • Gestão
              • Web Stories
              • Material

              Redes Sociais

              Facebook Instagram Linkedin YouTube

              © 2025 Todos os direitos reservados

              Política de Privacidade
              • Condomínios
              • Shoppings
              • Imobiliárias
              • RH Tech
              • Gestão
              • Materiais
              • Conheça nossas soluções