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Inscrição Estadual: o que você precisa saber

Inscrição Estadual (IE) é um número de identificação fiscal atribuído pelas Secretarias Estaduais da Fazenda para empresas que realizam operações de circulação de mercadorias e prestação de serviços sujeitas à cobrança de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Entenda tudo sobre o assunto neste post.

Gustavo Duarte

Gustavo Duarte

24/03/2023
08/10/2024
  • O que é Inscrição Estadual? 
  • O que significam os dígitos da Inscrição Estadual? 
  • Para que serve a IE? 
  • Quais empresas precisam ter a IE? 
  • Quais empresas não precisam ter a IE? 
  • Como obter a Inscrição Estadual? 
  • Como saber a Inscrição Estadual pelo CNPJ? 

ÍNDICE

  • O que é Inscrição Estadual? 
  • O que significam os dígitos da Inscrição Estadual? 
  • Para que serve a IE? 
  • Quais empresas precisam ter a IE? 
  • Quais empresas não precisam ter a IE? 
  • Como obter a Inscrição Estadual? 
  • Como saber a Inscrição Estadual pelo CNPJ? 

Inscrição Estadual é um tema que gera dúvidas em quem deseja abrir um negócio, afinal, são muitas questões burocráticas a serem resolvidas para deixar o empreendimento regularizado. 

Neste artigo, vamos falar sobre a Inscrição Estadual a fim de tirar suas dúvidas sobre o tema. 

O que é Inscrição Estadual?

Inscrição Estadual (IE) é um número de identificação fiscal atribuído pelas Secretarias Estaduais da Fazenda para empresas que realizam operações de circulação de mercadorias e prestação de serviços sujeitas à cobrança de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Esse número é composto por 9 dígitos e ele permite a formalização da comercialização de produtos físicos e quem precisa emitir notas fiscais (de venda ou de serviço). 

É importante ressaltar que a IE é válida apenas dentro do estado em que a empresa está registrada. 

O que significam os dígitos da Inscrição Estadual?

Toda Inscrição Estadual é composta por 9 dígitos e eles tem um significado: 

  • Os 2 primeiros indicam o estado de cadastro; 
  • Os 6 seguintes indicam os números da inscrição da empresa; 
  • O último dígito é o verificador ou dígito de controle. 

Para que serve a IE?

A Inscrição Estadual serve para identificar as empresas que realizam operações de circulação de mercadorias e prestação de serviços sujeitas à cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dentro do estado em que a empresa está registrada. Além disso, ela é necessária para que a empresa possa emitir notas fiscais, recolher impostos e participar de licitações. 

A IE também é utilizada pelas autoridades fiscais para controlar a movimentação de mercadorias e serviços, verificando se as empresas estão cumprindo corretamente suas obrigações fiscais e tributárias. Dessa forma, a IE tem uma importância fundamental na legalização e regularização das empresas que atuam no comércio, indústria ou transporte de mercadorias. 

Lei também:

  • NIRE: entenda o que é o registro empresarial no Brasil
  • ICMS: o que você precisa saber sobre este imposto
  • Cálculo do ICMS: como calcular este imposto 
  • Guia definitivo para abrir um MEI
  • CND Federal no CNPJ

Quais empresas precisam ter a IE?

Todas as empresas que realizam atividades de comércio de produtos físicos precisam obter a Inscrição Estadual. Isso inclui desde empresas de pequeno porte até grandes indústrias e distribuidoras. Isso porque essas empresas precisam pagar ICMS e precisam ter a IE para pagar o imposto. 

Vale ressaltar que a obrigatoriedade de obter a Inscrição Estadual pode variar de acordo com a legislação de cada estado, e que existem algumas atividades que são isentas da cobrança do ICMS e, portanto, não precisam de Inscrição Estadual. Por isso, é importante que cada empresa verifique as normas específicas do estado em que está localizada. 

Quais empresas não precisam ter a IE?

As empresas do tipo Microempreendedor Individual (MEI) ou cuja finalidade é a prestação de serviços, estão isentas de terem a Inscrição Estadual. Contudo, há casos de exceção, como prestadoras de serviços no ramo de energia elétrica, transportes e telecomunicações, pois nesses casos é preciso ter a IE. 

Conteúdo sugerido: Guia definitivo para abrir um MEI

Como obter a Inscrição Estadual?

Para obter a Inscrição Estadual, a empresa deve seguir os seguintes passos: 

Verificar a legislação do estado onde está localizada para saber quais são os requisitos e documentos necessários para obter a IE. 

Providenciar a documentação necessária, que pode variar de estado para estado, mas geralmente inclui: 

  • Documento de constituição da empresa (contrato social, requerimento de empresário, etc.); 
  • Cartão do CNPJ atualizado; 
  • Alvará de funcionamento expedido pela prefeitura; 
  • Comprovante de endereço da empresa; 
  • Documentos pessoais dos sócios (RG, CPF, comprovante de residência). 

Comparecer ao órgão responsável pela Inscrição Estadual do estado onde a empresa está localizada, com a documentação em mãos, para fazer o pedido de inscrição. 

Pagar as taxas exigidas pelo estado para emissão da IE. 

Após a análise dos documentos e pagamento das taxas, a empresa receberá o número de Inscrição Estadual e poderá emitir notas fiscais e realizar operações sujeitas à cobrança do ICMS. 

Como saber a Inscrição Estadual pelo CNPJ?

Para saber a Inscrição Estadual pelo CNPJ basta acessar o SINTEGRA e selecionar o estado no qual deseja fazer a consulta. 

Inscrição estadual

Preencha o número do CNPJ e faça a verificação anti-robô. 

IE

Clique para pesquisar. 

Se a empresa tiver a IE, será informado o registro. 

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              Inscrição Estadual: o que você precisa saberGustavo Duarte

              Gustavo Duarte

              Head de Produtos na Group Software com mais de 15 anos de experiência no setor de tecnologia e desenvolvimento de software. Formado em Sistemas de Informação e especialista em Arquitetura de Software.


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