Pular para o conteúdo
Maior blog sobre Gestão de Propriedades | Group Software
Maior blog sobre Gestão de Propriedades | Group Software
  • Condomínios
  • Shoppings
  • Imobiliárias
  • RH Tech
  • Gestão
  • Materiais
  • Conheça nossas soluções
Início / Blog / Condomínios / O que é e como vai funcionar o Pix Automático? 
Condomínios

O que é e como vai funcionar o Pix Automático? 

O Pix Automático será lançado pelo Banco Central para permitir pagamentos recorrentes com autorização prévia do pagador, sendo uma opção a funções como o débito automático.

Avatar photo

Alice Teles

10/06/2025
11/06/2025
  • O que é o Pix Automático?
  • Qual a diferença entre Pix Automático e débito automático?
  • Quais as vantagens?
  • Quando o Pix Automático entra em vigor?
  • O Pix Automático será cobrado?
  • O Pix Automático é seguro?

ÍNDICE

  • O que é o Pix Automático?
  • Qual a diferença entre Pix Automático e débito automático?
  • Quais as vantagens?
  • Quando o Pix Automático entra em vigor?
  • O Pix Automático será cobrado?
  • O Pix Automático é seguro?
Nova funcionalidade do Banco Central permite pagamentos automáticos por Pix. Veja como funciona, quando será lançado e os benefícios. 

O Pix Automático é a nova funcionalidade anunciada pelo Banco Central para permitir pagamentos recorrentes via Pix.

Com lançamento previsto para junho de 2025, a novidade promete transformar a forma como pessoas e empresas realizam cobranças e quitam compromissos mensais, como mensalidades, assinaturas, contas de serviços ou despesas condominiais.

Nesse sentido, a proposta é facilitar a rotina financeira, garantindo mais agilidade, previsibilidade e controle, tanto para os pagadores quanto para os recebedores.

Por isso, neste conteúdo, explicamos como vai funcionar o Pix Automático, o que o diferencia do débito automático tradicional e quais os seus benefícios.

Boa leitura!

O que é o Pix Automático?

O Pix Automático é atualização do Pix que permitirá a realização de pagamentos recorrentes de forma automática, mediante autorização prévia do pagador.

A proposta é ampliar as possibilidades do Pix atual, permitindo que cobranças com frequência definida sejam processadas com mais praticidade para os usuários.

Group Software: administradora de condomínio?

Como vai funcionar o Pix Automático na prática?

Na prática, o Pix Automático funciona como um tipo de débito automático, mas com maior flexibilidade e alcance. Afinal, ele poderá ser utilizado por qualquer pessoa física ou jurídica, com total controle sobre prazos, valores e cancelamentos.

O passo a passo é o seguinte:

  1. A empresa recebedora oferece Pix Automático como forma de pagamento de seu produto ou serviço.
  2. O pagador escolhe como autorizar o pagamento recorrente por Pix Automático: via notificação no celular, pelo site do recebedor ou por um QR Code ou Pix Copia e Cola. Além disso, ele pode configurar a autorização como preferir, definindo opções de notificações, limite para transações automáticas e uso de linha de crédito.
  3. Periodicamente, nos dias anteriores à cobrança, a empresa recebedora envia a cobrança ao banco do pagador.
  4. O banco do pagador agenda o pagamento e notifica o pagador, que pode conferir se está tudo certo no aplicativo.
  5. No dia do pagamento, o banco efetiva o pagamento de acordo com as configurações definidas na autorização.

Em resumo, funciona assim:

Infográfico explicando o processo de pagamento através do Pix Automático:1. A empresa recebedora oferece o Pix Automático como forma de pagamento.2. O usuário autoriza o pagamento no aplicativo do banco e configura a autorização como desejar.3. Nos dias anteriores à data do pagamento, a empresa envia a cobrança para o banco pagador.4. O banco pagador agenda o pagamento e notifica o usuário.5. Na data definida, o banco efetiva o pagamento automaticamente.

Vale ressaltar que o pagador continua com o controle total da operação: pode suspender, cancelar ou revisar as autorizações a qualquer momento.

Qual a diferença entre Pix Automático e débito automático?

Embora o Pix Automático tenha uma proposta semelhante ao débito automático, existem diferenças relevantes entre as duas funcionalidades.

Veja a tabela a seguir com a comparação entre as duas formas de pagamento.

Débito automático Pix Automático
Depende de um acordo prévio entre a empresa recebedora e a instituição financeira do pagador. O pagador pode autorizar o débito diretamente no seu banco, sem depender de convênios.
Se restringe a contas em bancos específicos. Disponível para qualquer pessoa física ou jurídica e entre diferentes instituições financeiras.
Permite pagamentos apenas em dias úteis e horários determinados. Permite pagamentos em tempo real, como já acontece com o Pix tradicional.

Quais as vantagens?

A proposta do Pix Automático é ampliar o que o Pix já trouxe de positivo: inovação, praticidade e acessibilidade.

A nova funcionalidade foi pensada para atender diferentes públicos (de pessoas físicas a empresas e governos), oferecendo uma solução eficiente para pagamentos recorrentes.

Solução Administradoras

Veja, a seguir, alguns benefícios específicos.

Benefícios para o pagador

Para quem realiza pagamentos frequentes, como contas fixas ou mensalidades, essa funcionalidade proporciona:

  • mais conveniência, pois evita esquecimentos e atrasos em pagamentos como energia, água, telefone, escola, academia, despesas condominiais ou serviços de streaming;
  • facilidade de uso, uma vez que funciona com a mesma tecnologia do Pix tradicional, já familiar à maioria dos brasileiros;
  • controle total para autorizar, pausar ou cancelar pagamentos diretamente pelo app da instituição financeira, com visibilidade das transações em tempo real.

Benefícios para o recebedor

Já para quem realiza cobranças, o Pix Automático oferece ganhos operacionais e financeiros. Confira:

  • permite cobrar automaticamente uma maior base de clientes, já que o Pix tem mais de 160 milhões de usuários;
  • oferece a diversificação de formas de pagamento, uma vez que pode ser usado inclusive por quem não utiliza boleto ou cartão;
  • pode ajudar a reduzir a inadimplência, afinal, a cobrança é automática;
  • oferece um menor custo operacional, pois basta uma única instituição participante do sistema Pix para oferecer o serviço.

Quando o Pix Automático entra em vigor?

De acordo com o site do Banco Central, o lançamento do Pix Automático será no dia 16 de junho de 2025.

A expectativa é que, após o lançamento, o Pix Automático seja gradualmente incorporado por bancos, fintechs, cooperativas e iniciadores de pagamento, que deverão oferecer a funcionalidade nos seus aplicativos e plataformas digitais.

Com a ampla adesão do mercado financeiro e a familiaridade do público com o Pix, a nova funcionalidade tem potencial para se consolidar rapidamente como uma alternativa moderna ao débito automático, atendendo a diversos setores e perfis de usuários.

O Pix Automático será cobrado?

Para os pagadores, o Pix Automático não terá tarifa, assim como o Pix tradicional. No entanto, empresas recebedoras poderão ser tarifadas, de acordo com o Banco Central.

O Pix Automático é seguro?

O Banco Central desenhou a nova funcionalidade com foco em segurança, transparência e controle do usuário.

A funcionalidade, inclusive, segue os mesmos padrões de proteção já consolidados no Pix tradicional, com validações nas autorizações, rastreabilidade de transações e possibilidade de gestão completa pelo próprio pagador.

É possível cancelar o Pix Automático?

Sim. O usuário pode cancelar os agendamentos a qualquer momento, diretamente no aplicativo do banco.

E no caso de problemas com o Pix Automático?

Já no caso de cobrança indevida ou algum problema no uso do Pix Automático, deve-se acionar o Mecanismo Especial de Devolução (MED) por meio do banco.

O Mecanismo Especial de Devolução (MED) permite que o usuário peça a devolução do dinheiro em determinadas situações. Para o Pix Automático, existem duas possibilidades.

No caso de golpe ou fraude, é preciso que o recebedor tenha saldo na conta, e o banco recebedor precisa concordar que houve crime. Nesse caso, o processo pode durar até 11 dias, mas o dinheiro na conta do recebedor fica bloqueado desde o início.

Já caso aconteça um erro do banco pagador em relação à gestão de autorizações, o reembolso deve acontecer em até 24 horas após o pedido de devolução. Para isso, não é necessário que o recebedor tenha saldo na conta e nem que o banco pagador entre em contato com o banco recebedor.

    Quer saber mais detalhes sobre as soluções Group Software para a sua empresa?

      Quer saber mais detalhes sobre as soluções Group Software para a sua empresa?

        Quer saber mais detalhes sobre as soluções Group Software para a sua empresa?

          Quer saber mais detalhes sobre as soluções Group Software para a sua empresa?

            Quer saber mais detalhes sobre as soluções Group Software para a sua empresa?

              Quer saber mais detalhes sobre as soluções Group Software para a sua empresa?


              O que é e como vai funcionar o Pix Automático? Avatar photo

              Alice Teles

              Graduada em Letras pela UFMG e apaixonada por redação e revisão de texto. Atualmente, faz parte do Time de Conteúdo da Group Software.


              Artigos relacionados

              Mulher (síndica ou administradora) em uma reunião de condomínio apresentando um gráfico financeiro em um tablet para um grupo de moradores, que observam atentamente. A imagem ilustra o desafio de apresentar prestação de contas do condomínio com clareza e transparência. A cena destaca a importância de transformar dados em informações visuais (gráficos) e o uso de tecnologia (tablet/software) para comunicar de forma organizada e profissional a movimentação financeira.
              Condomínios

              Como apresentar prestação de contas do condomínio de forma clara, organizada e eficiente

              13/11/2025
              Close-up de uma mão tocando uma tela interativa, onde ícones de gestão (casa, relógio, celular) estão conectados por um diagrama de rede, representando as ferramentas para gestão condominial que automatizam e integram processos como comunicação, finanças e controle de tempo.
              Condomínios

              Ferramentas para gestão condominial: como organizar, automatizar e ganhar escala

              11/11/2025
              Close-up de um moderno edifício residencial branco com várias varandas, simbolizando um condomínio e a complexidade de unidades que influenciam no cálculo de quanto cobrar para administrar condomínio.
              Condomínios

              Quanto cobrar para administrar condomínio: como calcular sua taxa

              06/11/2025
              Assinatura Digital
              Group Pessoas: assinatura digital, controle de ponto e mais
              Group Software: soluções automatizadas digitais e completas
              Group Shopping: controle as operações do seu shopping com precisão
              Group COM: comunicação integrada, gestão de reservas
              Ferramentas para aumentar produtividade
              Ferramentas para aumentar produtividade
              Logo negativo Group Software

              A Group Software é líder absoluta no desenvolvimento de sistemas completos para gestão de condomínios, imobiliárias, shopping centers e RH/DP, atuando hoje em 15 países e em mais de 250 cidades de todos os 27 estados brasileiros.

              A Group Software

              • Sobre Nós
              • Clientes Satisfeitos
              • Carreira
              • Group Educa

              O Blog

              • Condomínios
              • Imobiliárias
              • Shoppings
              • RH Tech
              • Gestão
              • Web Stories
              • Material

              Redes Sociais

              Facebook Instagram Linkedin YouTube

              © 2025 Todos os direitos reservados

              Política de Privacidade
              • Condomínios
              • Shoppings
              • Imobiliárias
              • RH Tech
              • Gestão
              • Materiais
              • Conheça nossas soluções