Plano de metas: passo a passo com planilha!

O plano de metas é uma ferramenta que garante um melhor acompanhamento dos planos de ação e, assim, o cumprimento efetivo das metas do negócio.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Índice

Um bom planejamento não pode ficar apenas nos pensamentos ou em rascunhos soltos no caderno de anotações, não é mesmo? É necessário registrar, de forma organizada, para poder acompanhar todo o processo e chegar ao resultado esperado de forma mais ágil.

O plano de metas envolve várias etapas, pessoas diversas da sua equipe, além de atividades de curto, médio e longo prazo. Assim, será possível obter um progresso consistente e saudável.

Para construir um plano de metas eficiente, elaboramos um material completo, composto por um e-book sobre planejamento de metas e uma planilha editável com tudo o que você precisa para montar seu plano de metas e colocar toda a organização em prática.

c1f47683 d27b 4af9 96bb 9dde1d6578bb 1 - Plano de metas: passo a passo com planilha!

Nesse conteúdo preparamos um passo a passo de como utilizar a planilha de metas na prática, para melhorar a sua experiência no dia a dia e sanar todas as suas dúvidas. Se você já baixou, continue a leitura acompanhando com sua planilha em mãos. Caso ainda não tenha baixado nosso Kit plano de metas, faça agora o download gratuitamente!

O que é um plano de metas? 

Planejamento de metas, ou também conhecido como plano de metas é um recurso que ajuda a organizar toda a estratégia de metas, sejam elas pessoais ou empresariais.

Por meio de algumas estrtaégias, se estabelece parâmetros e direcionamentos para criar as tarefas e ações que serão realizadas pelos membros da empresa ou pela própria pessoa para o atingimento das metas. Uma dica importante tem relação com a finalidade do plano de metas, de forma que, pode ser usado tanto para questões pessoais quanto coorporativas. Assim, é fundamental sempre se atentar a realizar as atualizações e adaptações necessárias para cada objetivo.

Como criar um plano de metas eficiente

A grande dificuldade da maioria das pessoas ao pensar em planejamento de metas é saber por onde começar. Para criar um plano de metas eficiente não se esqueça de, em primeiro lugar, definir aonde você quer chegar. Após isso, é importante definir as metas, os prazos de cada meta e o que considerar na hora do planejamento. Aqui estão alguns dos principais passos para criar um plano de metas de forma ágil:

  • Não tenha medo de definir metas grandiosas; 
  • Descreva em detalhes qual a sua meta;
  • Divida grandes metas em pequenas metas;
  • Defina a importância e a prioridade de cada meta;
  • Estabeleça prazos;
  • Monte um plano de ação; 
  • Acompanhe o progresso das suas metas;

Como preencher a planilha do plano de metas

Aqui está o primeiro passo para você que já baixou o nosso Kit plano de metas: da teoria à prática. Após a leitura do e-book, é hora de começar a colocar a “mão na massa” e preencher a planilha.

Apesar de ser uma planilha robusta com bastante campos, é bem simples de utilizar. Acompanhe o passo a passo:

Cadastro de times e colaboradores

Passo 1: Na aba “Times”, informe o nome e a descrição dos times da sua empresa. O campo “responsável” será preenchido mais à frente.

Plano de metas: Passo 1

Passo 2: Na aba “colaboradores”, cadastre as informações sobre as pessoas que atuam em sua empresa. O time deve ser escolhido entre as opões cadastradas no passo anterior.

Plano de metas: Passo 2

Passo 3: Volte na aba “Times” e atribua uma pessoa responsável por cada time cadastrado. Isso é importante para saber quem deve ser procurado para apuração das metas e planos de ação.

Cadastro das metas

Passo 4: Na aba “Metas” preencha os campos conforme abaixo:

  • Nome da meta: atribua um nome para cada meta, por exemplo, “reduzir os custos da operação em R$1.000,00” ou “vender 5.000 unidades de produto”;
  • Tipo de métrica: escolha como essa meta será medida entre as opções “Moeda”, “Percentual” e “Número”;
  • Objetivo: defina se a meta será de aumento ou redução;
  • Tempo para conclusão: indique a quantidade de meses que levará até a meta ser atingida;
  • Data início: insira a data de início das ações relacionadas à meta em questão;
  • Previsão de conclusão: este campo será calculado automaticamente a partir dos dois campos anteriores;
  • Resultado esperado: informe qual é o resultado que se espera alcançar em números, por exemplo, se a meta for reduzir custos em 10%, então você deve inserir o valor “0,10”;
  • Apuração atual: informe qual é o valor apurado atualmente para a meta, lembre-se de atualizar a planilha frequentemente;
  • Diferença e relação com o indicador: serão calculadas automaticamente com base na relação entre o valor esperado e o apurado;
  • Status: informar o andamento da meta entre “Não iniciado”, “Em andamento”, “Pausado” e “Concluído”;
  • Planos de Ação: preenchida automaticamente, informando a quantidade de planos de ação que foram cadastrados para cada meta. Caso não tenham planos cadastrados, o texto da linha fica em vermelho, como ponto de atenção.
ReCo3 x2Bqj yLlsrGcVrRGITUCYw7gEmRO7IItPvWRdSP8Q3I6Sg4mW5YhEprVZ2zb60I5 ghXoPxlP1C7u dnVvC5At2nUPA2UAKkBCUFv75r dWUm4X8TXN1Tg7hJvvYQV MU - Plano de metas: passo a passo com planilha!

Cadastro dos planos de ação

Passo 5: Na aba Plano de ação, veja como preencher os campos de forma correta:

  • Plano de ação: dê um nome para o plano de ação que deverá ser realizado, por exemplo, “impactar a base de leads”;
  • Descrição: descreva brevemente como o plano de ação deve ser executado e o que se espera como resultado. Seguindo o exemplo anterior, uma boa descrição poderia ser “enviar um e-mail para a base com os novos produtos da empresa”;
  • Meta relacionada: você vai escolher entre as opções já preenchidas na aba Metas que faça sentido com o seu planejamento;
  • Time e Responsável: Escolha qual o time será encarregado de colocar a ação em prática e escolha, também, o colaborador responsável;
hbZz6SVJcztRfeEvR5UIx5LVFU4qcUYXGu3VQxhv0onHoTsjGd7Vs3jJ 39gS6DGAxAhRgXvMWFOQ n0rVTKIDbzd6H iE uDeJEqy0aAI d 8Geuf7ueRxN1bB1alPobO8sC BU - Plano de metas: passo a passo com planilha!
  • Datas: Selecione o dia da execução da ação e qual será o prazo. A previsão de conclusão é preenchida automaticamente;
  • Conclusão: Na coluna Conclusão Real informe quando a atividade foi finalizada. A coluna seguinte vai informar automaticamente se foi dentro do prazo ou não;
  • Resultado esperado e obtido: Preencha com os números estabelecidos na meta e qual foi a quantidade obtida após a realização da ação;
  • Status: Escolha a opção de acordo com o andamento da atividade. Não se esqueça de atualizar sempre essa coluna.
3XjbG9YP DLFY455O8o4Xdll2drJGw0nBBPDE4wGuxitMAx18OaqH0B5hRmFTzknTlwdZ8 DyZCvTVbuhx1b - Plano de metas: passo a passo com planilha!

Como acompanhar as metas e planos de ação da sua empresa

Passo 6: Na aba Acompanhamento, você pode observar as ações tanto em gráfico quanto em tabelas. É neste momento que você, como um bom gestor, avalia quais ações deram certo e os pontos que precisam de ajustes. Além disso, é possível analisar o empenho e a performance da sua equipe dentro das atividades propostas para cada time.

Por último – e não menos importante – na aba Dashboard, você vai ter uma visão macro da efetividade do seu planejamento e, por consequência, o crescimento da sua empresa!

eDglXqabsp4pwaiFqknyCluF9eDpGm6bsYGGhnANkgMC M5tyXrQlx2Jz bbSvLYWlOP28x0PNh1ZU ERZHLJq58TtjDA9P8JhYmRuQuKZZPi3XpPIZspbcIS0pGobBy0de2Z4Z - Plano de metas: passo a passo com planilha!

Dica importante: quando virar o ano, faça uma cópia da planilha e comece a preenchê-la do zero com novas metas e desafios para sua equipe. Use a planilha do ano anterior como referência e faça comparativos em relação ao momento atual.

Em caso de dúvidas, recorra ao e-book com frequência, lá você vai encontrar insights para te ajudar no planejamento.

Agora chegou a hora de colocar o seu planejamento em prática e alcançar os resultados esperados. Bom trabalho! Se você ainda não baixou o nosso material, clique aqui para garantir o seu Kit Plano de metas: da teoria à prática.

Quer receber conteúdos atualizados sobre administração de Condomínios, Imobiliárias e Shoppings?

Receba conteúdos em seu e-mail

Posts relacionados