A Black Friday 2022 acontece no dia 25 de novembro e é uma das grandes datas para o varejo. Segundo o levantamento realizado pela Neotrust, a Black Friday 2021 teve um faturamento total de R$ 5,4 bilhões via e-commerce. Os segmentos que tiveram maior número de pedidos no ano passado foram: moda e acessórios, beleza e perfumaria, eletroportáteis, telefonia e eletrodomésticos.
Além de ser uma época estratégica – férias, e décimo terceiro – a Black Friday deste ano acontecerá no mesmo perÃodo que a Copa do Mundo, fator que agrega à s altas expectativas dos varejistas. De acordo com a plataforma Gente, 56% dos entrevistados pretendem comprar algum produto relacionado com a Copa do Mundo. O mesmo levantamento apontou que 50% dos consumidores pretendem comprar algum produto na Black Friday 2022, um crescimento de 3% em relação ao ano anterior.
Tendo em vista esse cenário de oportunidades, selecionamos 4 dicas para você se preparar para a data via e-commerce.
Planeje o estoque dos produtos
A primeira estratégia para obter sucesso com as vendas na Black Friday é o cuidado com o estoque. O planejamento deve ocorrer com no mÃnimo 2 meses de antecedência, atendo-se à quantidade e variedade de produtos, bem como sua organização no ambiente do estoque. E por falar em estoque, a Black Friday é uma ocasião excelente para a venda de produtos que estão parados. Eles podem ser postos em promoção ou integrando um combo, por exemplo.
O cuidado com o estoque é de suma importância, tendo em vista que é um perÃodo em que há grande saÃda de mercadorias. Por isso, trabalhe a fim de evitar falta de produtos durante o perÃodo, antecipando e negociando com os fornecedores antes da Black Friday. Além de evitar atrasos, a antecipação pode garantir valores mais baixos do que os obtidos em cima da hora.
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Prepare ações promocionais
As promoções são a alma da Black Friday. Todo esse movimento existe, pois nessa data os valores amenos. Assim, ao precificar os produtos para a data, considere os custos operacionais, despesas recorrentes e o lucro que deseja obter.
A concorrência precisa ser levada em consideração nesse momento. Caso o produto fique com um valor equiparado ou superior, ele deve possuir algum diferencial ou ir acompanhado de algum brinde, por exemplo. Outra dica útil para o momento de precificação é a análise de vendas do e-commerce em edições passadas da Black Friday. Isso ajuda a identificar ofertas que tiveram bons desempenhos e, com isso, tirar insights.
E por fim, não crie falsos descontos aumentando o valor do produto um perÃodo antes, para que na Black Friday o valor volte ao de antes, criando uma falsa ideia de promoção. Atualmente há muitos sites que monitoram essas atividades e indicam lojas que agem de má-fé contra o consumidor. Isso descredibiliza e afasta o público.
Fique de olho na sua plataforma de e-commerce
Durante a Black Friday, há um aumento de tráfego e nas conversões em lojas online. Assim, é importante que a plataforma esteja estável, pois site fora do ar ou com lentidão atrapalham – e podem inviabilizar – a compra do consumidor.
Verifique a responsividade e usabilidade do site, pois isso também garante uma experiência positiva ao usuário. Não se esqueça de checar e ficar atento quanto ao meio de pagamento online e o sistema antifraude. Garantir a segurança do consumidor é essencial para sua fidelização.
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Invista em atendimento ao cliente
O atendimento ao cliente de qualidade faz toda a diferença. É comum que nesse perÃodo os consumidores procurem canais de comunicação para trazerem suas questões. Ter informações claras e de fácil acesso na plataforma evita esse contato. Por exemplo, deixando visÃvel onde estão as Dúvidas Frequentes, o consumidor irá lá primeiro, antes de ir para o canal de comunicação. Por isso, deixe tudo visÃvel e acessÃvel: polÃtica de trocas, descrição dos produtos, dúvidas frequentes, métodos de pagamento, prazo do frete, entre outras informações relevantes.
Uma solução frente ao volume de comunicação, é a contratação de um profissional temporário que auxiliará no atendimento ao cliente. Muitos consumidores utilizam redes sociais e WhatsApp para entrarem em contato, por isso, fique atento a esses canais e faça um atendimento ágil e eficiente. Isso é muito benéfico a sua marca, pois demonstrará o suporte que possuem, caso seja necessário, e fará com que o consumidor retorne, gerando fidelização.