Pular para o conteúdo
Maior blog sobre Gestão de Propriedades | Group Software
Maior blog sobre Gestão de Propriedades | Group Software
  • Condomínios
  • Shoppings
  • Imobiliárias
  • RH Tech
  • Gestão
  • Materiais
  • Conheça nossas soluções
Início / Blog / Shoppings / Saiba tudo sobre barramento de APIs dentro de shopping centers
Shoppings

Saiba tudo sobre barramento de APIs dentro de shopping centers

O barramento de APIs é um recurso essencial para conectar diversos sistemas dentro do shopping de forma centralizada e organizada. Neste artigo, entenda o que é, os motivos para implementá-lo e boas práticas para manter a eficiência.

Leonardo Hermeto

Leonardo Hermeto

01/07/2025
  • O que é o barramento de APIs?
  • Por que os shoppings precisam desse sistema?
  • Quando usar um barramento de APIs?
  • Boas práticas para um barramento eficiente
  • Barramento de API no Group Shopping  

ÍNDICE

  • O que é o barramento de APIs?
  • Por que os shoppings precisam desse sistema?
  • Quando usar um barramento de APIs?
  • Boas práticas para um barramento eficiente
  • Barramento de API no Group Shopping  
Entenda como o barramento de APIs pode transformar a gestão do seu shopping center através da integração de diversos sistemas.

Em um ambiente complexo e dinâmico como os shopping centers, que reúnem diversas operações, vários sistemas e uma grande movimentação de dados, garantir a integração eficiente entre as soluções é um desafio. E é nesse cenário que o barramento de APIs se destaca como um recurso fundamental para conectar os sistemas de forma segura e organizada.

Com a emergência da transformação digital no varejo, investir em uma estrutura de APIs deixou de ser só uma escolha técnica e se tornou uma decisão estratégica para garantir a eficiência operacional e a agilidade nos processos.

Quer saber mais? Continue lendo!

O que é o barramento de APIs?

O barramento de APIs, também conhecido como API Gateway ou Enterprise Service Bus (ESB), é uma solução que facilita a comunicação e a integração entre diferentes sistemas. No lugar de permitir que cada processo se conecte diretamente a outro e forme uma rede complexa de conexões, o barramento centraliza tudo em um único ponto.

Além disso, ele funciona como um mediador, que organiza, filtra e direciona as informações conforme a necessidade de cada sistema envolvido.

No cenário de shopping centers, que possuem uma grande variedade de sistemas, como plataformas de controle de acesso, ERP, gestão de estacionamento, aplicativos de fidelidade e entre outros, o barramento é ainda mais fundamental. Isso porque ele possibilita que a comunicação entre todos os ambientes aconteça de forma padronizada, ágil e segura.

Um exemplo seria: o ERP Financeiro pode ser conectar via API com o fornecedor do sistema de estacionamento do shopping para receber informações de fluxo de carros e do faturamento, centralizando os dados.  

YouTube video

Por que os shoppings precisam desse sistema?

Na prática, com o fluxo de comunicação básico o caminho da informação é o seguinte:

  1. quando um sistema precisa de uma informação, ele envia uma demanda ao barramento;
  2. o barramento processa essa solicitação, aplicando regras e validações necessárias;
  3. em seguida, encaminha a solicitação ao sistema correto;
  4. após receber a resposta, o barramento devolve a informação ao sistema inicial;
  5. a devolução é feita de forma estruturada e rápida, garantindo agilidade na comunicação.

Essa dinâmica em ambientes como o de um shopping center, com variedade de sistemas simultâneos, representa um grande ganho de eficiência e padronização. Isso porque pode ganhar mais fluidez para oferecer experiências conectadas aos seus diversos públicos.

Integração de sistemas essenciais

Em um shopping, diversos sistemas funcionam ao mesmo tempo para garantir a atividade do empreendimento e cada um deles lida com seus dados próprios, mas precisam trocar informações. Esse é o cenário perfeito para o barramento de APIs.

Dessa forma, ao centralizar a gestão das conexões, os shoppings evitam um cenário com várias integrações separadas e desorganizadas. Isso gera retrabalho, desestruturação, dificuldade na manutenção e todas as alterações precisam ser manuais, que comprometem o sucesso a longo prazo.

Com o API Gateway, todas as integrações passam por uma estrutura única que garante a padronização e segurança no fluxo de dados. Além de facilitar o dia a dia da gestão, essa integração permite que o shopping evolua de forma rápida, englobando novas soluções sem comprometer a estabilidade do ambiente.

O barramento é ideal para quem procura inovação com controle e segurança!

Group Shopping: gestão eficiente de shopping centers é fundamental

Mais controle operacional

Além de facilitar a assimilação de diferentes sistemas, o barramento de APIs oferece ainda mais estratégia com um controle operacional maior para a administração. Uma das grandes vantagens é a possibilidade de ter uma visão unificada de todas as operações do estabelecimento em somente um ponto de monitoramento.

Dessa maneira, os gestores conseguem acompanhar o desempenho de diferentes áreas, como vendas, estacionamento, relacionamento com cliente entre outras, em tempo real, favorecendo a rápida tomada de decisão.

Outra vantagem é a redução de custos com integrações individuais. Sem o barramento, a conexão entre os sistemas seria direta, o que exigiria um esforço técnico repetitivo toda vez que um novo sistema fosse integrado, altos investimentos e manutenções constantes.

O barramento diminui o tempo e o custo para incorporar novos sistemas ou atualizar os existentes, centralizando tudo de forma padronizada.

Além disso, o barramento de APIs oferece maior segurança no compartilhamento de dados. Isso porque ele aplica políticas de autenticação, autorização e criptografia, garantindo que apenas os sistemas autorizados tenham acesso às informações corretas.

Assim, os dados dos clientes e lojistas ficam seguros e o shopping consegue estar em conformidade com as normas de privacidade e segurança da informação. A administração do shopping cria uma base tecnológica sólida para sustentar a inovação e o crescimento do negócio.

Quando usar um barramento de APIs?

O uso do barramento de APIs é indicado quando um empreendimento possui diversos sistemas que precisam se comunicar entre si, e isso inclui todos os tipos de plataformas. Isso porque cada um desses sistemas desempenha um papel fundamental para a gestão e, muitas vezes, dependem de dados uns dos outros para funcionar de forma eficiente.

Com o tempo, essa abordagem de diversas plataformas se comunicando de forma manual se torna insustentável. Principalmente quando a empresa cresce e passa a incorporar novas soluções ou parceiros. Através do barramento, a empresa ganha agilidade para inovar, reduz a complexidade técnica e mantém um ambiente digital mais seguro e preparado para o futuro.

A implementação do barramento se torna muito mais do que uma decisão técnica: é uma estratégia de longo prazo. Dessa forma, a tecnologia acompanha o ritmo das demandas sem comprometer a estabilidade ou a eficiência profissional.

Boas práticas para um barramento eficiente

Um barramento de APIs bem implementado pode transformar a gestão de um shopping center, mas sua eficiência depende de boas práticas que vão além da tecnologia. Veja como garantir uma integração fluida e sustentável.

Alinhamento com as necessidades do negócio

É fundamental que a implantação do barramento vá muito além da escolha da tecnologia. Um barramento eficiente começa com uma profunda análise e alinhamento com os objetivos estratégicos do negócio. Antes de decidir ferramentas ou modelos é de suma importância responder a uma pergunta: o que queremos alcançar com essa integração?

Os objetivos podem variar, desde melhorar a experiência do cliente até otimizar processos internos. Mas quando as metas estão claras fica fácil de definir prioridades, estruturar fluxo de dados e escolher a plataforma que, de fato, sustente o crescimento do shopping.

Vale destacar, ainda, o envolvimento das áreas de negócio na etapa inicial de análise. Todos os times devem ser consultados, principalmente o marketing, a segurança, operações e o setor de atendimento ao cliente. Isso porque são essas áreas que conhecem as dificuldades diárias e podem apontar quais dados são mais críticos.

Dessa maneira, seguir essa prática garante que o barramento não seja apenas uma camada técnica, mas sim um instrumento de transformação digital. Haja vista que conecta sistemas com inteligência e foco nos resultados.

Flexibilidade para crescer

Uma das principais recomendações é garantir que o barramento permita a adição de novas funcionalidades ou plataformas sem a necessidade de refazer integrações ou reconstruir tudo. Isso significa projetar o barramento com flexibilidade e pensando a longo prazo desde o início.

Além disso, é importante realizar avaliações periódicas para verificar se a plataforma continua atendendo às necessidades e objetivos do shopping. Reavaliar a estrutura, os fluxos de dados e a performance do barramento permite ajustes e evita intercorrências, haja vista que o que era suficiente há dois anos pode estar ultrapassado hoje.

Assim, o shopping mantém sua infraestrutura tecnológica preparada para o futuro e capaz de acompanhar o crescimento do negócio. Para além, pode oferecer uma experiência cada vez mais integrada e simples para o cliente.

Group Shopping: simplifique a operação do seu shopping

Barramento de API no Group Shopping

Um barramento de APIs bem implementado é muito mais do que uma solução técnica, mas sim um suporte estratégico para transformação digital dos shopping centers. Isso porque ele centraliza e organiza a comunicação entre sistemas essenciais, garantindo mais eficiência e segurança.

Pensando nisso, a Group desenvolveu o Group Shopping, um sistema gestão especializado nas necessidades de shopping center. Com isso, o barramento, como um módulo, potencializa ainda mais os resultados, pois permite a integração fluida e personalizada para cada estabelecimento.

Hoje, mais de 200 shoppings no Brasil utilizam o Group Shopping. Esse número significa que cerca de um terço do mercado nacional confia na nossa tecnologia para otimizar sua gestão.  

Quer entender melhor como a Group conquistou isso e saber como o barramento pode transformar a operação do seu shopping? Clique aqui e descubra como a tecnologia é o próximo passo na evolução da sua gestão.

    Quer saber mais detalhes sobre as soluções Group Software para a sua empresa?

      Quer saber mais detalhes sobre as soluções Group Software para a sua empresa?

        Quer saber mais detalhes sobre as soluções Group Software para a sua empresa?

          Quer saber mais detalhes sobre as soluções Group Software para a sua empresa?

            Quer saber mais detalhes sobre as soluções Group Software para a sua empresa?

              Quer saber mais detalhes sobre as soluções Group Software para a sua empresa?


              Saiba tudo sobre barramento de APIs dentro de shopping centersLeonardo Hermeto

              Leonardo Hermeto

              Head de Negócios na Group Software com experiência em desenvolvimento de aplicações de TI para indústria financeira e de shoppings. Atua há mais de 15 anos como responsável por relacionamento com clientes, vendas e marketing.


              Artigos relacionados

              diversidade em shopping
              Shoppings

              Entenda a importância da diversidade em shopping centers 

              27/06/2025
              Marketing sensorial
              Shoppings

              Como usar o marketing sensorial em shoppings para atrair clientes

              23/06/2025
              locação por faturamento
              Shoppings

              Como funciona a locação por faturamento em shopping centers

              16/05/2025
              Group Atendimento: ofereça um atendimento de excelência no seu negócio
              Group Pessoas: assinatura digital, controle de ponto e mais
              Group Check: relatórios detalhados com fotos e notas por voz
              Group COM: comunicação integrada, gestão de reservas
              Group Shopping: administre contratos, medições e faturamento
              Group Atendimento: a ferramenta que seu negócio precisa para otimizar a gestão de chamados
              Ferramentas para aumentar produtividade
              Ferramentas para aumentar produtividade
              Logo negativo Group Software

              A Group Software é líder absoluta no desenvolvimento de sistemas completos para gestão de condomínios, imobiliárias, shopping centers e RH/DP, atuando hoje em 15 países e em mais de 250 cidades de todos os 27 estados brasileiros.

              A Group Software

              • Sobre Nós
              • Clientes Satisfeitos
              • Carreira
              • Group Educa

              O Blog

              • Condomínios
              • Imobiliárias
              • Shoppings
              • RH Tech
              • Gestão
              • Web Stories
              • Material

              Redes Sociais

              Facebook Instagram Linkedin YouTube

              © 2025 Todos os direitos reservados

              Política de Privacidade
              • Condomínios
              • Shoppings
              • Imobiliárias
              • RH Tech
              • Gestão
              • Materiais
              • Conheça nossas soluções