Cobrança de aluguel

Cobrança de aluguel: guia de A a Z

Ao ler este conteúdo, você ficará por dentro de diversas abordagens e estratégias, permitidas por lei, de cobrança de aluguel. Isso não só lhe ajudará a reduzir inadimplência, mas também a ter uma relação mais amistosa com seus clientes.
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Índice

Lidar com a inadimplência imobiliária pode ser um tanto quanto desafiador. Por essa razão é essencial se manter atualizado quanto ao processo de cobrança de aluguel.

A cobrança de aluguel é a simples solicitação de pagamento. Como o ato de fazer uma cobrança pode gerar um certo desconforto nos envolvidos, é importante que o solicitante realize uma abordagem educada e segura ao cliente, a fim de aumentar as chances de êxito da ação e evitar maiores problemas relacionados à inadimplência.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e fique por dentro de tudo que envolve o processo de cobrança de aluguel!

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O que diz a lei sobre a cobrança de aluguel?

A lei sob o nº 8.245/91 (lei do inquilinato ou lei das locações) regula o mercado imobiliário quanto aos locadores, inquilinos e aluguéis. Existem direitos e deveres para todas as partes envolvidas nesta relação.

O cumprimento dos prazos e pagamentos dos aluguéis, além de eventuais encargos, são deveres do inquilino. Apesar destes fatos estarem claros no contrato de locação, muitas vezes acabam sendo descumpridos pelos responsáveis.

E para que se tenha a segurança necessária nada melhor que entender um pouco mais sobre as estratégias permitidas e proibidas para cobrança de aluguel frente ao cenário de inadimplência.

O que é permitido?

  • Enviar cobranças extrajudiciais; 
  • Utilizar garantias (caução, seguro-fiança ou fiador) disponíveis; 
  • Distribuir uma ação judicial de cobrança e despejo.

O que é proibido?

  • Desrespeitar os prazos estipulados em contrato e na lei; 
  • Expor o inquilino inadimplente publicamente; 
  • Invadir ou tomar o imóvel locado.

Após compreendermos as estratégias permitidas e proibidas vamos para as dicas práticas que possuem o objetivo de facilitar ainda mais a cobrança de aluguel.

8 Dicas práticas para lidar com a cobrança de aluguel:

1. Consulte o histórico

Tenha sempre em mãos o histórico completo do cliente. Os dados para contato, o contrato de locação firmado e o histórico de pagamentos são essenciais para nortear a cobrança de aluguel, proporcionando segurança e assertividade.

Planeje as estratégias de negociação e cobrança de acordo com as  informações retiradas do histórico.

2. Siga um plano de cobrança exponencial

É interessante adotar um fluxo de formas de cobrança de acordo com o tempo que o inquilino já está sem pagar.

Abaixo separamos um modelo que pode ser seguido:

Infográfico de processo de como lidar com inadimplentes por meio da cobrança de aluguel

3. Entre em contato

Inicie os contatos de maneira sutil e vá aprimorando as técnicas com o passar dos dias. O primeiro contato deve ser feito a partir do envio de um e-mail com texto formal e impessoal, de modo a gerar o efeito desejado.

Não tenha medo de seguir em frente e realizar a cobrança de aluguel. 

É importante ter em mente o horário do contato, procure evitar contatos em horário de lazer ou descanso, como o almoço ou finais de semana. 

4. Conte com a ajuda de um software para imobiliárias

O software para imobiliárias pode lhe ajudar com a redução de inadimplência, principalmente no quesito da cobrança de aluguel.

Isso porque, por meio do software, o gestor pode automatizar o envio de cobrança, bem como a notificação de vencimento aos devedores.

Dessa forma, além de contribuir para o combate contra a inadimplência, o software também elimina o esforço com tarefas morosas e rotineiras como essas.

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5. Entenda o que está acontecendo

Frente ao insucesso com o envio do e-mail busque um contato mais íntimo através de mensagens ou ligações telefônicas. Escolha bem o horário e as palavras.

Com isso, compreenda determinadas situações e negocie os valores em aberto, mas efetue a cobrança de aluguel de maneira clara e precisa, reforçando as obrigações das partes. 

Um contato intimista aumenta as chances de solução.

6. Envie uma notificação extrajudicial

Com o apoio de um advogado especialista envie uma notificação extrajudicial via e-mail, carta registrada e/ou cartório de títulos e documentos.

A redação poderá abordar os valores em aberto e a necessidade de desocupar o imóvel em um prazo de 15 dias.

Deixe claro que uma negociação amigável será muito mais vantajosa.

7. Reveja as medidas pré-definidas no contrato de locação

O contrato de locação possui diversas cláusulas que servem como medidas de proteção tanto para o inquilino quanto para o locador.

Algumas dessas medidas são associadas ao atraso de pagamento e à inadimplência. Um exemplo disso é a multa prevista em contrato que, quando relembrada, pode servir de estímulo para o devedor.

8. Distribua uma ação

Caso as tentativas acima se frustrem, novamente com o apoio de um advogado especialista, inicie frente ao poder judiciário uma ação de cobrança e despejo.

O despejo de inquilino é considerado uma medida radical e deverá ocorrer em último caso.

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[Dica bônus] Previna a inadimplência:

Previna as demandas citadas acima e para tanto crie e fortaleça – sempre que possível – laços com o cliente. Estabeleça uma relação de importância e respeito.

Disponibilize de maneira prática e acessível variadas formas de pagamento e envie ao cliente lembretes quanto às datas de vencimento que foram escolhidas.

Realize campanhas e eventos educativos que visam reforçar a importância da organização financeira e as vantagens de se realizar pagamentos dentro do prazo.

Frente a inadimplência faça de tudo para reverter de imediato. Disponibilize a segunda via do boleto bancário e viabilize a negociação através de acordos extrajudiciais.

No Brasil a inadimplência já atingiu cerca de 63,9 milhões de brasileiros segundo dados da Serasa Experian e por essa razão é extremamente importante se atentar às estratégias e dicas práticas. 

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A Carta de Cobrança de Aluguel

A carta de cobrança de aluguel é um instrumento formal utilizado na gestão de inadimplência. É utilizada pelo locador ou pelos responsáveis para a realização de cobranças e recebimentos de aluguéis em atraso.

O envio ao locatário inadimplente proporciona esclarecimentos quanto aos valores em aberto, datas e meios para pagamentos, propostas de acordos e eventuais consequências extrajudiciais ou judiciais.

O que é?

A carta de cobrança de aluguel nada mais é que um documento utilizado para se realizar cobranças amigáveis.

As cobranças são resguardadas pela lei sob o nº 8.245/91 (lei do inquilinato ou lei das locações) que regula o mercado imobiliário como um todo. 

Qual é o objetivo?

Quando uma carta de cobrança de aluguel é enviada, o locador ou os responsáveis objetivam receber os valores em aberto de maneira rápida e eficaz.

Ao enviar o documento se faz necessário determinar qual será o prazo máximo para a realização dos pagamentos. O objetivo é totalmente atingido quando os pagamentos em atraso são efetuados, encerrando assim a situação de inadimplência.  

Como enviar?

A carta de cobrança de aluguel deve ser devidamente preenchida de acordo com as necessidades do locador ou dos responsáveis. O conteúdo gira em torno de informações objetivas e verídicas para se evitar constranger, ameaçar ou expor o locatário inadimplente.

Após o preenchimento, o documento deve ser impresso e assinado pelo locador ou pelos responsáveis e em seguida, enviado o mais breve possível por e-mail, correio ou via cartório de títulos e documentos.

É importante que no momento da entrega, o locatário inadimplente assine um comprovante de recebimento, para que se possa, posteriormente, comprovar que houve o efetivo envio da carta de cobrança de aluguel.

Após compreendermos os detalhes de uma carta de cobrança de aluguel, vamos ao modelo que irá facilitar o seu dia-a-dia e a realização das suas cobranças.

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