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Conheça 6 tendências importantes para a Black Friday 2023

Maior ticket médio, pesquisas com antecedência, personalização, experiência do usuário, experiência figital e investimento em tecnologia são o foco esse ano. Saiba o que esperar da Black Friday 2023.

Leonardo Hermeto

Leonardo Hermeto

27/09/2023
16/07/2024
  • O consumidor quer gastar mais
  • Aja com antecedência
  • Foco na personalização
  • Atenção à experiência do usuário
  • Figital é o caminho
  • A tecnologia é o carro chefe

ÍNDICE

  • O consumidor quer gastar mais
  • Aja com antecedência
  • Foco na personalização
  • Atenção à experiência do usuário
  • Figital é o caminho
  • A tecnologia é o carro chefe

A Black Friday é uma das principais datas do comércio. Além disso, é um dos eventos de compras mais aguardados do ano, e em 2023 a tendência é que os resultados superem 2022. A Black Friday 2023 acontecerá no dia 24 de novembro. E, segundo o Google, as buscas pela data no Brasil cresceram 24% em comparação com o ano passado, enquanto a intenção de compra aumentou 32%.

Segundo pesquisas, algumas das principais tendências para este ano estão no e-commerce e na tecnologia. Pensando nisso, fizemos uma lista de 6 tendências às quais você precisa se atentar se quiser faturar na Black Friday 2023.

Vem conferir!

A Black Friday 2023 acontece no dia 24 de novembro.

O consumidor quer gastar mais

Segundo o Relatório Black Friday 2023, da Olist, as categorias mais buscadas pelo público são eletrodomésticos, eletrônicos e moda e acessórios.

Esse é um indicativo de que as pessoas estão interessadas em investir em produtos de maior ticket médio, o que é uma boa notícia para o varejo no geral. Inclusive, ainda de acordo com a pesquisa, quase metade do público pretende gastar mais de R$ 500 na Black Friday.

Essa disposição do consumidor em gastar mais é uma oportunidade valiosa para o varejo, mas também exige uma estratégia cuidadosa para garantir que as expectativas do cliente sejam atendidas.

Aja com antecedência

Cerca de 26% dos consumidores começam a pesquisar produtos para comprar na Black Friday 3 meses antes do evento. Já 22% começam a fazer essa busca com 1 mês de antecedência. É isso que diz o Panorama do Consumo 2023.

Esses dados ajudam a pensar sobre a importância de uma preparação antecipada. Para lojistas e gestores de shopping, isso significa que o planejamento estratégico deve começar muito antes da Black Friday.

Identificar quais produtos e categorias terão maior demanda, negociar parcerias com fornecedores, otimizar a logística de entrega e definir estratégias de marketing são tarefas que precisam ser cuidadosamente planejadas e executadas com antecedência.

Você também pode se interessar por:

  • Como aproveitar ao máximo o fluxo da Black Friday?
  • 4 dicas para se preparar para a Black Friday no e-commerce
  • Inovações e tendências para shopping centers em 2023
  • Tendências do comércio eletrônico para 2023

Foco na personalização

O marketing baseado em pessoas já vem sendo relevante há algum tempo, mas as pesquisas indicam que essa é uma das principais tendências para a Black Friday 2023. Isso porque os consumidores estão cada vez mais exigentes quando se trata de uma experiência de compra personalizada.

Nesse sentido, analisar e entender dados como comportamento dos clientes, padrões de consumo, perfis de compra, buscas anteriores, gostos e tendências é fundamental para fazer recomendações de compra realmente personalizadas e que encantem o consumidor.

Saiba mais: Marketing digital para shopping: 11 dicas para colocar em prática

Atenção à experiência do usuário

Do mesmo modo, falando em encantamento do consumidor, outra tendência que é impossível ignorar na Black Friday 2023 é a experiência do usuário.

Oferecer uma experiência do usuário excepcional é uma estratégia que garante não apenas o sucesso da venda, mas também a fidelização do cliente. Isso significa investir na experiência desde o primeiro ponto de contato, passando pelo processo de compra e, claro, durante o pós-venda.

Nesse sentido, vale revisar a jornada do cliente: aprimorar a navegação do site ou o espaço físico da loja, tornar as informações de produtos mais acessíveis, simplificar o processo de pagamento, garantir uma entrega eficiente e ter atenção à comunicação durante todos os passos do caminho, por exemplo.

Além disso, vale ter atenção a conceitos como omnicanalidade e multicanalidade: garantir que todos os canais de contato e venda se conversem e estejam integrados é essencial.

Saiba mais sobre encantamento do cliente. Assista ao episódio #06 do Group Talks:

YouTube video

Figital é o caminho

Muito se tem falado sobre a experiência figital de compra, e isso não é à toa. Fundir a experiência física e a experiência digital é mais uma tendência essencial da Black Friday 2023.

De acordo com o Relatório Black Friday 2023, mais de 50% dos compradores pretendem fazer as suas compras em espaços digitais, sejam estes marketplaces, lojas virtuais ou redes sociais. Porém, as lojas físicas não ficam atrás: 22% dos consumidores afirmam que farão suas compras fisicamente.

Garantir uma integração fluida entre os espaços físico e digital e uma boa relação com a tecnologia é capital.

Leia também: O que é figital.

A tecnologia é o carro chefe

E ainda falando sobre a tecnologia, ela será uma das grandes protagonistas da Black Friday 2023 – e uma grande aliada nos negócios. Pelo menos é o que diz o Relatório Black Friday 2023, da Olist. Segundo a pesquisa, houve crescimento de mais de 90% no número de lojistas que possuem site próprio.

Isso significa que, cada vez mais, o varejo tem entendido a importância da tecnologia.

Inclusive, a pesquisa também afirma que o uso de ERPs cresceu mais de 60%. Os sistemas de gestão se mostraram personagens principais no sucesso das vendas no varejo, ajudando as empresas a fazer de forma eficiente a gestão financeira, de estoque, de atendimentos e de compras durante eventos de alta demanda, como a Black Friday.

Conheça 6 tendências importantes para a Black Friday 2023

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Gostou do artigo? Agora te convido a ler: Experiência do cliente em shopping.

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              Conheça 6 tendências importantes para a Black Friday 2023Leonardo Hermeto

              Leonardo Hermeto

              Head na Group Software com experiência em desenvolvimento de aplicações de TI para indústria financeira e de shoppings. Atua há mais de 15 anos como responsável por relacionamento com clientes, vendas e marketing.


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