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Como se preparar para as principais datas do varejo

O fluxo de vendas no varejo aumenta significativamente em datas comerciais, como Páscoa, Dia dos Pais, Black Friday, Natal, entre outras. Isso porque essas datas sazonais funcionam como gatilho para compras. Dias das Mães e ...

Leonardo Hermeto

Leonardo Hermeto

10/10/2022
26/09/2024
  • Analise os períodos
  • Faça ações promocionais
  • Mapeie as datas comerciais mais importantes
  • Planeje com antecedência as campanhas de datas comerciais

ÍNDICE

  • Analise os períodos
  • Faça ações promocionais
  • Mapeie as datas comerciais mais importantes
  • Planeje com antecedência as campanhas de datas comerciais

O fluxo de vendas no varejo aumenta significativamente em datas comerciais, como Páscoa, Dia dos Pais, Black Friday, Natal, entre outras. Isso porque essas datas sazonais funcionam como gatilho para compras. Dias das Mães e Natal são momentos em que há forte apelo e incentivo para consumidores procurem por presentes, por exemplo. Por isso, essas datas comerciais são aguardadas por lojistas.

Dessa forma, o planejamento de um cronograma do varejo é fundamental para poder aproveitar as datas sazonais. Veja a seguir algumas dicas para se preparar para esses períodos.

Analise os períodos

É importante ressaltar que nem toda data comemorativa é tão rentável quanto outra, cada uma possui suas particularidades. Assim, analise os dados e invista esforços nas datas menos rentáveis, pois aquelas que organicamente tem maior volume, não necessariamente precisam de muito esforço e estratégias.

Faça ações promocionais

Ações promocionais são ótimos atrativos para aumentar as vendas em datas comerciais. Nesse momento, é importante levar em consideração a concorrência, observando a precificação, diferenciais e vantagens oferecidas. Algumas ideias de ações são:

  • Descontos progressivos;
  • Programa de fidelidade;
  • Voucher de desconto para a próxima compra;
  • Sorteios para compras acima de um determinado valor.

É válido ressaltar que não se deve criar falsas promoções, isto é, aumentar o valor do produto antes e voltá-lo ao valor normal na data. Isso descredibiliza a empresa e afasta consumidores. Não se esqueça que atualmente há muitos sites que fazem o acompanhamento de valores e que são consultados pelos consumidores. Dessa forma, crie promoções reais.

Mapeie as datas comerciais mais importantes

A primeira etapa de um bom planejamento, é ter as datas comemorativas já mapeadas. No Brasil, as principais datas comerciais são:

  • Fevereiro/Março: Carnaval;
  • 08 de março: Dia da Mulher;
  • 15 de março: Dia do Consumidor;
  • Abril: Páscoa;
  • 2º domingo de maio: Dia das Mães;
  • 12 de Junho: Dia dos Namorados;
  • 2º domingo de agosto: Dia dos Pais;
  • 15 de setembro: Dia do Cliente;
  • 12 de outubro: Dia das Crianças;
  • Última sexta-feira de novembro: Black Friday;
  • Última segunda-feira de novembro: Cyber Monday;
  • 25 de dezembro: Natal.

Planeje com antecedência as campanhas de datas comerciais

A comunicação, descontos e logística devem ser planejados com antecedência, pois precisam ser pensados e executados, a fim de garantir a satisfação dos clientes. E a execução desse planejamento envolve diversas pessoas e setores da empresa, por isso, tudo precisa ser organizado, bem definido e com informações claras a todos.

Pensando na importância do planejamento para o varejo, a Group Software preparou uma planilha com cronograma para o varejo.

O material foi desenvolvido para o acompanhamento das ações do varejo que precisam de maior nível de supervisão, como as campanhas mais robustas, por exemplo, as de Black Friday. Ele pode auxiliar as ações das principais datas comerciais, com o intuito de tornar o planejamento mais prático, visual e de fácil acesso às informações.

Como se preparar para as principais datas do varejoDatas comerciais planilha de cronograma do varejo

Baixe gratuitamente o cronograma do varejo e tenha um material completo para ajudar você a vender mais nas datas comerciais.

Planilha: Cronograma do Varejo

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              Como se preparar para as principais datas do varejoLeonardo Hermeto

              Leonardo Hermeto

              Head de Negócios na Group Software com experiência em desenvolvimento de aplicações de TI para indústria financeira e de shoppings. Atua há mais de 15 anos como responsável por relacionamento com clientes, vendas e marketing.


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