inovação-administradora

Folha de pagamento: o que é e como fazer?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Índice

Ao administrar uma empresa, diariamente você toma decisões importantes, desenvolve diversas estratégias para alcançar os resultados de maneira eficaz e eficiente e tudo isso é importante para o sucesso do negócio, é claro.

Porém algumas rotinas burocráticas também fazem parte do processo, e não devem ser esquecidas. Uma delas é a folha de pagamento, que ainda causa certa confusão para vários administradores.

Na prática é necessária organização e um bom uso das ferramentas para facilitar a confecção da folha.

Neste artigo, você vai entender o que é  folha de pagamento, e como descomplicar essa rotina importante. Vamos lá!

O que é a folha de pagamento?

Um dos componentes essenciais do funcionamento da sua empresa sem dúvidas são os colaboradores, certo? Sem eles o seu serviço não existiria e você não precisaria saber como administrar uma folha de pagamento.

A folha de pagamento nada mais é do que a lista de remuneração paga aos seus colaboradores, onde consta o salário, descontos e demais benefícios. Um nome comum para a folha de pagamento é “holerite”.

A elaboração do holerite é uma obrigação legal de toda empresa, e a organização dessa documentação é essencial para prevenir possíveis processos trabalhistas contra a sua empresa. Para isso, são necessários conhecimentos bem específicos da área de RH.

Por se tratar de um documento que representa a atividade exercida e espelha a atividade do colaborador, ela pode ser usada para diversas finalidades (o holerite é usado para a comprovação da aposentadoria, por exemplo) então a organização dessa documentação é essencial.

Como a folha de pagamento é elaborada?

Não existe fórmula mágica para a elaboração da folha de pagamento, mas por se tratar de um documento que faz parte do processo gerencial, também conta com certas especificações, então contanto que o seu modelo não conflite com os requisitos legais, você pode escolher os critérios.

Durante a organização das informações para a confecção do holerite, você deve se basear em algumas informações essenciais, como por exemplo:

  • A frequência do colaborador (faltas, atrasos e afastamentos);
  • O valor do salário base do colaborador;
  • Descontos e encargos sociais (vale-transporte, INSS);
  • Forma de pagamento e quando o valor estará disponível.

É importante ressaltar que deve ser feito o controle do impacto que a folha de pagamento terá no seu orçamento, então a organização das informações é essencial, para não ser pego de surpresa.

Como fazer a gestão da folha?

A necessidade de organização pode ser complicada, dependendo do tamanho da empresa, então a terceirização do serviço é algo bem comum. Várias empresas contam com os serviços de escritórios de contabilidade para cuidar de todas estas informações, o que acaba por agilizar o processo, e mantendo a segurança necessária.

Mesmo com a terceirização deste serviço, é altamente indicado o uso de um software de gestão para centralizar os processos, e economizar tempo com as rotinas. A escolha de uma programa especializado facilita a rotina administrativa, otimiza o trabalho da equipe de RH e aumenta a produtividade.

Conheça o Group Folha

A Group Software oferece soluções para todo o procedimento da folha de pagamento, integrando todos os processos com segurança e agilidade.

Group Folha possui uma interface intuitiva, prática e segura, com diversos módulos para suprir a demanda da sua empresa e se integra com os outros softwares da Group, cobrindo todo o processo desde a admissão até a rescisão

Quer saber mais sobre o Group Folha? Entre em contato com um dos nossos consultores e solicite uma demonstração gratuita! Ligue 0800 702 5700 ou acesse o nosso site.

Receba conteúdos em seu e-mail