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Gestão

GTIN: tudo que você precisa saber sobre esse identificador comercial 

Conheça os 4 formatos de GTIN (Número Global do Item Comercial) e sua importância para o comércio global.

Gustavo Duarte

Gustavo Duarte

24/10/2023
04/11/2024
  • História e evolução
  • Formatos de GTIN 
  • Como obter um GTIN 
  • Uso de GTIN em códigos de barras 
  • Sua importância no comércio eletrônico 

ÍNDICE

  • História e evolução
  • Formatos de GTIN 
  • Como obter um GTIN 
  • Uso de GTIN em códigos de barras 
  • Sua importância no comércio eletrônico 

GTIN é a sigla para Global Trade Item Number, que em tradução livre significa Número Global do Item Comercial. Esse número compõe a parte numérica que acompanha o código de barras. Sua criação e administração são responsabilidade da GS1. 

Mas você sabe qual a importância do GTIN? 

Neste artigo, vamos te contar tudo o que precisa saber sobre o Número Global do Item Comercial. 

4 formatos de GTIN
Conheça os 4 formatos de GTIN.

História e evolução

Sua história remete a um processo muito conhecido: a globalização. Isso porque, no século XX, nasceu a necessidade de as empresas terem um sistema de codificação universal para os produtos. Ou seja, uma forma de padronização do comércio global, trazendo maior facilidade nas operações. 

O primórdio do GTIN surgiu em 1973, quando o UPC (Uniform Product Code) foi usado nos Estados Unidos para identificar produtos com códigos de barras. Então, o GTIN foi evoluindo com a criação da GS1, que é responsável por estabelecer padrões mundiais de identificação de conteúdos.  

Com o avanço do comércio eletrônico, o GTIN tornou-se fundamental para a rastreabilidade e autenticação de produtos no mercado global. 

Formatos de GTIN

GTIN-12 (UPC-A)

Esse formato está presente principalmente na América do Norte, sendo composto por 12 dígitos. Ademais, é empregado em produtos de consumo. 

GTIN-12

GTIN-13 (EAN-13)

Padrão global com 13 dígitos. Esse formato está presente em todo o mundo para identificar produtos de consumo, com destaque para itens vendidos fora da América do Norte. 

GTIN-13

GTIN-8 (EAN-8)

É utilizado para itens pequenos e de baixo valor, quando um código mais curto é suficiente. 

GTIN-8

GTIN-14 (ITF-14)

Com 14 dígitos, é usado para identificar unidades de embalagem, facilitando a gestão de estoque. 

GTIN-14

Como obter um GTIN

A GS1 (Global Standards One) é a empresa responsável pela gestão e estabelecer os padrões globais para produtos e serviços. Por isso, para obter o GTIN a empresa interessada deve associar-se à GS1. 

O primeiro passo é entrar em contato com a GS1 do país ou região, fornecendo informações sobre a organização e os produtos que deseja identificar com GTINs. 

Com base nas informações fornecidas, a GS1 atribuirá os GTINs necessários à empresa. É importante ressaltar que cada produto ou variação de um produto recebe um GTIN único. 

Leia também:

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Uso de GTIN em códigos de barras

A incorporação do GTIN em códigos de barras representa os produtos de forma visual e identificável. O formato do código de barras escolhido, como UPC-A, EAN-13, ITF-14, ou EAN-8, varia de acordo com as necessidades da indústria, regulamentações regionais e tipo de produto.  

Cada dígito do GTIN é mapeado para um conjunto de barras e espaços com larguras, seguindo diretrizes específicas. Ademais, muitos códigos de barras incluem um dígito de verificação para garantir a precisão dos dados.  

Dessa forma, a codificação é realizada por impressoras ou sistemas especializados, permitindo a identificação rápida do produto por meio de leitores de código de barras. Assim, o controle e rastreamento é facilitado.   

Sua importância no comércio eletrônico

Para o comércio eletrônico, O GTIN beneficia lojas online e seus consumidores. Isso porque, a padronização da identificação de produtos torna mais fácil o processo de encontrar produtos específicos e comparar preços. Assim, há uma redução de erros nas compras e facilita a integração com sistemas de e-commerce, aprimorando a eficiência.

Por fim, o uso de GTIN melhora a experiência do cliente, tornando a pesquisa e compra mais simples e confiável. Afinal, a padronização é fundamental para aumentar as taxas de conversão, fidelizar os clientes e criar confiança em ambientes de e-commerce.

GTIN: tudo que você precisa saber sobre esse identificador comercial GTIN

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              GTIN: tudo que você precisa saber sobre esse identificador comercial Gustavo Duarte

              Gustavo Duarte

              Head de Produtos na Group Software com mais de 15 anos de experiência no setor de tecnologia e desenvolvimento de software. Formado em Sistemas de Informação e especialista em Arquitetura de Software.


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