perfil de moradia

Qual é o perfil de moradia mais procurado no mercado?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Índice

“Está pensando em alugar ou comprar? Temos um imóvel ideal para o seu perfil!”: antes de iniciarem esse discurso, as equipes de corretores das imobiliárias devem ficar atentas. Os desejos e as necessidades de quem procura um novo lar estão mudando bastante, o que influencia nas características observadas nos imóveis.

Segundo um estudo recente realizado pelo portal Zap Imóveis, nos anos 70, as características mais procuradas nos imóveis eram ambientes amplos (com 100 m² ou mais), com pé direito alto, poucas opções de lazer, um ou nenhum elevador e nenhuma vaga de garagem.

Qual o perfil de moradia mais procurado no mercado atual?

A partir dos anos 2000, os imóveis mais procurados eram menores, de até dois quartos, com no mínimo uma vaga de garagem e extensa opção de áreas de lazer como academia, piscina e salão de jogos. Devemos considerar que algumas mudanças na sociedade podem ter influenciado no comportamento do consumidor. Um ponto interessante é que segundo os dados do Censo 2010 (divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE), de 2000 até 2010, o número de pessoas envolvidas em algum tipo de separação passou de 11,9% para 14,6%. O que pode ter influenciado na maior procura por imóveis menores, nesse perfil.

Hoje, a busca por imóveis menores continua, porém, além dessas características já citadas, o possível inquilino ou comprador, também considera muito importante a distância da propriedade até o local de trabalho ou estudo e a segurança do entorno. Por isso, apresentar as características do imóvel que podem criar para o cliente, a imagem de local seguro e com fácil acesso a determinadas regiões, pode definir a decisão de compra ou aluguel.

Entender cada necessidade e como as características dos imóveis podem beneficiar o consumidor é um grande desafio para as equipes de corretores das imobiliárias. Deve-se analisar o perfil de cada um no momento da conversa, tentar entender o que ele busca, quais as suas preferências, para assim oferecer as melhores opções.

Além de analisar o perfil e as necessidades de cada cliente, estabelecer uma gestão eficiente dos imóveis é essencial. Conheça o Imobiliária21, sistema desenvolvido pela Group Software para tornar a gestão dos seus clientes e imóveis mais prática e segura.

Receba conteúdos em seu e-mail