Top 6 estratégias efetivas para a retenção de talentos

Aprenda a trabalhar na retenção de talentos de sua empresa, se destaque no mercado e mantenha bons colaboradores em sua equipe.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Índice

Não é de hoje que gestores e profissionais de RH se preocupam com o futuro de sua corporação  buscando novas formas de vencer o desafio da retenção de talentos, além do mais não é nada fácil o processo seletivo para encontrar o funcionário ideal para a vaga.

É comum encontrar gestores que acreditam na famosa desculpa de que um bom salário é suficiente para manter profissionais em uma empresa, é fato que a  remuneração atrai, mas é preciso mais.

COM21
Group Check
Group Folha
Condomínio21
Group Tangerino

Com o medo de perder funcionários qualificados, o mercado de trabalho exigiu novas formas para administrar o turnover das empresas, principalmente quando se trata da retenção de bons colaboradores.

Pensando nisso, separamos neste conteúdo um Top 6 estratégias efetivas para a retenção de talentos, para ajudar no desenvolvimento de sua organização e diminuir drasticamente a saída de profissionais talentosos.

Você vai entender, acompanhe! 

A importância da diferenciação na retenção de talentos

Investir na retenção de talentos de seus colaboradores é essencial para manter sua empresa produtiva, competitiva e sólida no mercado e vale lembrar que não é apenas o funcionário que é avaliado em seu período de experiência, empresas também são observadas.

As melhores empresas reconhecem seus colaboradores como o ativo mais precioso de sua organização, já que sem a mão de obra e o expertise de seus funcionários o desenvolvimento da empresa é comprometido gerando prejuízos inestimáveis.

Não há perda maior para uma empresa do que perder uma mão de obra boa e qualificada, portanto para reter talentos é necessário implantar um conjunto de estratégias que faça jus a permanência daqueles profissionais mais capacitados e com melhores experiências.

6 maneiras eficientes de reter os talentos da sua empresa

Antes de listarmos as Top 6 estratégias efetivas para a retenção de talentos, é preciso entender que retenção de talentos não é só apagar fogo, aliás, se bem trabalhadas, estratégias resultam em inúmeras vantagens para a empresa. 

Dentre os benefícios de investir em  retenção de talentos é possível destacar: equipes mais engajadas, redução de gastos trabalhistas e a atração de candidatos qualificados. Mas como reter talentos na prática? 

Confira nossas 6 dicas:

1. Trabalhe o encantamento desde o processo seletivo

Trabalhar o employer branding de sua empresa pode ajudar e muito na retenção de talentos, conhecido como marca empregadora, employer branding  é uma estratégia que avalia a nota da empresa como local de trabalho. 

É crucial estabelecer prazos e criar um relacionamento saudável com os candidatos desde o primeiro contato, seja claro aos horários disponíveis para entrevista, explique os prazos de processo seletivo e retorne, mesmo se a resposta for negativa.

2. Monte um kit de boas-vindas com elementos emotivos

Não há nada melhor do que se sentir bem-vindo e acolhido, para um novo funcionário seus primeiros dias na empresa definem se realmente vale a pena apostar e empregar todas suas fichas, perspectivas de futuro e metas profissionais ali.

Então separe um kit de boas-vindas com materiais personalizados com o logo e identidade visual de sua empresa, dê preferência aos materiais e acessórios que ele pode utilizar em seu dia a dia.

Vale apostar em canecas, canetas, um crachá personalizado, garrafas de água e até um bloco de notas, para tornar o kit de boas-vindas ainda mais pessoal e especial, crie uma carta com mensagens que o inspire a continuar.

retenção de talentos

3. Capriche na recepção no primeiro dia

E não à toa o ditado “a primeira impressão é a que fica” pode ajudar e muito na retenção de talentos em sua empresa, uma de nossas sugestões é proporcionar uma experiência única ao novo funcionário logo em seu primeiro dia.

Já falamos sobre o Kit de boas-vindas, mas ainda mais importante que isso é saber recepcionar e acolher o novo colaborador, é uma forma de promover a socialização da equipe e deixá-lo confortável em sua inicialização.

E o home-office não é uma desculpa, muitas empresas adaptaram sua recepção com o onboarding à distância, garantindo que mesmo trabalhando em casa, o funcionário não está sozinho e muito menos deslocado.

4. Ofereça benefícios que incluem vantagens para a família

Um estudo realizado nos  Estados Unidos, mostrou que a média de turnover em empresas sem planos ou benefícios é de 157%, já por outro lado, empresas que investem nesse tipo de iniciativa apresentam redução de 138% nessa taxa.

Group Check
Group Folha
Condomínio21
Group Tangerino
COM21

Portanto, nossa quarta dica para reter talentos é investir em benefícios que se estendem para toda família, como por exemplo o Group Consultas.

O formato de benefícios da Group Software vai além do esperado já que oferece diversas vantagens, desde aulas de yoga e inglês até consultas com contadores e advogados, vale lembrar que o benefício pode ser compartilhado e desfrutado em família.

5. Tenha um plano de bonificação diversificado

O melhor investimento é aquele que retorna para gente, certo? O que acha de criar um plano de carreira exclusivo e acompanhar, junto ao colaborador, a sua evolução na empresa.

Assim é possível promover bonificações e demais benefícios ao atingir o que foi acordado no plano, também pode-se utilizar essa métrica quando o colaborador precisa bater metas e até mesmo bonificá-lo de outras conquistas profissionais 

Um dos modelos utilizados por empresas preocupadas na retenção de talentos e otimização de processos é a Group Store, uma  moeda oficial onde você consegue acumular pontos e trocar por viagens, serviços e produtos dos mais variados nichos.

6. Invista no desenvolvimento dos profissionais

Por fim, a última estratégia na retenção de talentos é sempre incentivar o conhecimento e promover contínuo desenvolvimento dos colaboradores, lembre-se que nem sempre o aumento de  salários, resolve o problema, proponha  benefícios como:

  • Parcerias com instituições de ensino;
  • Convênios com academias ou clubes de lazer;
  • Ofereça auxílio-creche ou plano de saúde familiar. 

Investir em seus profissionais é colher benefícios que ultrapassam a retenção e agregam valores a sua empresa,  promova ao funcionário constantes aprendizados, incentive em novas realizações.

Você gostou do nosso conteúdo sobre retenção de talentos? Aproveite a visita para assinar a nossa newsletter e acompanhe tudo sobre gestão de RH. Assim você receberá nossas atualizações na sua caixa de entrada toda semana!

Receba conteúdos em seu e-mail