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Site para imobiliária: melhores práticas para ter sucesso

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Índice

Presença online não é mais diferencial para nenhum negócio, mas uma necessidade.

Afinal de contas, os hábitos de compra e pesquisa do consumidor se transformaram drasticamente nos últimos anos, exigindo que o mercado se adaptasse e tivesse uma mudança à altura. Com o segmento de imóveis, não seria diferente!

Nesse setor, de fato, ter um site caprichado é um verdadeiro imperativo. O endereço online é a vitrine do catálogo de imóveis do negócio, e o cuidado nessa apresentação faz toda a diferença para fechar cada vez mais contratos e se destacar na concorrência.

No artigo de hoje, conheça as melhores práticas para ter sucesso com um site para imobiliária e decolar no mercado!

Como criar um site para imobiliária?

Hoje em dia existem diversas formas de criar um site, contudo, a mais fácil e produtiva delas é por meio de um software imobiliário.

Existem hoje, alguns softwares no mercado com sua plataforma de site dedicada e integrada. Isso significa que, além de ter um site feito única e exclusivamente para o modelo de negócio imobiliário, você já o terá integrado com um software de gestão, automatizando processos e centralizando a gestão.

Fora isso, é relevante buscar por uma plataforma que também tenha integração com portais de compra e venda.

Isso significa que, por meio de uma única plataforma, o gestor poderá criar anúncios personalizados que serão automaticamente expostos nos maiores portais do país.

Como alavancar um site para imobiliária?

Em primeiro lugar, é importante ter em mente que o site para imobiliária é mais do que o meio de exposição da sua cartela de imóveis: trata-se de um importante canal de comunicação com o seu público e entre o seu próprio público (promovendo a interação entre proprietários e potenciais compradores ou locatários, por exemplo).

O site, além disso, é um ingrediente indispensável da estratégia de marketing digital, indo de encontro às buscas online da maioria dos potenciais clientes da atualidade.

O poder do Google Analytics

Esta ferramenta gratuita será sua maior aliada para o crescimento do seu site. O Google Analytics é um serviço oferecido pelo Google que pode ser instalado em seu site.

A função da ferramenta é monitorar o comportamento de visitantes. Desta forma, você terá acesso a relatórios e funcionalidades que revelarão o comportamento do seu consumidor.

Analisando estes dados, você não só saberá o que foi feito que está dando certo e o que está dando errado, bem como, terá insights e enxergará novas oportunidades e estratégias que vão alavancar seu site.

Tenha um CRM integrado com o seu site

É importante ter em mente que seu site pode, e deve, ser usado como uma plataforma de captação de clientes. Esta captação pode ser feita por meio de formulários que pedem e-mail, telefone ou outros tipos de contatos e informações relevantes.

Lembre-se que este tipo de informação não deve ser pedida em troca de nada. Para isso, você pode oferecer conteúdo relevante, newsletter e até mesmo descontos em troca da informação.

Estabelecido este processo, ao integrar uma ferramenta de CRM, todas essas informações serão absorvidas pelo site e passadas ao CRM. Desta forma, é criado um fluxo de nutrição e acompanhamento do potencial cliente, entendo-o melhor cada vez mais.

Atenção à identidade visual e à responsividade

É importante que o design do site reflita a paleta de cores e o estilo da identidade visual da imobiliária, seguindo a linha de todo o material de divulgação/comunicação. Esse cuidado fortalece a imagem da imobiliária no mercado e na mente do cliente, consolidando o branding ou a percepção da marca pelo público.

Além de apresentar coerência visual, o site deve primar pela usabilidade e pela experiência de navegação do usuário. Isso significa oferecer facilidade de uso e um design limpo e intuitivo na página, permitindo que as informações desejadas sejam encontradas sem esforço e estimulem a permanência do usuário no site.

Criação e alimentação de um blog

É muito provável que você já tenha ouvido falar em marketing de conteúdo, certo?

A produção de conteúdo informativo, relevante e útil para o dia a dia do público (como forma de atração e retenção de clientes) é cada vez mais aplicada por negócios de todos os setores para atrair, encantar, engajar e fidelizar visitantes, consumidores e potenciais consumidores.

Para veicular esse conteúdo, invista na criação de uma seção para blog no site da imobiliária, construindo uma excelente porta de entrada para ganhar novos visitantes e aumentar o tráfego no seu portal.

A estratégia também é um ótimo caminho para educar o público sobre assuntos de seu interesse, posicionando sua imobiliária como autoridade no mercado.

Abordar dúvidas frequentes relativas ao segmento de imóveis e orientar o leitor no sentido da melhor solução/decisão para as suas necessidades são ótimos pontos de partida para criação de artigos interessantes. Não se esqueça de divulgar o conteúdo nas redes sociais.

Capricho na apresentação do catálogo de imóveis

É claro que a apresentação do portfólio da imobiliária é uma das áreas mais importantes do site – em geral, essa seção atrai a maior parte das visitas do site, sendo responsável por instigar o visitante a explorar mais imóveis e desejar prosseguir na jornada até o fechamento do contrato.

Não por acaso, imagens de boa qualidade dos imóveis são fundamentais. É importante ter em mente que o cliente quer obter o máximo de detalhes possível. Invista em um bom número de fotos e na iluminação adequada, além de ângulos estratégicos que favoreçam os pontos fortes do imóvel.

Além de caprichar nas fotos, não se esqueça também de investir em descrições completas e atraentes. Lembre-se: a descrição complementa a foto e revela também o que as imagens não mostraram (incluindo as características negativas. Não oculte informações).

Erros de português e de digitação comprometem a credibilidade e a confiabilidade dos seus serviços – fique atento!

Site amigável ao Google – otimização com SEO

Você caprichou no layout, na apresentação dos imóveis e na criação de conteúdo para o blog. O próximo passo é se certificar de que o site imobiliário vai ganhar um bom posicionamento nos resultados de busca do Google, adquirindo mais visibilidade e conquistando mais visitantes.

Para atingir esse objetivo, a ferramenta utilizada é o SEO (Search Engine Optmization ou Otimização para os Motores de Busca), que consiste em uma série de medidas e adequações para tornar o conteúdo do site e do blog o mais “amigável” possível para o Google.

Vale lembrar que o SEO pode ser aplicado a todas as páginas do site, envolvendo desde os artigos do blog à escolha das melhores palavras-chave para a homepage. Algumas das principais técnicas de SEO incluem:

  • Uso adequado das tags HTML;
  • Pesquisa e uso das palavras-chave mais buscadas pelos usuários no Google;
  • Link building, criando pontes entre diferentes conteúdos e ganhando referências de outros portais de qualidade.
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Ofereça facilidade e segmentação na busca de imóveis

Lado a lado ao catálogo bem construído e chamativo (com imagens e descrições de qualidade), o usuário de todo site imobiliário também espera facilidade nas buscas, aumentando suas chances de encontrar o imóvel ideal muito mais rápido.

Nesse sentido, oferecer uma boa ferramenta de buscas é outra etapa fundamental do site para imobiliárias, possibilitando que o usuário filtre as características desejadas até chegar ao seu perfil de imóvel ideal.

É importante que o site permita, assim, que os visitantes segmentem sua pesquisa de imóveis por bairro, número de quartos, valor, tipo de imóvel e vagas na garagem, por exemplo.

Essa facilidade não apenas melhora significativamente a experiência do usuário no site (tal como comentamos acima), como também potencializa as chances de fechar novos negócios.

Ofereça canais de atendimento online

Uma das características de todo bom site é sua possibilidade de interação com o usuário/qualidade de atendimento.

Além de fornecer os contatos tradicionais para o usuário (telefone, e-mail), a dica de ouro é apostar nos chats online (robotizados ou não) para oferecer um canal de atendimento digital ao visitante/cliente.

O recurso é sinal de otimização, facilidade e inovação, permitindo que o cliente seja atendido por qualquer dispositivo conectado à internet. O chat ainda tem a vantagem da disponibilidade, permanecendo aberto ao público 24 horas por dia.

A opção de atendimento via WhatsApp também é uma grande aliada do dinamismo e da praticidade para o cliente. Existem, inclusive, plataformas que integram o site com eficácia ao aplicativo.

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