imobiliaria21-gestao-financeira

Laudo de vistoria de imóvel: saiba tudo sobre o assunto

O laudo de vistoria de imóvel é fundamental para que você consiga vender, comprar, doar ou mesmo “brigar” judicialmente por um imóvel. Nesse conteúdo damos um panorama geral de como elaborar contratos de venda e locação com maestria!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Índice

O laudo de vistoria de imóvel é fundamental para que você consiga vender, comprar, doar ou mesmo “brigar” judicialmente por uma casa ou apartamento tendo como base seu real valor de mercado.

O ramo imobiliário é muito importante para a economia brasileira e não à toa, encargos como IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), SELIC (taxa básica de juros) têm alto impacto na compra, venda e aluguéis de imóveis.

O que isso significa na prática? Bom, estar sempre atento sobre o mercado, seus dados e documentações é fundamental para realizar vendas a um valor compatível, justo e competitivo, e para isso o laudo de vistoria é muito importante.

Então, para que você consiga elaborar contratos de venda e locação com maestria, continue a leitura deste conteúdo!

O que é o laudo de vistoria de imóvel

O laudo de vistoria de imóvel nada mais é que um documento preenchido com as informações mais importantes sobre um empreendimento, como infraestrutura, estado de conservação, histórico de manutenção, dentre outros.

Desse modo, os registros devem ser voltados para a saúde do imóvel e mostrar o que precisa ser reparado, trocado ou reformado. Em um contrato de locação, os custos das manutenções devem ser negociados, podendo ser abatidos mensalmente, por exemplo.

O laudo de vistoria, assim como o contrato de locação, visa proteger o inquilino e o proprietário do imóvel durante uma transação. 

Para o que serve o laudo de vistoria de imóvel?

O laudo de vistoria serve única e exclusivamente para comprovar formalmente (e com respaldo contratual) os valores de um imóvel disponível para locação ou venda. Diante disso, são avaliados os seguintes fatores:

  • localização do imóvel;
  • infraestrutura do bairro;
  • metros quadrados do imóvel (m²);
  • indicadores do mercado imobiliário;
  • estado de conservação do imóvel.

Toda a avaliação presente no documento é realizada com o intuito de trazer segurança à transação, ou seja, garantir que o imóvel não seja supervalorizado ou mesmo se desvalorize.

laudo de vistoria de imóveis

Quais são os profissionais responsáveis pela vistoria?

Bom, como você já pôde conferir até aqui, o imóvel não é vendido ou alugado pelo valor que o proprietário bem entende, já que existem fatores para uma precificação justa.

Por isso, diferentes profissionais são responsáveis por realizar a vistoria de um imóvel. São eles:

  • engenheiro: analisa a segurança da construção do imóvel a partir de cálculos e metodologias;
  • arquiteto: estuda a harmonia da área construída, como ela pode ser aproveitada e regulamenta projetos arquitetônicos de uma região;
  • economista: mapeia os hábitos de compra e dados que valorizam ou desvalorizam um imóvel partindo de indicadores micro e macroeconômicos;
  • consultor imobiliário: avalia, preenche e confirma toda a documentação preparada para a realização do negócio.

Modelo de laudo de vistoria de imóvel 

Aqui começa o que podemos chamar de “a parte prática da coisa”, mais especificamente o modelo de laudo de vistoria de imóvel.

Bom, o documento não possui um “padrão de montagem”, mas algumas informações devem estar presentes nele obrigatoriamente.

O modelo de laudo de vistoria de imóvel deve atestar o estado em que o empreendimento foi entregue, seja ele comercial ou residencial. Veja abaixo como é feito o laudo do imóvel e o que deve ser registrado nele.

Como o laudo é feito

A vistoria é realizada pelos profissionais já listados ao longo deste artigo, onde eles analisam tecnicamente quais são os pontos fracos e fortes de um imóvel e como negociá-los de forma justa em relação aos valores do mercado.

Vale dizer que o laudo não é obrigatório em todos os casos, mas são indicados para proteger empreendimentos em ações judiciais, transações comerciais e fazer a gestão patrimonial.

O que deve ter no modelo de laudo de vistoria de imóvel

O modelo de laudo de vistoria de imóvel deve ser preenchido cuidadosamente pelo consultor imobiliário após as avaliações dos engenheiros, arquitetos e demais profissionais envolvidos.

Com isso, é indispensável que o laudo detenha as seguintes informações registradas:

  • dimensões do imóvel;
  • vazamentos e infiltrações;
  • pintura e revestimento;
  • nivelamento do solo;
  • portas e janelas;
  • pias, torneiras e tanques;
  • instalações hidráulicas e elétricas;
  • condições do imóvel;
  • condições dos itens essenciais.

Como validar o laudo

Fazendo parte do contrato de locação, o laudo de vistoria de imóvel deve ser anexado a ele com todos os dados apontados acima e assinado pelas partes envolvidas na negociação: locatário, inquilino e no mínimo duas testemunhas do acordo.

Para fazer a gestão dos documentos, um software para imobiliárias pode ajudar, pois armazena os dados com segurança e oferece rapidez e praticidade para acessá-los antes, durante e após as negociações.

É possível negociar sem o laudo de vistoria de imóvel?

A resposta é sim! Entretanto nem tudo é tão fácil quanto parece e na realidade os laudos trazem vantagens a uma imobiliária.

O laudo tem a função mostrar o preço justo dos imóveis às imobiliárias e instituições financeiras. Portanto, o documento serve como proteção para vendas, reajustes de aluguéis e também fiscalizações patrimoniais.

Como fazer uma vistoria rápida e precisa

Já pensou ter acesso aos laudos de vistorias na palma da sua mão e já preparar o próximo passo da sua imobiliária? Pois é, essa facilidade é proporcionada pelo aplicativo para vistoria de imóveis!

O aplicativo para imobiliária é como um software de gestão, porém em uma versão mobile criada para tornar sua rotina mais prática e otimizada.

Por meio do app, você tem acesso a toda a documentação necessária na transação do imóvel de maneira rápida, segura e extremamente tecnológica.

Além disso, a ferramenta conta com o recurso de assinatura virtual com validade jurídica, modelos prontos e personalizáveis de vistoria, vistoria feita por voz e convertida em texto, laudo de vistoria personalizado, envio automático de cadastro de usuários e assinatura de laudo e exportação de PDF para vistorias em processo.

A vistoria costuma ser longa e burocrática, mas com o aplicativo sua imobiliária reduz todo o processo em poucas horas de trabalho!

Agora que você já sabe tudo sobre o assunto, baixe o aplicativo para vistorias e acelere o crescimento da sua imobiliária com segurança e inovação!

Receba conteúdos em seu e-mail