Ăltima atualização: 21 de setembro de 2021
As inovaçÔes em marketing para administradoras de condomĂnio ganharam destaque nesses Ășltimos anos, baseando-se em trĂȘs principais pilares, o marketing digital ajuda condĂŽminos a conquistarem novos clientes, ganharem o reconhecimento no mercado e fidelizar ainda mais sua carteira.
Então, para diferenciar-se de seus concorrentes e ganhar a visibilidade em um mercado tão competitivo é necessårio esquecer todos os métodos tradicionais jå aplicados e abrir os olhos para o mundo do marketing digital e suas novas ferramentas
Por isso, trouxemos as 10 maiores tendĂȘncias do ano no segmento de marketing condominial.
Acompanhe neste conteĂșdo a importĂąncia do marketing para administradoras de condomĂnio e mude os resultados de sua empresa!
Como se destacar com o marketing condominial?
Tendo em vista que o acesso e consumo a informação sofre constantes mudanças, precisamos nos reinventar cada vez mais para acompanhar o mercado e o consumo. nĂŁo Ă toa que vivenciamos nas Ășltimas duas dĂ©cadas o advento da internet e hoje desfrutamos de mecanismos superpotentes de busca, informação e interação.
Com isso o marketing condominial precisou evoluir e ganhar uma nova forma, exigindo de seus gestores, sĂndicos e responsĂĄveis tĂ©cnicos novas maneiras para alcançar seu pĂșblico, divulgar seus serviços e prospectar novos clientes.
ConteĂșdo, nĂŁo basta apenas acompanhar a tecnologia e esperar os resultados baterem em sua porta, para se destacar Ă© preciso diferenciar-se da concorrĂȘncia, falar a linguagem do seu pĂșblico e, acima de tudo, realizar um bom planejamento de marketing.
Qual Ă© a importĂąncia do marketing condominial para administradoras de condomĂnios?
Como ressaltamos anteriormente, quem não é visto não é lembrado, mas a importùncia do marketing condominial digital vai muito mais além do que ganhar visibilidade no mercado de condÎminos.
Por exemplo, ao utilizar corretamente as tendĂȘncias de marketing para administradoras de condomĂnio que trouxemos abaixo, Ă© possĂvel expandir seu negĂłcio para outras cidades e estados, jĂĄ que o marketing digital possibilita criar campanhas geogrĂĄficas.
Ele tambĂ©m Ă© o responsĂĄvel por criar o elo de relacionamento entre sua administradora e o seu pĂșblico-alvo e trabalha diretamente na conquista e fidelização de seus clientes.
As estratégias de atração encontradas dentro do marketing para administradora de empresas possibilitam mais de uma forma de captação, tudo depende apenas dos resultados que deseja alcançar e qual retorno gostaria de ter, seja ele em curto, médio ou longo prazo.
10 tendĂȘncias de marketing para o setor condominial
Podemos encontrar inĂșmeras possibilidades dentro do marketing condominial, mas para definir qual delas se encaixa em sua necessidade Ă© preciso traçar cuidadosamente suas intençÔes, desde o tempo hĂĄbil para aplicĂĄ-la atĂ© ao valor que estĂĄ disposto a investir.
Portanto, antes de apresentarmos as 10 tendĂȘncias de marketing mais utilizadas no setor condominial, Ă© necessĂĄrio questionar a finalidade de sua campanha.
Pode atrair mais visitantes para seu site, aumentar o nĂșmero de seguidores de sua rede social ou atĂ© mesmo ampliar sua taxa de conversĂŁo em uma estratĂ©gia jĂĄ utilizada em sua empresa.
Agora com a meta definida, acompanhe nosso conteĂșdo com as 10 tendĂȘncias de marketing para o setor condominial em 2021!
Esteja presente nas redes sociais
A primeira e mais simples das tendĂȘncias de marketing para administradoras de condomĂnio Ă© para vocĂȘ que deseja marcar presença nas mĂdias sociais e ampliar seus seguidores e interaçÔes na rede.
Para atrair seu pĂșblico, aposte em postagens semanais que agreguem os valores pertinentes a sua prestação de serviço, vale tambĂ©m tirar dĂșvidas, abrir caixa de sugestĂ”es em seus stories e buscar mais interatividade com aqueles que sua empresa deseja se comunicar.
O estudo de persona Ă© um fator decisivo na hora de escolher a rede social que serĂĄ o carro chefe da sua empresa, mas se jĂĄ tem uma definida e precisa apenas ampliĂĄ-la e ganhar visibilidade, basta seguir o que dissemos acima.
Agora se quer definir uma rede para focar em sua primeira estratégia, lembre-se de que serå aquele o cartão de visitas da sua empresa, então defina quais são as redes mais visitadas por seus clientes em potencial e como eles a utilizam para encontrar o seu serviço.
No Instagram e Facebook, por exemplo, Ă© indicado manter uma comunicação mais simples, focando em conteĂșdos simples e diretos.
Ja o Linkedin por se tratar de uma rede mais corporativa e de networking, vale apostar em conteĂșdos que se comuniquem com as dores de sua persona, gerando curiosidade e focando em soluçÔes
Gerar conteĂșdo relevante para a persona
Por mais que nĂŁo pareça uma tendĂȘncia, desenvolver conteĂșdos exclusivos para sua persona Ă© a forma mais eficiente de ganhar autoridade e se diferenciar da concorrĂȘncia.
Quando sua empresa cria conteĂșdos relevantes, principalmente aqueles que respondem as questĂ”es mais frequentes de seu cliente em potencial, vocĂȘ os educa e gera ainda valor ao seu serviço.
Afinal, nada melhor do que encontrar a resposta para o que procuramos com uma linguagem que compreendemos, mas como isso faz parte do marketing de administradoras de condomĂnio?
ConteĂșdos sĂłlidos passam uma imagem de seriedade, comprometimento e preocupação, alĂ©m disso Ă© possĂvel inserir links ao longo da leitura ou CTAS que direcionam o leitor a realizar uma ação, como por exemplo o preenchimento de um formulĂĄrio de contato.
O inbound marketing condominial Ă© uma estratĂ©gia que foca na criação conteĂșdos relevantes e que respeitam cada etapa do funil de vendas e com isso Ă© possĂvel garantir desde leads de qualidade atĂ© um posicionamento orgĂąnico no Google longo prazo.
Agregue valor com um blog condominial
NĂŁo Ă© de hoje que a criação de blogs condominiais ganha visibilidade com seu pĂșblico, portanto se sua empresa jĂĄ possui um site, aderir um espaço ao blog condominial nĂŁo Ă© tĂŁo difĂcil assim.
Dentro do blog Ă© possĂvel criar conteĂșdos informativos, curiosidades, atualizar sobre novas regras e leis condominiais e atĂ© mesmo separĂĄ-los por assuntos e tags, facilitando a jornada do cliente em seu site.
E quando se escreve sobre um assunto ou dĂșvida comum do condomĂnio a vantagem adquirida Ă© muito maior que o tempo e investimento disposto para criação dos conteĂșdos, com um blog condominial vocĂȘ conquista autoridade e importĂąncia para sua empresa.
Relacionamento online e automatizado
Quando se pensa em investir em marketing muitas vezes o relacionamento online e automatizado fica em segundo plano ou nem mesmo Ă© uma opção, mas dentre todas as tendĂȘncias listadas aqui, consideramos esta a mais importante.
Para obter sucesso em sua estratĂ©gia de marketing para administradoras de condomĂnio, Ă© necessĂĄrio criar um vĂnculo maior com o cliente e nĂŁo hĂĄ maneira melhor do que dispor de um sistema exclusivo e automatizado.
Os clientes da Group Software por exemplo, podem oferecer aos condomĂnios o aplicativo COM21. Um aplicativo que estreita a relação entre administradores, sĂndicos e condĂŽminos.
Ou seja, demandas que antes demoravam horas para serem solucionadas, sĂŁo resolvidas rapidamente atravĂ©s de um aplicativo para ĂĄrea do condĂŽmino, tornando a experiĂȘncia do consumidor Ășnica e gerando resultados positivos por onde passa.
Defina seu cliente ideal
O perfil de cliente ideal, tambĂ©m chamado de ICP o mostra quais sĂŁo as caracterĂsticas principais em comum das entre os consumidores potenciais de seu negĂłcio.
NĂŁo tem como montar uma campanha ou projeto de marketing para sua empresa condomĂnio sem antes definir o cliente ideal, afinal essa Ă© a base para que o projeto de marketing de administradoras de condomĂnios tenha uma resposta positiva logo em sua primeira aplicação.
Mas como definir o cliente ideal para a sua empresa? Ă certo que idealizamos em um mundo perfeito onde hĂĄ uma sincronia entre os administradores, sĂndicos e condĂŽminos, mas se de fato houvesse, como o cliente ideal se parece para vocĂȘ?
Então procure identificar as semelhanças entre seus clientes em potencial, quais seus costumes e onde marcam presença dentro do marketing condominial.
Portanto, com esses pensamentos jĂĄ Ă© possĂvel definir a persona de sua empresa e analisar a melhor estratĂ©gia de nossa lista que atraem o olhar e garantem a atenção desejada.
Investimento em anĂșncios segmentados
Famoso entre as mĂdias pagas, os anĂșncios segmentados sĂŁo uma Ăłtima opção para administradoras que desejam grandes resultados em um curto espaço de tempo.
A segmentação mais conhecida e utilizada no marketing digital Ă© a exposição de anĂșncios patrocinados no Google ads, estes anĂșncios direcionam pesquisas especĂficas de um segmento para uma pĂĄgina de site ou uma Landing Page.
Outro benefĂcio das mĂdias pagas Ă© que vocĂȘ sĂł paga por clique ou interação, no caso do Google ads o valor sĂł Ă© cobrado se o Lead clicar em seu anĂșncio.JĂĄ em casos como Facebook e Instagram Ă© possĂvel pagar por quantidade de interaçÔes e alcance que o seu anĂșncio alcançar.
Marketing Tradicional
O surgimento de novas tendĂȘncias no marketing condominial nĂŁo abona a utilização das prĂĄticas tradicionais de marketing, a indicação boca-a-boca ainda Ă© muito efetiva e Ă© necessĂĄrio manter a fidelização de clientes para ampliar ainda mais seus resultados.
TambĂ©m Ă© possĂvel fazer bom uso dessa estratĂ©gia investindo na experiĂȘncia de seu cliente jĂĄ fidelizado, o famoso pĂłs vendas, isso envolve: serviço, suporte e atendimento.
E Ă© algo bem simples: uma pessoa sĂł indicarĂĄ seus serviços Ă outra caso haja uma experiĂȘncia e interação positiva com vocĂȘ, certo?
Pensando nisso, nĂłs da Group Software oferecemos um aplicativo que estreita a relação entre administradores, sĂndicos e condĂŽminos otimizando demandas e solucionando problemas recorrentes no setor de condĂŽmino.
Invista em vĂdeos institucionais e seja criativo
Os vĂdeo institucionais sĂŁo uma excelente ferramenta de divulgação de marketing condominial, tem como principal missĂŁo apresentar sua empresa assim como os seus produtos e serviços, de maneira mais profissional e assertiva.
Para elaboração de um vĂdeo institucional, Ă© indicado que o mesmo possua uma duração mĂ©dia de 30 segundos a 2 minutos, tudo depende de sua finalidade e canal em que serĂĄ divulgado.
Isso porque, alĂ©m de divulgar o seu negĂłcio, ele traz notoriedade e engajamento direto com o seu pĂșblico-alvo, tambĂ©m Ă© fĂĄcil de vincular nas mais variadas mĂdias e demais canais de comunicação.
Invista em uma imagem profissional e acessĂvel
A imagem que sua empresa vai transmitir aos clientes em uma campanha de marketing, rede social, impresso publicitårio e até mesmo em uniformes é uma preocupação relevante e de suma importùncia,
Por isso Ă© necessĂĄrio definir uma identidade visual que transmita profissionalismo e ao mesmo tempo seja acessĂvel ao seu cliente ideal, lembre-se que falar a linguagem de seu consumidor Ă© mais importante do que encher de detalhes ou informaçÔes desnecessĂĄrias.
A simplicidade e consistĂȘncia ganha destaque se somados com um bom planejamento de identidade visual, por isso uma das tendĂȘncias do marketing para administradoras de condomĂnio Ă© ter coesĂŁo em todo o processo de criação de artes, imagens e demais informativos.
E-mail marketing
Diferente do que muitos pensam, o E-mail marketing ganha destaque dentre as tendĂȘncias de marketing para administradoras de condomĂnios em 2021 com louvor, mas Ă© vĂĄlido ressaltar que os resultados dependem de uma boa estruturação de marketing.
Ou seja, Ă© possĂvel por meio do E-mail marketing atrair novos contatos, potencializar a venda de um produto ou simplesmente convidar pessoas a se inscreverem em um seu newsletter.
PorĂ©m os resultados sĂŁo ainda maiores se o seu principal objetivo Ă© fidelizar clientes e gerar engajamento, seja sua origem de clientes em potencial por meio uma base orgĂąnica ou originĂĄrios da mĂdia paga (ADS).
Como o assunto Ă© potencializar os resultados do seu negĂłcio, acesse o site da Group Software e conheça softwares com soluçÔes personalizadas para vocĂȘ!