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Condomínios

Cuidados essenciais na terceirização de serviços em condomínios

Os principais cuidados na terceirização de serviços em condomínios incluem compreender o impacto da regulamentação, avaliar os benefícios e desafios, elaborar contratos bem estruturados, acompanhar a execução dos serviços e priorizar empresas com boa reputação e experiência.

Felipe Godinho

Felipe Godinho

16/12/2024
  • Entendendo a terceirização de serviços em condomínios
  • Exemplos de serviços terceirizados em condomínios
  • Impactos na rotina da administradora de condomínios
  • Pontos de atenção na terceirização de serviços
  • Próximos passos

ÍNDICE

  • Entendendo a terceirização de serviços em condomínios
  • Exemplos de serviços terceirizados em condomínios
  • Impactos na rotina da administradora de condomínios
  • Pontos de atenção na terceirização de serviços
  • Próximos passos
Terceirização de serviços em condomínios: descubra vantagens, cuidados na contratação e como garantir eficiência com contratos bem-elaborados.

A terceirização de serviços é uma prática cada vez mais comum em condomínios. No segmento condominial, as funções mais visadas pelos gestores na terceirização envolvem limpeza, vigilância e conservação, mas podem abranger os mais diversos profissionais. 

Inclusive, com os ajustes da lei, o condomínio pode terceirizar até 100% do seu quadro de funcionários, se assim desejar. Porém, é essencial tomar certos cuidados para evitar dores de cabeça. 

Neste artigo, organizamos informações essenciais sobre terceirização de serviços em condomínios, desde as vantagens até os cuidados a serem tomados. Boa leitura! 

Entendendo a terceirização de serviços em condomínios

Mas, afinal, o que é terceirização de serviços? 

Essa prática empresarial, também chamada de terceirização do trabalho, é o processo de contratar outra empresa para executar determinados serviços, em vez de fazê-lo com seus próprios funcionários.  

A terceirização é bastante comum em condomínios, mas sua implementação requer algumas cautelas. É importante, por exemplo, ter atenção às leis, aos serviços permitidos e ao impacto na rotina administrativa.  

Contexto e regulamentação legal

A terceirização de serviços foi regulamentada no Brasil pela Lei 13.429/2017, conhecida como Lei da Terceirização. 

Essa legislação ampliou as possibilidades para que empresas e condomínios possam terceirizar tanto atividades-meio quanto atividades-fim, desde que respeitadas as normas. 

Para que a terceirização seja feita de maneira legal e segura, deve-se observar alguns pontos. 

  • A empresa contratada: a empresa deve ser devidamente registrada e responsável por todos os encargos trabalhistas, previdenciários e fiscais dos trabalhadores terceirizados. 
  • Direitos trabalhistas: os trabalhadores terceirizados têm direito às mesmas condições de segurança e saúde que os empregados diretos, conforme o artigo 4°-C da lei. 
  • Responsabilidade subsidiária: o condomínio contratante pode ser responsabilizado subsidiariamente caso a empresa terceirizada não cumpra suas obrigações legais com os trabalhadores. 

Exemplos de serviços terceirizados em condomínios

Como já dissemos na introdução, é possível terceirizar até 100% dos funcionários de um condomínio.  

Essa flexibilidade permite que administradoras contratem empresas especializadas para desempenhar funções essenciais nos condomínios administrados. 

É mais comum que condomínios terceirizem alguns serviços. Veja, a seguir, alguns exemplos. 

  • Serviços de limpeza e conservação, como limpeza das áreas comuns, gestão de resíduos e conservação de superfícies e equipamentos. 
  • Portaria e segurança eletrônica, desde o controle de acesso até a segurança dos espaços do condomínio. 
  • Manutenção predial preventiva ou corretiva, incluindo inspeções regulares e reparos em sistemas. 
  • Jardinagem e paisagismo, com cuidado especializado com jardins, gramados e plantas. 

Além desses, existem, ainda, muitos outros serviços que podem ser terceirizados, como o suporte de informática, serviços de lavanderia, cuidado com piscinas e áreas de lazer e zeladoria, por exemplo. 

Impactos na rotina da administradora de condomínios

A terceirização de serviços em condomínios, obviamente, gera um impacto direto na rotina da administradora — e traz tanto benefícios quanto novos desafios. 

Ao delegar atividades específicas dos condomínios para empresas especializadas, as administradoras podem reorganizar seus processos internos e otimizar a gestão. 

Por exemplo, a terceirização elimina parte da complexidade associada à administração de funcionários próprios, como: 

  • contratação; 
  • pagamento de encargos trabalhistas;
  • gerenciamento de férias. 

Em vez disso, a prestadora de serviços assume essa responsabilidade, permitindo que a administradora foque na coordenação e supervisão dos serviços contratados. 

Além disso, com a terceirização, as administradoras podem escalar suas operações de forma mais ágil, sem a necessidade de contratar e treinar mais funcionários internamente. 

Isso é especialmente útil para administradoras que gerenciam múltiplos condomínios e buscam manter custos controlados enquanto ampliam sua carteira de clientes. 

Por outro lado, é importante lembrar que a prática de terceirização exige planejamento e supervisão para garantir que os serviços terceirizados atendam aos padrões de qualidade esperados e às demandas dos condôminos. 

Pontos de atenção na terceirização de serviços

Embora traga diversas vantagens, a terceirização exige cuidado e um planejamento adequado, para garantir que os benefícios superem os desafios. 

Tomar certos cuidados é essencial para evitar problemas futuros, desde riscos jurídicos até mesmo penalidades previstas para o descumprimento da legislação. Além disso, essas precauções também asseguram uma parceria produtiva e alinhada com as necessidades do condomínio. 

A seguir, veja alguns pontos a que é importante se atentar ao contratar uma terceirizadora. 

Atenção à idoneidade da empresa prestadora de serviços

Antes de fechar contrato, é fundamental verificar a reputação e a idoneidade da empresa prestadora. 

Afinal de contas, é a segurança do condomínio que está em jogo, além de sérias questões trabalhistas que podem afetar gravemente a gestão condominial se não houver o devido cuidado. 

Confira algumas dicas para garantir que a empresa escolhida é confiável: 

  • pesquise a atuação da empresa no mercado, verificando há quanto tempo opera e quem são seus clientes; 
  • solicite depoimentos ou indicações de condomínios de confiança; 
  • verifique se a empresa está registrada corretamente e cumpre todas as obrigações fiscais e trabalhistas; 
  • exija certidões negativas atualizadas de débito da empresa em relação à prefeitura, INSS, Receita Federal e FGTS. 

Com esses cuidados, é possível evitar golpes ou problemas legais relativos à atuação inadequada da prestadora. 

Avalie o custo-benefício

Embora o preço seja um fator importante, optar pela proposta mais barata nem sempre é a melhor escolha.  

Com a terceirização, o objetivo de muitos gestores é conseguir economizar, mas a verdade é que o valor gasto não se diferencia muito (ou não deveria se diferenciar) da contratação tradicional. 

Isso ocorre porque uma prestadora de serviços séria e idônea precisa arcar com os mesmos direitos trabalhistas e encargos do que os exigidos por um funcionário próprio no condomínio. 

Nesse sentido, por mais importante que seja economizar, o ideal é repensar a parceria com empresas que praticam valores muito abaixo da média. 

O mais provável é que, se o valor está tão baixo, essas empresas estejam em falta com a remuneração tabelada dos funcionários ou não cumprindo o pagamento das taxas e tributos necessários, o que pode se tornar um problema para seu condomínio no futuro. 

A terceirização deve ser um investimento, e não apenas um corte de custos. 

Cuidado na elaboração do contrato

O contrato é a base para uma relação segura e transparente entre o condomínio e a empresa prestadora. Por isso, é essencial prestar bastante atenção à sua formulação. 

Vale ressaltar, inclusive, que um contrato falho tem grandes chances de acarretar serviços de má qualidade, prejuízos e insatisfação dos funcionários, além de possíveis problemas legais. 

O contrato deve conter todas as obrigações das duas partes envolvidas no acordo. Além disso, também é importante incluir no documento: 

  • detalhes sobre o escopo do trabalho, dos equipamentos que serão utilizados e dos serviços a serem prestados; 
  • valor das horas extras e da hora trabalhada de cada funcionário; 
  • forma de cobrança do valor dos serviços pelo condomínio; 
  • questões sobre o treinamento dos funcionários; 
  • número de colaboradores contratados e sua carga horária de trabalho. 

Quanto à elaboração do contrato, é importante que ele contenha cláusulas claras, previsão de penalidades para o caso de descumprimento e garantias de conformidade. 

Contratos bem-estruturados evitam conflitos e garantem o alinhamento das expectativas de ambas as partes. 

Comunique-se adequadamente com a prestadora de serviços

Uma boa comunicação entre a administração condominial e a prestadora de serviços pode fazer toda a diferença para manter serviços de boa qualidade no condomínio. 

É importante ressaltar que é proibido por lei que a tomadora dos serviços (nesse caso, o condomínio) gerencie diretamente os funcionários, seja dando ordens, fiscalizando a carga horária de trabalho ou supervisionando as atividades. 

Porém, ainda que a situação não configure um vínculo empregatício, o dia a dia do condomínio é diretamente afetado pela presença e pelo trabalho dos prestadores de serviço. Nesse sentido, quanto mais integração e sintonia entre as duas partes, melhor. 

É claro que é preciso cuidado para não ultrapassar os limites da lei. No entanto, é importante manter um diálogo constante, observando o cumprimento de prazos e a eficácia do trabalho realizado. 

Uma boa comunicação mantém a relação produtiva e garante a entrega de serviços de qualidade. 

Próximos passos

Para aproveitar ao máximo os benefícios da terceirização de serviços, é essencial investir em planejamento, avaliar cuidadosamente os fornecedores e estabelecer processos claros de supervisão.

Além disso, acompanhar de perto o desempenho das empresas contratadas e manter um diálogo constante são passos importantes para garantir que as necessidades do condomínio sejam atendidas com qualidade e eficiência.

Com esses cuidados, a terceirização pode se tornar uma ferramenta estratégica para otimizar a gestão condominial.

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              Cuidados essenciais na terceirização de serviços em condomíniosFelipe Godinho

              Felipe Godinho

              Diretor de Negócios na Group Software com mais de seis anos de experiência em desenvolvimento de softwares, arquitetura de sistemas e liderança técnica, especialmente no desenvolvimento de ERP para o mercado condominial.


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