Pular para o conteúdo
Maior blog sobre Gestão de Propriedades | Group Software
Maior blog sobre Gestão de Propriedades | Group Software
  • Condomínios
  • Shoppings
  • Imobiliárias
  • RH Tech
  • Gestão
  • Materiais
  • Conheça nossas soluções
Página Inicial / Shoppings / Visual Merchandising: como funciona e por que é um meio de aumentar as vendas?
Shoppings

Visual Merchandising: como funciona e por que é um meio de aumentar as vendas?

As novidades do mercado de varejo surgem em um ritmo muito acelerado. Pagamentos móveis, estratégias omnichanel, internet das coisas – são muitas as possibilidades. Às vezes, essas estratégias ainda não se aplicam à realidade do consumidor brasileiro. ...

Leonardo Hermeto

Leonardo Hermeto

17/09/2018
09/12/2024
  • Uma história para a experiência de compra
  • E como é feito na prática?
  • Você pode gostar também:

ÍNDICE

  • Uma história para a experiência de compra
  • E como é feito na prática?
  • Você pode gostar também:

As novidades do mercado de varejo surgem em um ritmo muito acelerado. Pagamentos móveis, estratégias omnichanel, internet das coisas – são muitas as possibilidades. Às vezes, essas estratégias ainda não se aplicam à realidade do consumidor brasileiro.

Por outro lado, técnicas que já estão sendo discutidas há algum tempo ainda não ganharam muito espaço nos shoppings nacionais, mas certamente são capazes de promover ganhos efetivos. Uma delas é o visual merchandising.

Uma história para a experiência de compra

A estratégia, que é relativamente simples, consiste em usar da comunicação visual para aprimorar a experiência de compra do cliente. Até então, a abordagem mais comum das lojas é tratar a vitrine e o interior da loja como um inventário, expondo os produtos disponíveis no estoque. O visual merchandising propõe o uso do storytelling (ou “contar uma história”, em tradução literal) para garantir um nível maior de interação com o consumidor.

A intenção é despertar uma sensação em quem visualiza os produtos, seja curiosidade, o despertar de uma memória, uma relação afetiva. O importante é conectar a loja ao consumidor de alguma forma. O objetivo final é sempre tornar o comércio mais atraente, estimulando a percepção dos produtos, criando um clima agradável e, em última instância, aumentando as vendas.

E como é feito na prática?

O visual merchandising está alinhado com o todo o conceito da marca. Essa definição, refletida na identidade visual e na padronização do atendimento, é ampliada para todos os pontos da interação do cliente com o negócio. Os profissionais especializados usam dos recursos físicos disponíveis para passar a mensagem que a loja se propõe. Isso vale para vitrines, displays, produção de moda em manequins, comunicação visual, iluminação, temperatura e até a música.

Com isso, fica claro que cada negócio deve elaborar sua estratégia personalizada. Alguns cuidados, porém, são comuns e podem ser um bom ponto de partida:

  • A narrativa começa na fachada. É importante prezar por uma arquitetura que esteja em linha com o perfil do cliente desejado e uma vitrine simples, mas visualmente agradável, com a possibilidade de incluir exposições temáticas sazonalmente.
  • A disposição dos produtos deve levar em conta mais que o aproveitamento do espaço. De modo geral, a recomendação é que os produtos mais nobres estejam na entrada – lançamentos ou mais vendidos, por exemplo. Promoção e liquidação devem ser colocados mais ao fundo. Um ponto focal, determinado por um produto em destaque, deve orientar o fluxo de deslocamento dentro da loja.
  • Mobiliário e acabamento também devem estar em linha com o público ideal e o conceito da loja. Materiais duráveis e de fácil manutenção colaboram para que o espaço pareça sempre novo e limpo.
  • Iluminação é uma questão chave. Feixes de luz direcionados podem orientar o olhar do cliente, chamando atenção para algumas áreas, criando climas adequados para o tipo de produto comercializado e orientando o deslocamento das pessoas.
  • É importante considerar outras “vitrines” como extensão do visual merchandising. Redes sociais, por exemplo, são como vitrines virtuais e contribuem muito para a construção da narrativa por meio da interação com o público.
Group Shopping: simplifique a operação do seu shopping

Você pode gostar também:

  • Por que a sustentabilidade é uma questão central para shoppings no século XXI?
  • Varejo no século XXI: o que os shoppings precisam para se modernizar?

    Quer saber mais detalhes sobre as soluções Group Software para a sua empresa?

      Quer saber mais detalhes sobre as soluções Group Software para a sua empresa?

        Quer saber mais detalhes sobre as soluções Group Software para a sua empresa?

          Quer saber mais detalhes sobre as soluções Group Software para a sua empresa?

            Quer saber mais detalhes sobre as soluções Group Software para a sua empresa?

              Quer saber mais detalhes sobre as soluções Group Software para a sua empresa?


              Visual Merchandising: como funciona e por que é um meio de aumentar as vendas?Leonardo Hermeto

              Leonardo Hermeto

              Head de Negócios na Group Software com experiência em desenvolvimento de aplicações de TI para indústria financeira e de shoppings. Atua há mais de 15 anos como responsável por relacionamento com clientes, vendas e marketing.


              Artigos relacionados

              locação por faturamento
              Shoppings

              Como funciona a locação por faturamento em shopping centers

              16/05/2025
              marketing de influência
              Shoppings

              Como o marketing de influência pode impulsionar o sucesso de shopping centers

              08/05/2025
              compliance em shopping
              Shoppings

              Tudo que você precisa saber sobre compliance em shopping centers

              21/04/2025
              Group Software: simplifique sua gestão com soluções inovadoras
              Group Pessoas: assinatura digital, controle de ponto e mais
              Group Check: relatórios detalhados com fotos e notas por voz
              MR Produtividade
              Group Shopping: administre contratos, medições e faturamento
              Group Atendimento: a ferramenta que seu negócio precisa para otimizar a gestão de chamados
              Ferramentas para aumentar produtividade
              Ferramentas para aumentar produtividade
              Logo negativo Group Software

              A Group Software é líder absoluta no desenvolvimento de sistemas completos para gestão de condomínios, imobiliárias, shopping centers e RH/DP, atuando hoje em 15 países e em mais de 250 cidades de todos os 27 estados brasileiros.

              A Group Software

              • Sobre Nós
              • Clientes Satisfeitos
              • Carreira
              • Group Educa

              O Blog

              • Condomínios
              • Imobiliárias
              • Shoppings
              • RH Tech
              • Gestão
              • Web Stories
              • Material

              Redes Sociais

              Facebook Instagram Linkedin YouTube

              © 2025 Todos os direitos reservados

              Política de Privacidade
              • Condomínios
              • Shoppings
              • Imobiliárias
              • RH Tech
              • Gestão
              • Materiais
              • Conheça nossas soluções