assembleia virtual

O guia completo de Assembleia Virtual em condomínio

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Índice

Já é rotina de qualquer condomínio realizar uma assembleia para resolver pendências e tomar decisões. Recentemente, a ideia de realizá-la em ambiente online tem sido cada vez mais buscada por administradoras para contornar as normas de isolamento social.

Oferecido como ferramenta em softwares para condomínios, a assembleia de condomínios online possui a mesma estrutura de funcionamento que uma presencial. Adicionado ao ambiente virtual, barreiras físicas são ultrapassadas, se tornando uma ótima solução para quem enfrenta problemas com presença, organização, objetividade.

Se você se identifica com qualquer uma dessas dores, a assembleia virtual é exatamente o que você precisa!

Sendo assim, preparamos este artigo abordando tudo o que é necessário saber sobre assembleia virtual ou assembleia online.

Neste artigo você vai conhecer tudo sobre:

A legalização da assembleia online

No dia 12 de Junho de 2020, entrou em vigor a lei Lei 14.010/20 ou, popularmente chamada, de Lei da Pandemia. Esta por sua vez, será válida até o dia 30 de outubro desse ano. Para tanto, é preciso que a assembleia virtual ou online esteja prevista na Convenção de Condomínio.

Assim que a lei foi estabelecida, ela já foi substancialmente vetada pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro. Entraremos em detalhes no que foi vetado, o que restou da lei e, principalmente, como ela afeta os condomínios, especificamente, no tema de assembleias online.

O que foi vetado?

Foi vetado na Lei 14.010/20 os artigos que davam poder aos síndicos de assumir certos controles do ambiente condominial em casos emergenciais.

No caso, os artigos em questão davam poder ao síndico de restringir o acesso à áreas comuns, bem como a entrada de visitas para fins festivos no condomínio. Portanto o síndico não possui mais esse poder.

O que ainda é relevante para os condomínios?

A Lei, em seu capítulo 3, artigo 5º, reconhece a legalidade de assembleias em geral, quando efetuadas por meio eletrônico.

No parágrafo único do capítulo, o texto deixa claro que, a manifestação dos participantes poderá ocorrer por qualquer meio eletrônico indicado pelo administrador.

A tecnologia que veio para ficar

Se há pouco tempo atrás adotar soluções tecnológicas na sua administradora era um diferencial, hoje é imprescindível para que seu negócio continue de pé. E a tendência é que esse processo modernização tecnológica das administradoras se intensifique cada vez mais.

A pandemia do covid-19 acentuou a aceleração de um processo de transformação digital que já vinha acontecendo há alguns anos. Embora as buscas por ferramentas como a assembleia online já estivessem em ritmo de crescimento exponencial, uma pesquisa realizada pela Group Software detectou um crescimento de 430% na procura por essa tecnologia no período de pandemia.

Em uma entrevista para o Portal IG, Danilo Frota, Diretor do Super app COM21 da Group Software explica:

A vida dentro dos condomínios sofreu uma mudança radical com a pandemia. Os moradores permanecem mais tempo dentro das suas unidades, a quantidade de encomendas recebidas aumentou exponencialmente, o uso dos espaços comuns foram submetidos a novas regras e várias decisões emergenciais precisam de agilidade com a devida garantia jurídica.

Como organizar uma assembleia virtual?

A assembleia online funciona a partir de uma plataforma online ou sistema de software para administradora de condomínios, que possibilita que os condôminos tomem conhecimento sobre as questões importantes do condomínio, tudo de forma digital.

Dessa forma, toda a realização da assembleia é feita de forma automática, assim como a contabilização dos resultados de uma votação. No entanto, para que tudo ocorra de maneira correta, é preciso atentar-se para alguns fatores, como:

  • edital e convenção: o primeiro passo para adotar a assembleia virtual é alterar a convenção do condomínio, caso ele determine que as reuniões devem ocorrer de forma presencial. Contudo, para isso, é preciso aprovação de 2/3 dos condôminos. Esse momento também pode ser útil para fazer o edital da assembleia;
  • pautas: o ideal é iniciar com pautas mais leves e simples que não vão gerar grandes discussões, para que, assim, ocorra maior aceitação por parte dos condôminos;
  • votações: é importante fazer uso da certificação digital, para que cada morador tenha uma assinatura eletrônica. Esse recurso, além de garantir maior segurança contra o risco de ocorrer fraudes, proporciona maior autenticidade dos votos.

A assinatura eletrônica garantirá segurança, uma pauta simples resultará em maior produtividade e a realização em ambiente virtual trará flexibilidade e autonomia para os condôminos.

Quais são os benefícios da assembleia online?

O objetivo das assembleias de condomínios é discutir e decidir a respeito de situações que fazem parte da rotina dos condôminos. Nesse sentido, a assembleia online nada mais é que uma versão online da reunião tradicional.

Sendo assim, o funcionamento será igual ao do ambiente físico só que aliado às vantagens do virtual. Para você compreender isso melhor, separamos alguns benefícios que essa nova modalidade oferece. Confira!

Maior participação dos condôminos

Naturalmente, devido à correria do dia a dia, é bastante comum ocorrer faltas na realização da assembleia. Em uma situação de quarentena então, em que é proibido aglomeração de pessoas em um espaço físico, fica mais complicado ainda. Nessas circunstâncias, optar pela assembleia virtual se tornou uma necessidade para dar sequência nas questões condominiais. Em uma pesquisa realizada pelo Group Educa, foi identificado que o quórum de participação nas assembleias aumentou em 50% com a adoção do método online.

Por exemplo, suponhamos que a assembleia foi marcada em um sábado, mas três moradores estão viajando de férias, outro a trabalho e um está doente. No digital, o morador que está doente pode participar de sua casa com tranquilidade e os que estão viajando podem acessar a assembleia pelo app de onde estiverem.

Sendo assim, escolher um sistema de condomínios online resultará em mais autonomia e praticidade para o condômino. Isso porque ele poderá assistir e votar por meio do celular, dispensando a necessidade de um encontro presencial. Ou seja, essa ação além de garantir mais agilidade e precisão no processo de decisão, também transcende o isolamento social.

Reduz a falta de objetividade

Um dos principais motivos para ocorrer um número significativo de faltas nas assembleias presenciais é a falta de objetividade. Ou seja, assuntos que poderiam ser resolvidos em questão de minutos acabam levando horas e isso gera como consequência a ausência da participação dos condôminos.

Contudo, a partir do momento em que a assembleia é feita online, esse problema é solucionado. Já que a tomada de decisão é exercida de forma objetiva e online por meio de enquetes, as discussões são amenizadas e o processo executado de forma mais rápida. Vale considerar que, por meio de um aplicativo para condomínios, é possível anexar atas e documentos complementando a assembleia vitual.

Economia de tempo e dinheiro

Uma vez que implementada a assembleia online no condomínio, é perceptível a eliminação dos gastos referentes à locação de cadeiras e outros materiais necessários para realização da reunião. Além disso, por dispensar a necessidade de estar presente, os condôminos gastam menos tempo na decisão dos assuntos do condomínio.

Outra vantagem é o fato de que o sistema online disponibiliza para os moradores um resumo das discussões que foram realizadas, facilitando a compreensão dos assuntos em pauta.

Quais são as plataformas de assembleia virtual?

Entendemos o que são, quais as vantagens e como organizar uma assembleia virtual. Pensando nisso, falta apenas entendermos quais tipos de plataforma oferecem esse tipo de solução.

Assembleias online são feitas por meio de softwares, mas isso não aplica apenas a computadores. Como já mencionamos, tudo pode ser feito na palma da mão, é aí que entram os softwares desenvolvidos para uso mobile, ou seja, aplicativos. Vamos destrinchar…

Softwares online para administradora de condomínios 

Uma tecnologia já muito conhecida, e não é para menos. Sistemas online para administradora de condomínios são responsáveis por oferecer diversas vantagens para a gestão condominial, como:

  • Mobilidade;
  • Segurança;
  • Automação de vários processos;
  • Redução de custos;
  • Informações atualizadas em tempo real;
  • Backup e melhor armazenamento de dados, entre outras.

Como a plataforma é armazenada na nuvem, além de dispensar gastos com servidores, ela também provê imensa mobilidade, praticidade e segurança. Basta ter acesso à internet que é possível usufruir da plataforma de onde e quando quiser. Fora isso, uma vez que todos os seus dados serão digitalizados e armazenados na nuvem, não há necessidade de se preocupar com falhas técnicas nos computadores. Suas informações estarão guardadas da forma mais segura possível.

Um software online também oferece automações. Estas por sua vez são capazes de eliminar tarefas repetitivas e desgastantes. A partir disso, é notável uma drástica redução de custos e otimização do esforço, trazendo melhores resultados.

Super APP para condomínio

Isso mesmo! Não se contente apenas com um software para computadores quando também se pode ter a gestão da sua empresa em versão mobile, através de um super app.

Além de ser uma plataforma para fazer assembleia virtual, um aplicativo para condomínios é capaz de lhe oferecer diversas outras vantagens e soluções para qualquer área da gestão condominial em apenas uma plataforma, como por exemplo:

  • Comunicados segmentados;
  • Envio de cobrança automático;
  • Inteligência artificial;
  • Ligação inteligente;
  • Integração com o WhatsApp;
  • Relatórios financeiros;
  • Rede social e muito mais.

Outro quesito interessante que algumas dessas plataformas podem oferecer, é a capacidade de integrar com outras plataformas de comunicação.

Sendo assim, um aplicativo que oferece suporte para assembleias online, além de permitir videochamadas por meio de plataformas como o Zoom, irá, certamente, potencializar sua comunicação.

Toda assembleia começa em sua convocação. Isso porque este será o principal meio que o condomínio terá para divulgar a reunião. Por isso, uma convocação bem feita e, principalmente, objetiva é imprescindível para garantir a presença de mais condôminos.

Pensando nisso, separamos no banner abaixo um modelo de convocação para assembleia de condomínio simples e objetivo que resultará em uma maior participação em seus encontros.

assembleiaPowered by Rock Convert

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Receba conteúdos em seu e-mail