transformação digital na administradora de condomínio

Entenda como começar a transformação digital na administradora de condomínio

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Índice

Cada vez mais temos que nos adaptar às mudanças estruturais e tecnológicas que ocorrem no dia a dia e no convívio social. Essas inovações, muitas vezes, promovem efeitos positivos no modo de realizar tarefas e atividades. A esse respeito, a transformação digital é um dos exemplos de renovação que chegou para reestruturar todos os modelos de negócios existentes.

No entanto, pensar que esse assunto se relaciona apenas aos ambientes corporativos é um grande equívoco. Isso porque elas já estão inseridas em várias áreas, como nos lares e condomínios.

Pode-se afirmar que o futuro digital é uma tendência e esse novo cenário diz respeito a uma cultura completamente direcionada à otimização de processos, aumento de produtividade e melhora da experiência e satisfação do cliente. No caso da administradora de condomínios esse tema é fundamental para o sucesso da gestão interna.

Negligenciar os impactos dessa nova mentalidade é um verdadeiro risco à estabilidade mercadológica. Caso você ainda não tenha se atentado a esses aspectos, preparamos este artigo contendo as principais informações de como começar a transformação digital na administradora de condomínio. Continue a leitura e fique por dentro!

O que é a transformação digital é qual a sua importância?

Antes de mais nada, é necessário compreender o que é a transformação digital e como ela impacta os processos referentes à administradora de condomínios. Nesse sentido, deve-se salientar que essa inovação é uma maneira de recriar todos os tipos de negócios, tendo como base propostas completamente voltadas a atender a gestão, otimizar as atividades internas, obter maior produtividade e proporcionar melhor experiência ao cliente.

É possível visualizar a grande demanda dos novos estabelecimentos por estratégias e ferramentas que elevem os seus serviços e garantam uma estabilidade dentro de um mercado que cada vez mais cresce a competitividade. Ao analisar esse cenário, percebe-se que nenhum segmento está completamente fora desses impactos, sendo que os serviços que não conseguem se adaptar e oferecer um trabalho de valor acabam apresentando grandes desvantagens frente a concorrência.

Como é possível implementar a transformação digital em sua administradora de condomínio?

Atualmente, os administradores de um condomínio podem usar de vários mecanismos e formas para estruturar e otimizar seus processos de gestão, atendimento e serviços do estabelecimento, fazendo com que todas as atividades desempenhadas sejam feitas com muito mais eficiência e organização. Dessa forma, há inúmeros meios para implementar a transformação digital em sua administradora. Confira agora as ferramentas que podem ser usadas para esse trabalho!

Tecnologia em nuvens

A primeira estratégia que podemos relacionar à transformação digital em sua administradora é o armazenamento de dados e informações na nuvem. Essa forma de gerenciar os arquivos já é realidade em muitos ambientes de gestão de dados, contribuindo para facilitar o gerenciamento dos negócios das administradoras de condomínio.

Esse sistema garante que todos os arquivos sejam acessados pela internet e em qualquer dispositivo tecnológico (smartphones, computador, tablet etc), o que aumenta exponencialmente o controle das atividades.

Novas formas de pagamento

Outra maneira de facilitar as operações internas da administradora de condomínio é por meio da facilitação do trabalho nas questões do setor financeiro. No mercado já existem várias opções de quitação da taxa condominial com o cartão de crédito, tendo o valor próximo ao do boleto.

Essa forma de pagamento foi criada no ano de 2017, pela Mastercard. O modo funciona sem prejudicar o limite do cartão do cliente. Além disso, proporciona vários benefícios à administradora, como é o caso da maior previsibilidade de receita.

Vale ressaltar que o investimento em ampliação das modalidades de pagamento é com certeza um diferencial competitivo e possibilita agilizar o trabalho de cobrança. Ademais, com essa iniciativa consegue-se reduzir os níveis de inadimplência ocasionadas por fatos comuns, como esquecimento. Com a alternativa de débito automático na fatura do cartão, se houver falha na cobrança, o usuário recebe um boleto para poder realizar a quitação de sua despesa.

Aplicativos estratégicos para o controle dos processos

Nos dias atuais tem-se visto a grande inserção da tecnologia no convívio pessoal e profissional das pessoas. Esse fato é potencializado devido às vantagens alcançadas pelos artigos tecnológicos. A esse respeito, hoje podemos gerenciar várias atividades em um simples toque no celular. Desse modo, a utilização de aplicativos tem apresentado pontos positivos e é um dos principais meios de resolver diversas demandas do cotidiano das pessoas.

No caso das administradoras de condomínio, a operação com um aplicativo pode facilitar a comunicação das administradoras e dos condôminos, além de estabelecer mais valor a essa relação.

Pelo smartphone é possível realizar vários serviços importantes para a gestão de condomínio, como a solicitação de segunda via de boletos, conferir cobranças em aberto, analisar atas, visualizar comunicados, estabelecer a reserva de áreas comuns de condomínios etc. Todos essas operações proporcionam maior comodidade e economia de tempo, o que ajuda a melhorar a satisfação dos usuários.

Quais são as vantagens da transformação digital para a administradora?

Como já mencionado, a implementação de novas metodologias administrativas relacionadas à transformação digital proporciona inúmeros benefícios para a administradora de condomínios. Um deles é o ganho de eficiência nas operações de gestão, pois todas as tarefas podem ser otimizadas com o auxílio de ferramentas tecnológicas, o que potencializa a capacidade dos gestores de cuidar das tarefas internas de forma muito mais eficiente, rápida e segura.

Vale destacar também vantagens relacionadas à maior satisfação dos clientes, pois o atendimento, bem como os processos de conformidade dos condôminos, podem ser feitos como uma melhor abordagem, gerando satisfação e boa experiência com os serviços do estabelecimento. Todos esses benefícios contribuem também para aumentar a competitividade, visto que o condomínio é capaz de promover serviços com patamar diferenciado frente a concorrência, potencializando as chances de sucesso.

Portanto, essas foram as principais informações a respeito de como começar a transformação digital na administradora de condomínio. Percebe-se que essas mudanças não são apenas modificações nos processos com a inserção de tecnologia, mas também representam uma nova maneira de enxergar as estratégias de gestão do negócio.

Gostou do artigo? Então, confira esse outro post e veja como podemos te ajudar a aumentar a produtividade da sua administradora de condomínios.

Receba conteúdos em seu e-mail