titulo-de-capitalizacao

Como vender um imóvel: tudo o que você precisa saber

Como vender um imóvel é uma dúvida muito frequente na cabeça de profissionais e empresas do ramo imobiliário. Confira o passo a passo de como realizar esse processo e fechar mais negócios nesse artigo!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Índice

Como vender um imóvel é uma dúvida muito frequente na cabeça de profissionais e empresas do ramo imobiliário.

Antes de qualquer coisa, é importante deixar claro que não existe uma técnica infalível ou mesmo fórmula mágica para atrair clientes e vender mais, portanto alguns métodos podem ser seguidos para tentar alcançar esse objetivo.

Um dos pontos fundamentais para realizar uma venda é ter ciência sobre o momento, necessidades e dores do comprador para a partir disso oferecer soluções específicas a ele e não apenas uma casa ou apartamento.

Quer saber mais sobre o assunto, conferir um passo a passo para fechar mais negócios, como funciona a legislação de vendas de imóveis e dicas para vendê-los? Então continue a leitura deste artigo!

O passo a passo de como vender um imóvel

A venda de um imóvel não é algo simples para o corretor, imobiliária e muito menos para o comprador. Para os profissionais, é necessário muito conhecimento técnico e paciência, para o cliente, é uma tomada de decisão delicada.

Diante disso, existem três passos imprescindíveis para fechar negócio com o cliente. São eles:

Crie um processo de vendas

O processo de vendas é vital para que tudo ocorra conforme o esperado e a equipe de corretores consiga ter alto desempenho na função.

Afinal, com orientações e informações precisas fica mais fácil abordar os potenciais compradores da maneira mais adequada e ainda minimizar erros, já que existe um protocolo padrão a ser seguido.

Invista na gestão de equipe e processos

Uma vez que o fluxo de vendas está todo estruturado, é importante gerenciá-lo de perto visando sua otimização sempre que necessário, e a mesma lógica se aplica para a equipe.

Nesta etapa, convém fazer o seguinte:

  • definir métricas de performance;
  • criar uma estratégia de vendas (linguagem, abordagem, canais a serem utilizados, divulgação, dentre outras);
  • estabelecer qual nicho de atuação explorar;
  • desenvolver tecnicamente e estimular a produtividade da equipe de vendas.

Use a tecnologia

Esqueça a ideia de fazer anotações sobre o cliente em uma agenda ou mesmo “planilhar” todas as informações que você conquistou, pois isso, a longo prazo, se torna uma grande confusão.

Um software CRM para imobiliária é a melhor opção para armazenar todos os dados das pessoas da sua carteira e acompanhá-las em cada etapa da sua jornada de compra.

Ferramentas desse tipo são perfeitas para manter a organização, otimizar processos de vendas e qualificar potenciais clientes. Ou seja, você aborda pessoas com tendência à compra no momento mais apropriado para tal.

como vender um imóvel

O que diz a lei sobre a venda de imóveis

O direito civil brasileiro determina diversas “regras” que devem ser seguidas para compra e vendas de imóveis a fim de garantir a segurança de ambos os lados e o cumprimento do contrato.

Entretanto, existem algumas estipulações que imobiliárias e corretores devem ter pleno conhecimento. São elas:

Obrigações do vendedor e comprador

O contrato de compra e venda de um imóvel deve ser feito com eventuais capítulos, de forma detalhada para assegurar que as obrigações do vendedor sejam cumpridas.

Por exemplo, se houver qualquer contratempo que atrase a entrega das chaves, é a imobiliária que irá arcar com todas as despesas até que tudo esteja devidamente resolvido.

Direito dos corretores

De acordo com a legislação, o corretor de imóveis tem o direito de ser remunerado sempre que ele for responsável pela intermediação entre as partes a fim de garantir as condições para a realização do negócio. 

Portanto, havendo ou não a concretização do negócio, o corretor deverá ser pago pelo seu trabalho.

Deveres dos corretores

Os corretores devem fornecer aos compradores todas as informações que detêm sobre um negócio, incluindo os riscos daquele investimento ou mesmo possíveis alterações dos valores preestabelecidos.

A transferência de um imóvel

De acordo com o artigo 1.245 do Código Civil, o contrato de compra e venda não transfere a propriedade de um imóvel.

A transferência só ocorre de fato a partir do registro do contrato (de compra e venda) no Cartório de Registro de Imóveis.

Dicas de como vender um imóvel mais rápido

Como a venda de imóveis é algo muito delicado, é importante que você não cometa erros como:

  • ocultar informações do cliente;
  • mentir sobre o imóvel;
  • não utilizar canais de contato com o cliente.

Os erros listados acima são mais comuns do que se imagina e não cometê-los já é um grande ponto sobre como vender um imóvel mais rápido. Sobre os acertos, algumas dicas úteis são:

Crie bons anúncios

Lembre-se do famoso slogan “propaganda é a alma do negócio”! 

Vender um imóvel não está entre as tarefas mais simples do mundo, então faça anúncios chamativos, criativos e principalmente completos, com informações sobre a casa ou apartamento, metragem, cômodos, localização, bairro, infraestrutura, dentre outros.

Estude sobre o mercado

Estudar sobre o mercado imobiliário é importante para que você tenha conhecimento sobre as tendências e o que os clientes estão procurando. Ao mesmo tempo, isso serve como base no momento de definir preços, mantendo-os competitivos.

Faça cálculos sobre o valor do metro quadrado da região, possíveis valorizações ou desvalorizações e etc.

Anuncie em portais imobiliários

Ao anunciar em sites e portais o seu imóvel é encontrado por potenciais compradores sem que a imobiliária precise gastar com corretores, por exemplo.

Tire boas fotos do imóvel

Faça fotos iluminadas e de diferentes ângulos do mesmo cômodo, elas são muito atraentes aos clientes, ao mesmo tempo em que mostram todo o potencial do imóvel.

Invista em Marketing Digital

O Marketing Digital é um artifício que pode trazer muitos resultados por um investimento relativamente baixo. Aqui, você pode aumentar seu alcance com anúncios ou organicamente, criando conteúdo para redes sociais e blogs. Essas estratégias farão com que potenciais clientes venham até você.

Venda mais imóveis com um software de gestão imobiliária

Com um software de gestão imobiliária você otimiza processos internos por meio da integração de dados! Assim, algumas funções são realizadas de maneira automatizada e sobra tempo para focar em outras atividades, garantindo organização e a possibilidade de aumento nas vendas!

Esteja sempre pronto para fechar uma venda, baixe agora o kit vistoria e acelere o seu processo de gestão e vistoria de imóveis.

Receba conteúdos em seu e-mail