Controle de pontos em empresas terceirizadas é um assunto que gera algumas dúvidas. Afinal, no mundo corporativo atual, muitas empresas optam por terceirizar certas atividades.
A terceirização oferece inúmeras vantagens, como redução de custos, flexibilidade e acesso a expertise especializada. Gerenciar a mão de obra terceirizada pode apresentar desafios, como o controle de pontos dos funcionários terceirizados.
Garantir a precisão e confiabilidade dos registros de horas trabalhadas dos colaboradores terceirizados é essencial tanto para as empresas contratantes quanto para as contratadas.
Neste artigo, leia sobre o controle de pontos em empresas terceirizadas e práticas eficazes nesse processo.
O que é empresa terceirizada?
Antes de falarmos precisamente sobre controle de pontos em empresas terceirizadas, é importante compreender o que é e o que caracteriza uma empresa terceirizadas.
Empresa terceirizada é uma organização contratada para fornecer serviços especializados ou executar atividades em nome de outra empresa. A terceirização permite que as empresas concentrem seus recursos nas áreas estratégicas, enquanto aproveitam a experiência e a eficiência das empresas terceirizadas em atividades especÃficas.
Ao contratar uma empresa terceirizada, a empresa cliente geralmente estabelece acordos contratuais que definem as responsabilidades, prazos, qualidade do serviço esperado e outros detalhes relevantes. Esses contratos podem ser de curto ou longo prazo, dependendo das necessidades e da natureza dos serviços terceirizados.
Cuidados com colaboradores terceirizados
Ao lidar com colaboradores terceirizados, é essencial que as empresas estejam atentas a vários cuidados importantes.
Primeiramente, realize uma seleção criteriosa da empresa terceirizada, estabelecendo contratos e acordos claros. Por isso, é importante as responsabilidades, prazos, remuneração, obrigações trabalhistas e direitos e deveres de todas as partes envolvidas.
Manter uma comunicação transparente é outro aspecto essencial. Assegure-se de que os colaboradores terceirizados compreendam as polÃticas da empresa cliente, procedimentos de segurança e outras informações relativas a sua função.
Além disso, é imprescindÃvel garantir a equidade e o tratamento igualitário dos colaboradores terceirizados, evitando qualquer forma de discriminação ou tratamento injusto. Isso inclui cumprir os direitos trabalhistas básicos, como salário justo, jornada de trabalho adequada, férias, benefÃcios e condições de trabalho seguras.
A empresa cliente deve monitorar de perto se a empresa terceirizada está cumprindo todas as obrigações trabalhistas, como pagamento de salários, benefÃcios, encargos sociais, seguro de trabalho e regularização contratual.
Supervisionar e monitorar o desempenho dos colaboradores terceirizados é essencial para garantir que estejam cumprindo as expectativas e os padrões de qualidade estabelecidos. Oferecer feedback construtivo e apoio também é importante para ajudá-los a melhorar e crescer profissionalmente.
Ao adotar esses cuidados, as empresas podem estabelecer um ambiente de trabalho justo e respeitoso para os colaboradores terceirizados. Isso promove uma relação de confiança e contribui para a eficiência e o sucesso do trabalho terceirizado.
Controle de pontos em empresas terceirizadas
O artigo 74 da CLT prevê que toda empresa com mais de 20 funcionários deve, obrigatoriamente, realizar o registro de pontos, que pode ser manual, mecânico ou eletrônico. E no caso de empresas terceirizadas não é diferente.
O controle de pontos em empresas terceirizadas é de suma importância tanto para a empresa como para os colaboradores, pois os resguardam de possÃveis problemas com processos trabalhistas.
Através do controle de pontos, é possÃvel que a empresa tenha ciência do quanto seus funcionários estão trabalhando, onde (em caso de serviço externo), horas extras, absenteÃsmo e outras questões acerca do tema.
Uma dúvida bastante comum sobre a contratação de uma empresa terceirizada é a responsabilidade do controle de pontos. Fica ao encargo da contratada o registro de jornada. Contudo, a empresa contratante também pode realizar esse controle desde que a ferramenta não seja a mesma.
Por isso, uma forma inteligente de realizar o controle de pontos em empresas terceirizadas é através do ponto online. Isso porque permite o controle de jornada em tempo real, acesso via aplicativo no celular do próprio colaborador, emissão de relatórios, entre outras facilidades.
Por que adotar um sistema de controle de pontos?
Como já vimos, a CLT determina o controle de pontos em empresas acima de 20 funcionários. No entanto, isso não significa que empresas cujo quadro de funcionários seja menor não possam utilizar métodos para o controle de pontos. O indicado é que mesmo com menos de 20 funcionários a empresa possua controle de pontos.
O mais indicado é o controle de ponto digital, como o Group Ponto Tangerino, que oferece uma gestão eficiente da jornada de trabalho e automação de rotinas.
Para as atividades administrativas, o Group Ponto Tangerino oferece uma variedade de relatórios, acompanhamento em tempo real das faltas e controle de acesso com base nos perfis de usuários. Essas funcionalidades auxiliam na organização e na otimização das operações internas da empresa.
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