InteriorizaĆ§Ć£o de shoppings Ć© um processo que tem sido uma tendĆŖncia crescente nas Ćŗltimas dĆ©cadas, especialmente em paĆses em desenvolvimento, como Ć© o caso do Brasil. Esse processo envolve a expansĆ£o do mercado de shopping centers para cidades com atĆ© 100 mil habitantes, o que permite aos consumidores de cidades menores terem acesso a mercadorias e experiĆŖncias que atĆ© entĆ£o ficavam restritas a capitais e grandes centros urbanos.
Segundo levantamento da Abrasce (AssociaĆ§Ć£o Brasileira de Shopping Center), em 2019, mais de 50% dos shoppings jĆ” estavam fora das capitais no Brasil. No mesmo ano, 10 de 15 novos shoppings a serem inaugurados, nĆ£o estariam em capitais.
Neste artigo, serĆ£o discutidos os principais aspectos relacionados Ć interiorizaĆ§Ć£o de shopping centers e suas implicaƧƵes.
Veja tambĆ©m: InovaƧƵes e tendĆŖncias para shopping centers em 2023
InteriorizaĆ§Ć£o de shoppings
A interiorizaĆ§Ć£o de shoppings, embora seja uma tendĆŖncia em ascensĆ£o em paĆses em desenvolvimento, nĆ£o Ć© um movimento novo. Nos Estados Unidos, por exemplo, Ć© viĆ”vel e existente shoppings em cidades com atĆ© 30 mil habitantes.
Modelos comuns em cidades fora das metrĆ³poles sĆ£o os open malls e os strip malls, que possuem custos tanto de operaĆ§Ć£o como de construĆ§Ć£o mais baixos que shopping centers. Contudo, encontramos tambĆ©m shopping centers fora das capitais, como nos casos das cidades Sinop, no Mato Grosso, e Uberaba, em Minas Gerais.
Uma das vantagens da construĆ§Ć£o de shoppings afastados dos grandes centros urbanos ou capitais, Ć© que o custo de ocupaĆ§Ć£o Ć© inferior, ou seja, Ć© mais barato a abertura e operaĆ§Ć£o no interior. Outrossim, nessas cidades hĆ” demanda reprimida, o que torna interessante a abertura de shoppings para suprir essa demanda.
Impacto socioeconĆ“mico da interiorizaĆ§Ć£o de shoppings
A interiorizaĆ§Ć£o de shoppings pode ter um impacto significativo no desenvolvimento socioeconĆ“mico de uma regiĆ£o, afinal, expande-se o pĆŗblico consumidor.
A construĆ§Ć£o de um shopping center pode criar diversos empregos diretos e indiretos, desde a construĆ§Ć£o do empreendimento atĆ© a sua operaĆ§Ć£o. A abertura de lojas e a administraĆ§Ć£o de um shopping pode atrair novas empresas e negĆ³cios para a regiĆ£o, gerando oportunidades de trabalho.
AlĆ©m da geraĆ§Ć£o de empregos, tambĆ©m a atraĆ§Ć£o de investimentos, o que acaba gerando desenvolvimento socioeconĆ“mico na regiĆ£o. Com isso, hĆ” tambĆ©m o impacto financeiro, pois a renda local tende a crescer, acompanhando o crescimento econĆ“mico da regiĆ£o.
Embora apresente vantagens e impactos positivos, a interiorizaĆ§Ć£o de shoppings tambĆ©m apresenta desafios.
Veja tambƩm:
Desafios da interiorizaĆ§Ć£o de shoppings
Como jĆ” vimos, o processo de interiorizaĆ§Ć£o de shoppings apresenta significativas vantagens alĆ©m de benefĆcios tanto para o local que recebe o empreendimento, como para quem estĆ” por de trĆ”s da execuĆ§Ć£o e operaĆ§Ć£o. Contudo, Ć© preciso salientar os desafios que esse processo tem.
Um dos principais pontos a serem analisados Ć© a infraestrutura. Ć importante que a regiĆ£o tenha uma infraestrutura adequada para a instalaĆ§Ć£o de um shopping, seja ele um shopping center, strip mall ou open mall. Isso inclui aspectos como acesso fĆ”cil e seguro para os consumidores, transporte pĆŗblico, energia elĆ©trica, Ć”gua e esgoto, alĆ©m de outros serviƧos bĆ”sicos.
Com isso, Ć© fundamental pensar a respeito da logĆstica para o transporte de mercadorias e serviƧos. O transporte de mercadorias e serviƧos para o pode ser um desafio em regiƵes mais afastadas dos grandes centros urbanos, seja em relaĆ§Ć£o aos custos ou infraestrutura.
A interiorizaĆ§Ć£o de shoppings pode gerar desafios na atraĆ§Ć£o de lojistas, uma vez que eles podem ter dĆŗvidas sobre a viabilidade do empreendimento. Ć importante que o shopping center ofereƧa incentivos e condiƧƵes atraentes para atrair as lojas e garantir a diversidade e qualidade dos produtos oferecidos. Por isso, Ć© necessĆ”rio analisar e avaliar bem a regiĆ£o, realizando levantamento do padrĆ£o de consumo para que o empreendimento seja viĆ”vel e rentĆ”vel. Ou seja, Ć© preciso estudar a sustentabilidade e a viabilidade a longo prazo.
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