processo-de-locacao

Leads para mercado imobiliário: como conquistar mais?

As leads para o mercado imobiliário são aquelas pessoas com potencial para se tornarem clientes. É importante saber como lidar com esses contatos para fazer a conversão. Descubra, a seguir.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Índice

Um bom marketing imobiliário precisa saber como desenvolver a relação com o público. Para isso, é fundamental ter estratégias para lidar com as leads para mercado imobiliário, que são os contatos com boas chances de se tornarem clientes. A equipe de comunicação precisa saber como captar leads e convertê-los em contratos.

Os resultados dessa estratégia são visíveis e podem impulsionar significativamente a empresa. Por esse motivo, é importante estudar o assunto e conhecer as melhores técnicas. Confira, neste post, dicas de ouro para captar mais leads na sua imobiliária. Boa leitura!

O que é lead no mercado imobiliário?

O primeiro aspecto a ser compreendido para obter sucesso com essa estratégia é o que é lead no mercado imobiliário. Nesse sentido, vale lembrar que existem diferentes categorias para o público que tem contato com a imobiliária. Confira quem são as figuras que a empresa deve se atentar.

  • público-alvo — é um termo mais amplo e se refere às características das pessoas que a imobiliária pretende alcançar;
  • persona é uma definição mais específica desse público-alvo, com traços determinados;
  • lead a terceira pessoa importante para o marketing é a lead, que é aquela que já demonstrou interesse na empresa e ainda precisa ser convencida de fechar o contrato.

Portanto, as leads são aquelas pessoas que tiveram algum tipo de interação com a imobiliária e já demonstraram interesse nas ofertas. Por exemplo, pessoas que assinaram a newsletter do site, preencheram algum cadastro, deixaram o telefone para contato ou tiveram outra manifestação de vontade de assinar um contrato. Assim, são uma excelente oportunidade de fazer ótimas negociações.

Qual a importância de uma captação de leads bem definida?

Como a jornada de negociações imobiliárias tende a ser bastante longa, é fundamental que a captação de leads seja bem definida para filtrar apenas aquelas pessoas com potencial para fecharem o contrato. Dessa maneira, um marketing imobiliário eficiente não é aquele que consegue transferir muitos contatos para o time de vendas, mas o que exerce um trabalho bem segmentado para estabelecer diálogo com as pessoas certas.

leads para mercado imobiliário

Como gerar leads para mercado imobiliário?

Agora que já entendemos a importância dessa estratégia, é preciso conhecer as ferramentas para conquistar mais leads para o mercado imobiliário. Confira algumas dicas.

Defina seu cliente ideal

Lembra que falamos que uma das figuras importantes para o marketing é a persona? Então, esse é o seu cliente ideal, ou seja, aquela pessoa que se encaixa nas características da imobiliária. Diferentemente do público-alvo, o cliente ideal é mais bem definido, tem nome, profissão, idade, classe social e outros detalhes que forem relevantes.

Tendo em mente quem é a persona, suas estratégias ficam mais direcionadas e você pode prever as necessidades, as inseguranças e os desejos do público. Com isso, tem insumos suficientes para conduzir o processo de venda com sucesso.

Tenha um bom relacionamento com o público

Não adianta ter um ótimo serviço, alcançar as pessoas certas e a comunicação não funcionar. Atualmente, se destacam as empresas que têm melhor relacionamento com o cliente, pois podem oferecer uma experiência mais completa e satisfatória. Assim sendo, é fundamental observar aspectos como:

  • response time o tempo entre o cliente manifestar interesse e o corretor entrar em contato;
  • fluxo de cadência — a quantidade e intervalo de tentativas de contato ideais para manter o interesse do lead sem se tornar invasivo;
  • funcionalidade dos canais — é primordial que os canais de comunicação funcionem bem e se evite as falhas;
  • tratamento correto é preciso definir como será a relação com o lead, qual a linguagem será usada e como ela será conduzida para o fechamento do contrato.

Crie anúncios patrocinados para captar leads interessados

Para que todo o processo seja possível, é preciso que a sua persona conheça a empresa. Nesse sentido, ter anúncios e outras estratégias de divulgação que sejam direcionadas adequadamente é imprescindível. Isso inclui saber quais são os locais em que o seu público está. Se, por exemplo, seu foco é em pessoas adultas e profissionais, campanhas em um canal mais adolescente como o TikTok serão pouco efetivas. 

Como fazer a gestão de leads?

Ciente das estratégias de captação das pessoas interessadas em seu produto, o passo seguinte é contar com ferramentas para gerenciar esses contatos de maneira eficaz e garantir bons resultados. Saiba como.

Defina os critérios para o lead

Primeiramente, é preciso determinar qual ação necessária para que a pessoa se torne um lead. A equipe de marketing precisa ter bastante clareza em relação a isso para que atue em sintonia com o time de vendas. Esses critérios precisam ser avaliados com o tempo, pela observação das respostas a cada iniciativa da imobiliária.

Determine as métricas 

Outro aspecto fundamental para que o marketing seja bem-sucedido é ter métricas. Isso porque, elas indicam o que traz bons resultados e também aquilo que pode melhorar. Dessa forma, as métricas são a melhor maneira de direcionar bem as campanhas e fazer uma boa gestão de leads. Defina métricas de curto, médio e longo prazos.

Conduza o público pelo funil de vendas

Por fim, o público precisa ser conduzido pelo funil de vendas. Isso pode ser feito por diferentes estratégias e uma opção bastante efetiva é o marketing de conteúdo. O objetivo é fazer com que aquela pessoa que conheceu sua empresa como público-alvo avance até se tornar cliente. Para isso, as demais dicas deste post podem ajudar a coletar informações e planejar rotas de sucesso.

Como impulsionar os resultados com a tecnologia?

A gestão de leads para o mercado imobiliário é uma excelente maneira de melhorar os resultados da empresa e impulsionar as vendas. Para isso, é essencial que você tenha bons instrumentos que ajudem a garantir mais eficiência nos planejamentos. Nesse sentido, a tecnologia é uma grande aliada, pois permite automatizar os serviços, otimizar os dados e acompanhar os resultados.

Da mesma forma, a tecnologia aproveita o potencial da internet para fazer boas estratégias de marketing. Uma ótima alternativa é ter um software de gestão imobiliária, que capte os dados, centralize as informações e ajude no relacionamento com os clientes.

Em suma, captar e gerenciar leads para o mercado imobiliário é uma importante etapa do marketing e também envolve os corretores. Com toda a equipe alinhada, os resultados melhoram e a empresa cresce.

Quer aprimorar o trabalho e modernizar a gestão da imobiliária? Então, descubra como um software de divulgação de imóveis pode ajudar.

Receba conteúdos em seu e-mail