Marketing empresarial: 15 dicas para se destacar no meio digital

Como a internet pode melhorar suas vendas no marketing empresarial. Confira neste conteúdo as 15 dicas imperdíveis dos Groupers e mude drasticamente seus resultados.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Índice

O investimento exponencial no marketing de empresas é uma prova de que o consumidor está cada vez mais informado, com isso os critérios de compra também aumentam, mas como aplicar o marketing digital de forma assertiva e se diferenciar da concorrência?

Trouxemos um conteúdo especial em comemoração aos nossos 25 anos e quem sai ganhando hoje é você nós, da Group Software, separamos 15 dicas imperdíveis e exclusivas para alavancar seus resultados aplicando o marketing digital na sua empresa.

COM21
Group Folha
Group Check
Condomínio21
Group Tangerino

Então, se quiser descobrir quais são os segredos para atrair mais clientes e vencer a concorrência, lhe mostraremos mais que o bê-a-bá do marketing empresarial, vamos ajudá-lo a colocar em prática até o final deste conteúdo, acompanhe!

O que é marketing digital?

O termo marketing digital foi usado pela primeira vez na década de 1990, mas obteve grande destaque nessas últimas duas décadas devido à facilidade ao acesso à internet.

Com a ascensão da internet surgiram novos formatos e ferramentas de divulgação, possibilitou empresas a utilizarem esses novos meios para promover seus serviços e produtos, conquistando uma comunicação mais direta e personalizada com o seu público.

E é isso que o marketing digital faz, quebra barreiras geográficas ampliando o mercado e dando notoriedade às empresas dos mais diversos segmentos. 

Por isso, se hoje você está fora da internet e não faz uso de nenhuma dessas ferramentas, já passou da hora de compreender esse novo mundo, ou você ainda bate duas pedras para fazer fogo?

Vale lembrar que seus clientes em potencial fazem uso da internet com duas finalidades: se informar e interagir, por isso é necessário saber marcar presença onde quer que se divulgue.

Portanto, o primeiro de nossos conselhos para se dar bem no marketing de empresas é diferenciar-se da concorrência se conectando melhor com o seu público, utilizando das ferramentas certas, de um estudo personalizado e aprender a se comunicar com ele.

Antes de iniciarmos com as nossas 15 dicas de marketing digital dos Groupers para empresas, entenda mais vantagens desse modelo para o marketing empresarial.

Como utilizar o marketing empresarial para empresas?

O marketing digital para empresas não é mais um sonho distante ou um gasto desnecessário, ele é uma ferramenta indispensável e o investimento mais indicado independente do seu segmento de mercado.

Há uma infinidade de opções dentro do marketing de empresas, mas para conseguir o retorno desejado é necessário conhecer seu público, entender onde marcam presença e quais são os melhores meios para chegar até ele.

Vale ressaltar que as 15 dicas de marketing presentes no conteúdo a seguir variam de acordo com o segmento e especificidade de cada setor e como informação nunca é demais, siga para desvendar as principais dicas de marketing empresarial.

Quais as vantagens do marketing digital para sua empresa?

Para que você não perca mais tempo apostando em métodos que não trazem o resultado que sua empresa precisa, listamos as três principais vantagens de adicionar esse investimento em seu novo plano de marketing empresarial.

Portanto, veja quais dentre os principais benefícios do marketing digital para sua empresa podemos citar a redução de custos e aumento de investimentos!

Desmistificando uma tradição nas empresas, de que marketing é gasto,  o marketing empresarial é sim uma forma de investimento e quando bem aplicado ajuda diretamente na redução de custos no processo de captação de clientes. 

A visibilidade sempre foi um desafio para pequenas e médias empresas,  mas com a ascensão dos meios digitais e a evolução da tecnologia, não é mais necessário gastar valores altíssimos anunciando nos meios tradicionais.

E como já mencionamos anteriormente, se fizer o bom uso do marketing empresarial na rede, não importa onde seu cliente estiver, ele poderá interagir com suas campanhas e anúncios digitais.

Sem contar a notável redução de custos no que diz respeito à mão de obra desses processos, seja na terceirização do serviço ou implantando um novo setor dentro da sua empresa, já que a traz a automatização do marketing empresarial.

marketing-empresarial

15 dicas de marketing empresarial digital para o seu negócio

Agora que você viu como é possível rastrear todo o caminho do lead na sua campanha, seja por uma visita no site, um clique, preenchimento de formulário e até mesmo apenas pela visualização de uma pesquisa no google.

Group Check
Condomínio21
Group Folha
Group Tangerino
COM21

E que, por meio desses dados é possível aparecer novamente para ele sem muito custo ou esforço, além de proporcionar uma análise mais assertiva e criar alinhar cada vez mais as métricas de sua nova campanha.

Veja a seguir quais são as 15 dicas imperdíveis dos Groupers para criar o melhor planejamento de marketing de empresas que você já viu! 

E-mail Marketing: Esteja presente diariamente

Por mais que pareça estranho, o e-mail ainda é muito utilizado no marketing de empresas para atrair novos olhares e nutrir sua base de Leads e clientes. 

Com o E-mail marketing é possível utilizar das mais variadas estratégias para garantir que seu cliente converta, dentre os exemplos de E-mail marketing empresarial, podemos citar:

  • Newsletter: Envia periodicamente alguns conteúdos informativos para manter um contato constante com um potencial cliente.
  • E-mail Transacional: Responsável por posicionar ao cliente, ao lead ou a um inscrito com respeito a algo que é do interesse dele.
  • Atualização de blog: Informa o prospect sobre novos assuntos, temas e publicações de seu blog.
  • E-mail de nutrição de lead: Usado no inbound marketing, o email de nutrição respeita as etapas do cliente em relação ao funil e o educa para futuramente, consumir o produto ou serviço.
  • Remarketing: Relembre o cliente do último produto ou serviço que pesquisou em seu site, atraía-o novamente para a sua vitrine virtual.
  • E-mail para clientes inativos: Reviva os bons compradores enviando e-mails informativos, com descontos e até mesmo relembrando os momentos com sua empresa.

Basta você decidir qual das estratégias utilizar para cada cliente em prospecção, lembre-se que para obter sucesso é necessário realizar um estudo de persona e identificar a linguagem que cada público consome e se identifica.

Segmentação de Leads: Otimize seu tempo 

A segmentação de leads é uma das grandes aliadas para reduzir o tempo de conversão, mas para que isso dê certo é necessário respeitar as etapas de jornada do cliente.

O principal foco da segmentação de leads no marketing empresarial  é otimizar a comunicação com o cliente tornando-a mais direcionada e precisa.

Afinal, parte do princípio é entregar ao interessado exatamente o que ele precisa ou deseja e se o resultado da procura dele não está ali, você acaba perdendo uma grande oportunidade de venda.

Marketing de Conteúdo: Ganhe solidez e destaque

O Marketing empresarial focado em conteúdo é uma estratégias que tem como principal objetivo atrair e engajar o seu público-alvo, nutrindo-o com conteúdos relevantes de acordo com a etapa do funil de compra que ele se encontra.

Seja por textos, vídeos, ebooks e até mesmo posts em redes sociais o marketing de conteúdo se destaca por ser planejado e seguir uma estrutura coesa, diferente de alguns modelos de textos e conteúdos para a mídia.

Mídias Pagas: Alcance resultados rápidos

Os anúncios pagos são um ótimo caminho para quem deseja iniciar no marketing empresarial e obter resultados rápidos, mas não se engane ao pensar que ele só exige investimento e algumas pré-configurações.

Como toda metodologia do marketing digital, para obter os resultados esperados é preciso   direcionar muito bem seus anúncios, para isso é necessário fazer um estudo de persona e de mercado, segmentando eles para quem realmente busca o seu serviço.

Temos como exemplo o Google ads, Facebook Ads e Instagram ads como mídias pagas mais comuns e assertivas do mercado, suas ferramentas alcançam milhares de pessoas de todo o mundo e como são ferramentas utilizadas diariamente, valem cada centavo investido.

Redes Sociais: Seja visto e Lembrado

Por mais que pareça um assunto clichê, ter uma identidade visual definida é realmente muito importante, porém o que faz o marketing empresarial ganhar evidência nas mídias é seguir um calendário de postagens atrativas e com informativos de seu segmento.

Outra dica que poucas empresas seguem é criar dentro da sua identidade algo que lhe diferencie da concorrência e ao mesmo tempo seja útil para os seguidores de seu negócio, .

Por isso vá em frente e aposte em  vídeos tutoriais, animações curtas, caixa de perguntas, estreias e lançamentos, só assim você ao ser visto será lembrado.

CRM completo: Organização nunca é demais

O CRM marca presença na parte organizacional do marketing empresarial, do inglês  Customer Relationship Management, o CRM é uma maneira de otimizar a entrada de seus Leads, independente de sua origem.

A ferramenta tem como principal benefício centralizar todas as informações coletadas durante as etapas do funil, venda e até mesmo na jornada do consumidor em suas mais variadas formas.

Dessa forma, é possível acompanhar de forma mais precisa e detalhada além de promover a automatização de processos, visto que se sabe quando foi a última vez que entrou em contato, qual o feedback e como está a temperatura para a conversão.  

Promova a automatização de processos

Um dos principais  objetivos  da automação de marketing de empresas é  montar estratégias personalizadas de acordo com as diferentes jornadas de compra do cliente

Com a abordagem certa, você pode aumentar as vendas da sua empresa de forma considerável  e simplificar os processos de marketing e vendas de modo geral já que os custos de aquisição de clientes serão reduzidos.

Criação de um blog: atraia leads gratuitamente

Não é de hoje que a criação de blogs ganha visibilidade no marketing de empresas dos mais diversos segmentos, manter seu público informado é uma das melhores formas de conquistar o cliente ideal e atrair mais olhares para sua empresa.

Temos dentre as vantagens mais conhecidas no uso do blog como ferramenta de  marketing digital :

  • aumento da sua visibilidade;
  • baixo custo para iniciar qualquer projeto;
  • aumento da cartela de clientes;
  • crescimento de seguidores de forma exponencial;
  • possibilidade de gerar renda com o ranqueamento orgânico do mesmo.

Utilização de ferramentas para facilitar as tarefas 

Com todas essas dicas de marketing para empresa, será necessário organizar e estruturar as campanhas que estão por vir, certo? 

Para conseguir realizar todo o planejamento de marketing e, consequentemente, alcançar os objetivos da sua empresa, é preciso que cada uma das atividades seja realizada no tempo e da maneira certa. 

Uma dica para você se organizar em suas demandas de marketing empresarial é distribuir as demandas em um aplicativo que facilita a execução das tarefas mais complexas até as mais simples. 

Portanto, se você não gosta de demandar tempo com trabalhos burocráticos e operacionais, é certo o investimento em ferramentas de gerenciamento para  suas campanhas e estratégias com o respectivo responsável pela equipe. 

Investimento em estratégias de SEO: escreva e apareça

No marketing para empresas o investimento em estratégias de SEO  – Search Engine Optimization – é um conjunto de técnicas que tem objetivo garantir as primeiras posições de um site em buscadores como o Google, Yahoo, Bing e outros, lhe posicionem pela qualidade do conteúdo.

O investimento em estratégias de SEO ainda se destaca por  aumentar sua autoridade e desempenho além de ser uma  das formas orgânicas de anunciar sua empresa gratuitamente.

Ganhando ainda mais notoriedade o SEO é uma das metodologias mais aplicadas no marketing empresarial e é ideal para  empresas que procuram investimentos de médio a longo prazo.

Parceria com outras empresas 

Também conhecido como marketing de parceria, o Co-Marketing acontece quando duas ou mais empresas encontram semelhança em seu público-alvo e decidem se unir para criar uma estratégia mais forte e assertiva.

No marketing de empresas com parceria é possível promover serviços e produtos complementares e despertar um interesse maior em seus consumidores um exemplo muito são as parcerias entre companhias aéreas e locadoras de veículos

Mensuração de resultados e melhor direcionamento das métricas

Fazendo uso do exemplo dado anteriormente, o marketing em seu formato mais tradicional como nos outdoors e ônibus, não possibilita um acompanhamento assertivo e nem a otimização de novas métricas, seu acompanhamento é muito simples e quase primitivo.

Imagine a seguinte cena: uma pessoa vê seu anúncio em um ônibus e decide ligar para saber mais, já o outro, até fica interessado em sua propaganda, mas não realiza nenhuma ação, como: ligar, entrar no site do rodapé ou anotar em algum lugar um lembrete.

Você só tem acesso àquele que realizou a ligação, não consegue analisar  demais interesses do público em seu anúncio, portanto não é possível saber quem são, propor condições exclusivas e muito menos entender o que despertou interesse.

O assunto já é diferente quando utiliza-se a internet para divulgação de sua campanha de marketing empresarial, o que antes era impossível agora toma forma disponibilizando mais informações e ampliando o conhecimento em seu público e promovendo novas formas de comunicação.

Maior segmentação de público

Não muito diferente das outras metodologias de marketing, o marketing empresarial tem como principal característica melhorar a captação de seus leads, também conhecidos como clientes em potencial.

A internet não tem um limite de alcance, diferente dos investimentos tradicionais que  possuem uma exposição limitada à respectiva localização, como vemos em outdoors, emissoras de rádio e tv e até mesmo em traseira de ônibus, por exemplo.

Então é possível investir majoritariamente onde seus clientes em potencial marcam presença e tem mais, você pode selecionar os dados que quiser e que forem úteis para se trabalhar como: Sexo, idade, áreas de interesse, cargos e muito mais.

Também é possível reciclar leads antigos e despertar um novo interesse em quem já realizou alguma interação com o seu produto ou serviço e hoje já não tem mais, melhor do que conquistar um cliente do zero é fidelizar aqueles que já compraram com você.

Fidelização de clientes 

Como comentamos logo no início do conteúdo, a fidelização de clientes é um dos três pilares do marketing de empresas, então não poderíamos deixar de lado essa parte tão importante.

Estudos comprovam que um cliente fidelizado tende a comprar mais e comprar recorrentemente, ou seja, é essencial para empresas cujo consumo do produto ou serviço é sazonal.

Portanto, crie um programa de fidelidade, isso pode gerar boas indicações, comunique-se frequentemente com seus consumidores e ofereça planos de pagamentos flexíveis. 

Invista na constante capacitação da equipe 

Por fim, mas não menos importante investir na capacitação da sua equipe de marketing de empresas e de vendas é crucial para que os resultados desejados sejam atingidos e ranqueados.

Afinal, uma equipe mal aparada e desalinhada pode prejudicar um projeto por mais bem estruturado que ele esteja, vale lembrar que por mais que o mundo seja digital o humano ainda é uma peça fundamental no ramo empresarial e se destaca quem sabe utilizá-la.

Quer melhorar a performance da sua equipe ? Disponibilizamos um curso de Marketing digital com 6 passos para colocar em prática aborda as principais estratégias para o planejamento de KPIs de referência, fornecer dicas relacionadas ao marketing de conteúdo para atrair leads e muito mais!

Receba conteúdos em seu e-mail