Indicadores de desempenho empresarial

Você conhece a importância dos indicadores de desempenho empresarial?

Os indicadores de desempenho empresarial servem para ajudar a gestão de uma organização a medir os resultados obtidos pela administradora de condomínios. Leia o artigo e conheça os mais importantes.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Índice

Os indicadores de desempenho empresarial servem como norte para a gestão condominial. Por meio deles, é possível monitorar o desempenho da empresa, sabendo como ela está produzindo e qual é a qualidade dessa produção. De posse desses dados, a tomada de decisão se torna mais eficiente e assertiva.

Neste artigo, vamos mostrar a você o que são esses indicadores. Você conhecerá os quatro grandes grupos existentes e saberá quais são os indicadores específicos para aplicação na gestão de condomínios. Por fim, verá como um software de gestão pode ajudar nessa tarefa. Pronto para avançar? Então, continue a leitura!

O que são indicadores de desempenho empresarial?

É altamente recomendável que uma organização mantenha acompanhamento de seus processos para saber o que está acontecendo. Tomar conhecimento do que está dando certo e do que pode ser melhorado é essencial para manter toda a operação da administradora eficiente e produtiva.

Para prover auxílio nessa tarefa é que existem os indicadores de desempenho empresarial, também conhecidos por sua sigla em inglês KPI, de key performance indicator (indicador chave de desempenho).

Os indicadores são ferramentas de gestão e servem para dar auxílio no processo de tomada de decisão. Eles ajudam a monitorar o desempenho dos processos e podem ser tanto quantitativos quanto qualitativos. Antes de uma empresa adotar determinado indicador, ela deve saber bem muito bem o que realmente ele mensura.

Banners CTA 2 18 - Você conhece a importância dos indicadores de desempenho empresarial?

Quais são os tipos de indicadores existentes?

Existem quatro grande grupos de indicadores de desempenho utilizados pelas organizações. Eles ajudam as empresas a monitorar sua capacidade produtiva, a qualidade dessa mesma produção, o quanto se pode produzir e os caminhos que a empresa está percorrendo rumo ao seu objetivo de longo prazo.

A seguir, detalhamos cada um dos quatro grandes grupos de indicadores.

Indicadores de produtividade

Os indicadores de produtividade na administração de condomínios são quantitativos. Eles analisam determinado processo e os relacionam à quantidade de recursos utilizados, fazendo a combinação do número de entregas feitas em determinado período.

Esses tipos de indicadores devem sempre ser conjugados com ao menos um índice de qualidade. A justificativa para isso é que de nada adianta entregar muito se a entrega está sendo de baixa qualidade. Isso não atenderá à expectativa dos consumidores e o processo tende a ser dispendioso.

Indicadores de qualidade

Esses indicadores medem a qualidade do processo monitorado. Eles têm a capacidade de demonstrar de modo rápido alguma inconformidade na produção ou um processo que sofreu desvio.

Para se chegar a eles, é necessário relacionar o total de entregas de determinado processo com as entregas totalmente em conformidade. Além disso, podem ser representados de forma que meçam a satisfação do cliente com o produto final.

Indicadores de capacidade

São indicadores que medem os desempenhos dos processos, basicamente. Em uma linha de produção, por exemplo, existe uma dada capacidade produtiva, limitada pela própria operação das máquinas.

Assim, por meio de uma técnica conhecida por “tempos e métodos” é possível estimar a máxima capacidade produtiva e realizar monitoramentos acerca dela, obtendo insights sobre gargalos de produção, gerando otimização.

Indicadores estratégicos

Estão relacionados ao planejamento estratégico de longo prazo da empresa. Servem como uma espécie de bússola, indicando o quanto ela está se aproximando ou não dos objetivos traçados no início do negócio.

Quais indicadores de desempenho são importantes para uma administradora de condomínios?

Quando se fala em administração condominial, a gestão pode contar com indicadores específicos para esse ramo de atuação. A seguir, destacamos os principais existentes.

Indicadores de HO

Esse grupo de indicadores recebe esse nome em homenagem ao pesquisador que os desenvolveu. Seu nome é Daniel C. W. Ho. Ele definiu sete variáveis que indicam o desempenho global do condomínio, não avaliando especificamente o trabalho dos funcionários envolvidos.

São exemplos desse tipo de indicador os custos de facilidade, limpeza em geral, reformas ou limpeza por metro quadrado, por exemplo.

Indicadores de Quinello e Nicoletti

Assim como o professor Ho, o mestre José Nicoletti e o doutor Robson Quinello estudaram a fundo o tema e desenvolveram seis indicadores de performance de condomínios. Uma grande diferença entre os estudos reside no fato de que este último monitora e impacta o desempenho dos trabalhadores do condomínio.

Fazem parte desse grupo de indicadores a qualidade da iluminação e o conforto térmico no ambiente de trabalho, os níveis de ruído e as dimensões dos espaços onde se desenvolvem as atividades.

Desempenho financeiro

Um grande aliado na administração de um condomínio pode ser o corte de custos operacionais. No entanto, ele deve ser feito em bases racionais, para que não afete negativamente o desempenho da administração.

Para ajudar nesse trabalho, existem os indicadores de desempenho financeiro. Eles ajudam a ter uma ideia clara acerca das despesas do condomínio.

Processos operacionais

Explanando de forma bastante didática, esse tipo de indicador mostra a capacidade do condomínio de resolver problemas. Dessa forma, está relacionado à quantidade de manutenções existente em um dado período, o tempo gasto para resolver um chamado e o cumprimento de prazos, por exemplo.

Banners CTA 24 - Você conhece a importância dos indicadores de desempenho empresarial?

Relacionamento “contratante-contratada”

Esse tipo de indicador é bastante importante, pois mede o nível de relacionamento do condomínio com seus fornecedores. É recomendável que ele sempre apresente bons números, pois as entregas da contratada podem estar relacionadas ao nível de satisfação com o contratante. Um condomínio pode virar um caos sem a entrega de seus fornecedores principais.

Como automatizar os indicadores?

Para tornar a tarefa de acompanhamento de indicadores mais eficiente, pode-se fazer uso de softwares específicos de gestão de condomínios que oferecem essa funcionalidade. São ferramentas que integram informações e fornecem dados confiáveis sobre o desempenho da administradora.

Acompanhar indicadores de desempenho empresarial deve fazer parte do cotidiano de qualquer organização bem gerenciada. Por meio dos quatro grandes tipos de indicadores, pode-se melhorar a gestão da empresa. Com os condomínios, não é diferente, sendo que eles dispõem de KPIs específicos para sua área de atuação. Contanto com o auxílio de softwares, é possível realizar um trabalho ainda melhor.

Gostou do artigo? Aproveite para entender algumas dicas valiosas para lidar com a inadimplência em condomínios.

Banners CTA 124 - Você conhece a importância dos indicadores de desempenho empresarial?

Receba conteúdos em seu e-mail