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Social Commerce: o que é e por que ele é importante?

Você já ouviu falar em Social Commerce? É possível que já esteja aplicando o conceito em seu negócio e ainda não saiba. O S-commerce está cada vez mais reconhecido como uma estratégia de venda e ...

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Bruna Diana

26/09/2022
10/10/2024
  • O que é S-commerce?
  • A estrutura das redes sociais para vendas
  • Geração de autoridade
  • Por que investir em S-commerce?
  • Veja também

ÍNDICE

  • O que é S-commerce?
  • A estrutura das redes sociais para vendas
  • Geração de autoridade
  • Por que investir em S-commerce?
  • Veja também

Você já ouviu falar em Social Commerce? É possível que já esteja aplicando o conceito em seu negócio e ainda não saiba. O S-commerce está cada vez mais reconhecido como uma estratégia de venda e relacionamento com os clientes. Além disso, ajuda no reconhecimento de marca e ampliação da presença no meio digital.

Neste artigo, entenda o conceito e veja a importância do Social Commerce para o seu negócio.

O que é S-commerce?

S-commerce, ou Social Commerce (Comércio Social, em tradução livre), é uma forma de venda que utiliza as redes sociais para gerar uma aproximação com o consumidor, e vender. Embora essas plataformas sejam espaços para entretenimento, ali encontra-se o consumidor que já está ativo. E pode-se, a partir daí, utilizar estratégias de marketing para se aproximar do consumidor, como: anúncios pagos, conteúdos orgânicos e ações com influenciadores digitais, por exemplo.  

A estrutura das redes sociais para vendas

Nos últimos anos, algumas redes sociais lançaram em suas plataformas funcionalidades que permitem a compra e venda de produtos entre seus usuários. O Facebook, por exemplo, lançou o Facebook Marketplace, espaço no qual as pessoas podem encontrar, vender e comprar itens. É possível navegar pelos anúncios, pesquisar produtos à venda na sua região ou que estejam disponíveis para envios.

O Instagram, de modo semelhante, possui a função Instagram Shopping, que permite às marcas criarem uma vitrine virtual, em que os seguidores podem explorar e comprar produtos ali mesmo. A ferramenta também permite que as empresas marquem seus produtos em postagens presentes no feed.

Para se destacar, é importante a estrutura e as especificidades de cada rede social, além do investimento em marketing.

Geração de autoridade

Para além das vendas, as redes sociais permitem também a geração de autoridade no nicho de atuação. Conforme já mencionado, essas plataformas são espaços para entretenimento, por isso, a geração de conteúdo é muito importante. É através disso que possíveis clientes conhecerão a marca e serão alimentados por esses conteúdos, podendo se tornar compradores.

Mas antes disso, a produção de conteúdo referentes ao nicho de atuação mostra aos seguidores que você possui domínio sobre o assunto, ou seja, entende do que está falando. Por exemplo, uma empresa no ramo de vestuário, pode falar sobre tipos de tecido, métodos de preservação, tendências para a próxima estação, entre outros. Além disso, alimentando seu público com conteúdo, você o influencia a comprar, por isso é importante conhecer as estratégias de marketing e aplicá-las.

Por que investir em S-commerce?

As redes sociais não param de crescer, e são um dos meios de comunicação mais utilizados pelos brasileiros, quer seja por pessoas físicas ou jurídicas. Para além da comunicação, são impulsionadoras de vendas, conforme já vimos neste artigo.

A popularização da internet e smartphones entre os consumidores, está ajudando no crescimento do Social Commerce no Brasil. Estima-se que 171,5 milhões de brasileiros são usuários de alguma rede social, ou seja, seus clientes e potenciais clientes estão ali. Além disso, passam em média 3 horas e meia por dia online nessas plataformas, como aponta pesquisa do We Are Social com a Hootsuite.

Segundo estudo da Globe News Wire, o Social Commerce no Brasil deve crescer nos próximos anos. Entre 2022 e 2028, a Taxa de Crescimento Anual Composto (CAGR) será de 39,7%. O levantamento ainda aponta que o Volume Bruto de Mercadoria (GMV) passará de US$ 2.218,6 milhões em 2022 para US$ 15.901,7 milhões em 2028.

Group Shopping: gestão eficiente de shopping centers é fundamental

Veja também

Agora que já sabe sobre o Social Commerce, leia também sobre:

  • 6 fortes razões para abrir um shopping online
  • O que o shopping pode aprender com o e-commerce
  • Interação online com lojista: conheça o COM21

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              Bruna Diana

              Graduada em Jornalismo pela UFMG e pós-graduanda em Branding corporativo e profissional. Apaixonada por escrever, é redatora no blog da Group Software e escritora independente.


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