tendencias-para-rhtech

5 tendências para RHTech (Gente e Desenvolvimento)

Índice

O setor de Gente e Desenvolvimento de uma empresa, também conhecido como setor de RH, ou Recursos Humanos, vem passando por diversas mudanças.

O desenvolvimento da tecnologia e as novas relações de trabalho trazem ao mercado a necessidade de um setor de Gente estratégico, e, para isso, é importante ter atenção às novas tendências para RHTech.

Confira algumas das principais tendências para RHTech no mercado:

Era digital e inteligência artificial

A cada dia, os softwares estão mais acessíveis para todos os tipos de empresas: desde as empresas grandes até as microempresas. Sendo assim, uma das tendências para RHTech.

Nesse contexto, o setor de Recursos Humanos deixa de ter uma função tão operacional, que vai para a inteligência artificial, e o profissional de recursos humanos ganha uma postura mais estratégica, que vem para fazer diferença no mercado.

Além disso, com o surgimento dos softwares, o processo de recrutamento e seleção muda não somente para o profissional, mas também para os clientes internos e para quem está fora da empresa. Hoje, o processo é muito mais automatizado; o primeiro contato que o candidato tem com a empresa é com a inteligência artificial, que filtra os pré-requisitos da vaga. Isso acelera o processo seletivo e dá ao recrutador muito mais tempo para realmente fazer uma entrevista por competência e avaliar as habilidades técnicas do candidato.

Isso também é muito interessante para o candidato, uma vez que ele consegue acompanhar todas as etapas do processo seletivo e tem, também, um retorno muito mais rápido sem que isso gere um desgaste do time de recrutamento e seleção.

Assim, a inteligência artificial oferece um grande suporte para que o processo de recrutamento e seleção seja mais acertado e ágil.

Gamificação

Mais uma das tendências para RHTech que segue muito relevante são as gamificações, ou seja, o uso de técnicas de design de jogos para enriquecer o contexto organizacional.

Inclusive, durante a pandemia o uso da gamificação torna-se um grande apoio para ajudar o profissional de Gente e Desenvolvimento a garantir um ambiente mais amistoso e fortalecer a cultura e os valores da empresa.

Faculdades organizacionais

Com a era digital, a área organizacional avançou muito, mas a área educacional nem sempre consegue acompanhar esse avanço. Assim, hoje as empresas têm uma necessidade muito grande de mão de obra qualificada, mas o mercado não consegue atender a essa demanda.

Com isso, observamos uma das novas tendências para RHTech: as faculdades organizacionais. São programas de estágio pensados para que os jovens desenvolvam habilidades específicas, como de linguagens e desenvolvimento de softwares, por exemplo, e depois sejam encaminhados para o setor de programação da própria empresa.

Essa tendência se mostra crescente até mesmo por uma questão de sobrevivência, uma vez que hoje não há o número de programadores que o mercado organizacional solicita.

https://picasion.com/

Home office e novos espaços

Uma outra necessidade que está entre as principais tendências para RHTech no momento é a demanda de muitos colaboradores de liberdade para trabalhar onde quiserem.

Mesmo que inicialmente tenha surgido cheia de dúvidas, atualmente a modalidade remota é muito mais comum no ambiente organizacional. Hoje, o colaborador quer decidir se vai para a empresa ou se quer estar em casa, e esse se torna um determinante para aquele talento fazer parte de uma empresa: ele quer ter essa autonomia.

Com esse novo movimento e as novas demandas dos colaboradores, surge uma necessidade de as empresas serem um lugar muito diferente do habitual.

Assim, torna-se importante investir em convivência: espaços sem paredes, onde o colaborador consiga ter um ambiente colaborativo, de discussões e de trocas com os colegas; cafeteria, sala de jogos… Isso também é uma das tendências para RHTech.

Softwares voltados para o colaborador

Por fim, uma das tendências para RHTech mais fortes nessa era digital são os softwares voltados para o colaborador.

Hoje o colaborador busca a informação acessível, na hora. Com isso, surgem aplicativos do colaborador, em que ele consegue, com autonomia, agendar suas férias, verificar seu banco de horas, conversar com uma liderança, tudo na palma da mão.

Essa é uma das tendências para RHTech que oferece tecnologia, inovação, transparência e informação acessível, pontos essenciais para o setor de Gente e Desenvolvimento.


E ai? Gostou do nosso artigo, então aproveite e leia tudo sobre estratégias efetivas para reter talentos.

Receba conteúdos em seu e-mail

Posts relacionados