Pular para o conteúdo
Maior blog sobre Gestão de Propriedades | Group Software
Maior blog sobre Gestão de Propriedades | Group Software
  • Condomínios
  • Shoppings
  • Imobiliárias
  • RH Tech
  • Gestão
  • Materiais
  • Conheça nossas soluções
Página Inicial / Shoppings / Guia prático para gestão de comunicados para shoppings 
Shoppings

Guia prático para gestão de comunicados para shoppings 

Entenda como otimizar a gestão de comunicados em shopping centers.

Leonardo Hermeto

Leonardo Hermeto

27/07/2023
08/01/2025
  • Desafios na gestão de comunicados 
  • Soluções tecnológicas para uma boa gestão de comunicados 
  • Melhores práticas para uma gestão eficiente 

ÍNDICE

  • Desafios na gestão de comunicados 
  • Soluções tecnológicas para uma boa gestão de comunicados 
  • Melhores práticas para uma gestão eficiente 

A gestão de comunicados desempenha um papel muito importante na administração de um shopping. Isso porque, para um bom andamento das atividades do empreendimento, a comunicação precisa ser assertiva e eficaz. 

Dessa forma, é crucial que a administração, lojistas e demais setores estejam alinhado no que diz respeito a comunicação. 

Nesse sentido, elaboramos um guia prático para a gestão de comunicados em shoppings.  

Desafios na gestão de comunicados

Embora importante, a gestão de comunicados enfrenta alguns desafios. Em primeiro lugar, há a dispersão das informações em diferentes canais, como redes sociais, murais físicos, e-mails e grupos de WhatsApp. Isso pois, dificulta a centralização e o controle das mensagens. Informações desencontradas e redundâncias, por exemplo, pode ocasionar problemas e conflitos.  

Ademais, também tem a insatisfação dos lojistas, que surgir quando não recebem informações relevantes ou quando os comunicados não estão alinhados com suas necessidades e expectativas. Isso pode prejudicar a parceria entre a administração do shopping e os lojistas, afetando negativamente a imagem do empreendimento como um todo. 

Por isso, é importante pensar em soluções para facilitar a gestão de comunicados em shoppings. 

Soluções tecnológicas para uma boa gestão de comunicados

Para otimizar a gestão de comunicados em shoppings, há uma gama de soluções tecnológicas disponíveis que podem revolucionar a forma como as informações são disseminadas.  

Entre as principais ferramentas digitais destacam-se os aplicativos de comunicação interna, que funcionam como verdadeiras plataformas de interação entre a administração, lojistas e colaboradores. 

Esses aplicativos oferecem uma comunicação direta e instantânea, permitindo o compartilhamento ágil de conteúdos relevantes. Por meio deles, é possível centralizar todas as informações importantes em um único local, facilitando o acesso e evitando a dispersão de mensagens em diferentes canais. 

A Group Software possui um super app para comunicação. Dentre suas principais funcionalidades estão: 

  • Informe de vendas GIM; 
  • 2ª via de boletos; 
  • Régua de cobrança inteligente; 
  • Chatbot para atendimento 24h por dia, com nome e avatar personalizado, reduzindo em até 80% as despesas com atendimento. 
  • Envio inteligente de informações importantes, como: lembrete de boletos em aberto ou vencidos, e muito mais. 
Group COM: O Super APP para condomínios

Ademais, uma das opções é a utilização de painéis estrategicamente posicionados em pontos de grande circulação do shopping garantem que os comunicados sejam visualizados por um grande número de pessoas. 

Por fim, há possibilidade do uso de ferramentas tradicionais, como por exemplo, comunicados escritos e distribuídos aos lojistas. Contudo, isso demanda tempo e recursos. Outra alternativa é o uso de aplicativos de troca de mensagens, como WhatsApp e Telegram, mas possuem limitações. Assim, um super app, como o da Group Software, oferece diversos mecanismos para além da troca de mensagens. 

Melhores práticas para uma gestão eficiente

Diante de tudo que vimos até aqui, é importante adotar algumas práticas que visam otimizar o processo de gestão de comunicado em shoppings.   

Veja algumas dicas: 

Calendário de Comunicações

Estabeleça um cronograma para a divulgação de comunicados, incluindo datas importantes, eventos, promoções e mudanças operacionais. Isso ajuda a manter uma comunicação consistente e organizada, evitando a sobrecarga de informações e garantindo que os lojistas estejam sempre atualizados. 

Incentive a Participação dos Lojistas

Encoraje os lojistas a contribuírem com sugestões de conteúdos e informações relevantes para serem compartilhados.

Isso porque, ao envolvê-los no processo de comunicação, eles se sentirão mais engajados e valorizados. Dessa forma, é possível fortalecer o relacionamento com os lojistas e a administração do shopping. 

Estabeleça Canais de Feedback

Crie canais de comunicação bidirecional para receber feedback dos lojistas sobre os comunicados. Isso permite avaliar a eficácia das mensagens, identificar pontos de melhoria e ajustar a abordagem de acordo com as necessidades dos lojistas. 

Utilize Ferramentas Tecnológicas

Adote aplicativos de comunicação interna, painéis de mensagens e sinalização digital para centralizar e otimizar o compartilhamento de informações. Essas ferramentas facilitam o acesso dos lojistas aos comunicados, garantindo que todos recebam as informações relevantes de forma ágil e direcionada. 

Reuniões Periódicas

Realize encontros regulares com os lojistas para alinhar expectativas, discutir estratégias de comunicação e compartilhar feedback. Essas reuniões são oportunidades para estreitar os laços e garantir uma comunicação mais efetiva. 

_______

Gostou do artigo? Veja também:

  • Administração em shopping: estratégias e inovações para o sucesso do empreendimento 
  • Comunicação com lojistas: como superar esse desafio
  • Análise do desempenho dos lojistas: um diferencial que merece atenção
Group Shopping: gestão eficiente de shopping centers é fundamental

    Quer saber mais detalhes sobre as soluções Group Software para a sua empresa?

      Quer saber mais detalhes sobre as soluções Group Software para a sua empresa?

        Quer saber mais detalhes sobre as soluções Group Software para a sua empresa?

          Quer saber mais detalhes sobre as soluções Group Software para a sua empresa?

            Quer saber mais detalhes sobre as soluções Group Software para a sua empresa?

              Quer saber mais detalhes sobre as soluções Group Software para a sua empresa?


              Guia prático para gestão de comunicados para shoppings Leonardo Hermeto

              Leonardo Hermeto

              Head de Negócios na Group Software com experiência em desenvolvimento de aplicações de TI para indústria financeira e de shoppings. Atua há mais de 15 anos como responsável por relacionamento com clientes, vendas e marketing.


              Artigos relacionados

              locação por faturamento
              Shoppings

              Como funciona a locação por faturamento em shopping centers

              16/05/2025
              marketing de influência
              Shoppings

              Como o marketing de influência pode impulsionar o sucesso de shopping centers

              08/05/2025
              compliance em shopping
              Shoppings

              Tudo que você precisa saber sobre compliance em shopping centers

              21/04/2025
              Group Check: relatórios detalhados com fotos e notas por voz
              Group Pessoas: facilite a rotina de RH e DP
              Group Check: relatórios detalhados com fotos e notas por voz
              Group Software: simplifique a gestão do seu negócio com tecnologia de ponta
              Group Shopping: administre contratos, medições e faturamento
              Group COM: garanta uma comunicação eficiente no condomínio
              Ferramentas para aumentar produtividade
              Ferramentas para aumentar produtividade
              Logo negativo Group Software

              A Group Software é líder absoluta no desenvolvimento de sistemas completos para gestão de condomínios, imobiliárias, shopping centers e RH/DP, atuando hoje em 15 países e em mais de 250 cidades de todos os 27 estados brasileiros.

              A Group Software

              • Sobre Nós
              • Clientes Satisfeitos
              • Carreira
              • Group Educa

              O Blog

              • Condomínios
              • Imobiliárias
              • Shoppings
              • RH Tech
              • Gestão
              • Web Stories
              • Material

              Redes Sociais

              Facebook Instagram Linkedin YouTube

              © 2025 Todos os direitos reservados

              Política de Privacidade
              • Condomínios
              • Shoppings
              • Imobiliárias
              • RH Tech
              • Gestão
              • Materiais
              • Conheça nossas soluções