VocĆŖ conhece os tipos de lojas em shopping?
Quando falamos de lojas em shopping, parece que sĆ£o iguais. Afinal, sĆ£o estabelecimentos comerciais dentro de um shopping.
Contudo, as lojas nĆ£o sĆ£o todas iguais. Seu tamanho, por exemplo, Ć© um dos requisitos que influencia em qual tipo de loja ela se enquadra.
Pensando na importĆ¢ncia desse tema, vamos discutir neste artigo quais sĆ£o os tipos de lojas em shopping.
Acompanhe!
Tenant Mix
Antes, porĆ©m, de falarmos dos tipos de lojas em shopping, um ponto muito importĆ¢ncia de se saber e conhecer Ć© o tenant mix.
E o que Ć© isso e qual sua importĆ¢ncia para um shopping?
O tenant mix refere-se a uma estratƩgia de analisar, organizar e distribuir as lojas dentro do shopping, de modo que o empreendimento seja atrativo e rentƔvel.
E por ser uma estratĆ©gia, nĆ£o existe uma regra sobre como isso deve ser feito, mas algumas questƵes sĆ£o cruciais a serem pensadas neste momento. Os principais sĆ£o: pĆŗblico-alvo, localizaĆ§Ć£o e questƵes de diferenciais do prĆ³prio shopping.
Tipos de loja em shopping
Megalojas
Esse tipo de loja tem entre 250 e 499mĀ² e costumam ser especializadas em uma linha de produto em grande escala e variedade. Ademais, sĆ£o de marcas conhecidas e bem consolidadas diante do pĆŗblico.
O objetivo das megalojas Ć© atrair clientes para os shoppings em que estĆ£o localizadas. AlĆ©m disso, contam com um alto orƧamento para marketing.
Por fim, uma questĆ£o interessante relativa a essas megalojas Ć© o fato que lojas pouco conhecidas do pĆŗblico tentem a querer estar perto delas para aproveitarem do fluxo de pessoas.
Lojas Ć¢ncoras
Esse outro tipo de loja tem acima de 1.000 mĀ² e sĆ£o de marcas muito conhecidas, o que faz com que tenham um grande fluxo de pĆŗblico. Seus segmentos tendem a ser: departamento, vestuĆ”rio, decoraĆ§Ć£o, construĆ§Ć£o e atĆ© mesmo hipermercados.
Essas lojas sĆ£o de grande importĆ¢ncia para o shopping. Isso porque, elas atraem grandes pĆŗblicos, ou seja, diversidade de consumidores, alĆ©m de aumentar o tempo de permanĆŖncia no empreendimento.
Lojas semi-Ć¢ncoras
As lojas semi-Ć¢ncoras sĆ£o semelhantes Ć s lojas Ć¢ncoras. A diferenƧa entre elas estĆ” no fato de que a semi-Ć¢ncora tem um espaƧo de 500 a 999mĀ².
Lojas SatƩlites
Essas sĆ£o lojas cujos espaƧos sĆ£o inferiores a 250 mĀ² e abrangem diversos tipos de segmentos.
AlĆ©m disso, sĆ£o posicionadas de maneira estratĆ©gicas para captar a atenĆ§Ć£o dos consumidores que estĆ£o ali no shopping, por isso, estĆ£o localizadas entre as grandes lojas.
Lojas de conveniĆŖncia e serviƧos
A presentas desses tipos de lojas em shopping ajudam a tornar a experiĆŖncia ainda mais cĆ“moda e conveniente. TambĆ©m ajudam a aumentar o tempo de permanĆŖncia no empreendimento. Elas podem ser farmĆ”cias ou bancos, por exemplo.
Lojas temporƔrias
Como o prĆ³prio nome sugere, as lojas temporĆ”rias sĆ£o aquelas que tem um contrato de locaĆ§Ć£o por curto perĆodo, por isso, costumam ter em formato de quiosque ou box. SĆ£o comumente usadas como estratĆ©gias de marketing, venda de ingressos ou para um produto especĆfico.
Lojas de vendas exclusivamente online tĆŖm adotado essa estratĆ©gia e e levado milhares de consumidores para os shoppings durante o perĆodo de permanĆŖncia. Dessa forma, atraem ao shopping consumidores que usualmente nĆ£o frequentam esse espaƧo.
Quiosques e box
Esse Ć© um tipo de loja que oferece um tipo de produto ou serviƧo especĆfico em um pequeno espaƧo. Sua localizaĆ§Ć£o se dĆ” em pontos em que hĆ” grandes movimentaƧƵes, como, por exemplo, corredores e praƧas de alimentaĆ§Ć£o.
Concluindo…
Cada loja, independentemente de seu tamanho ou segmento, desempenha um importante papel dentro do shopping. Isso porque, contribuem com o fluxo de pessoas, faturamento das lojas, sucesso do empreendimento e satisfaĆ§Ć£o do cliente.