Shoppings sĂŁo empreendimentos dinĂąmicos. Isso porque a forma de consumo muda com o decorrer do tempo. Com isso, o setor de shopping precisa se adaptar Ă s transformaçÔes. E torna-se fundamente que os empreendedores fiquem de olho nas tendĂȘncias e mudanças, para manterem-se sempre competitivos e atuais.
Olhando para o futuro do empreendimento, encontramos o Mall Business Ecosystem (MBE). Mas antes de apresentå-lo, neste artigo, vamos discutir algumas mudanças de paradigmas no setor de shopping.
Templos do Consumo
Houve um tempo em shoppings eram usados somente para o consumo de seus frequentadores, recebendo alcunha de Templos do Consumo.
A professora ValquĂria Padilha, do departamento de Administração da Faculdade de SĂŁo Paulo (USP), em seu artigo intitulado âA Sociologia vai ao Shopping Centerâ, discorre que essa forma como um templo de culto Ă mercadoria, nasceu nos Estados Unidos na dĂ©cada de 1950. Os shoppings, nessa lĂłgica, sĂŁo basicamente espaços privados cujo objetivo Ă© levar os consumidores ao ato de comprar, seja mercadorias, alimentação, serviços ou lazer.
A ideia de shoppings como templos de consumo ainda se faz presente na realidade brasileira, mas isso tem mudado. Consumidores estão indo ao shopping para entretenimento, resolver problemas, entre outras atividades que não implicam em necessariamente o consumo. à com essa transformação de mentalidade que nasce a ideia de Mall Business Ecosystem (Ecossistema de negócio de shopping, em tradução livre).
O conceito de ecossistema
O conceito de ecossistema vem da biologia, que diz respeito a um conjunto de comunidade de seres vivos em um determinado ambiente. Sua utilização no campo dos negócios se då a partir da década de 1990, com James Moore, que adaptou o conceito.
Dessa forma, ao falar de ecossistema no mundo dos negĂłcios, refere-se a estruturas dinĂąmicas de diferentes organizaçÔes que se interligam e passam a ter uma determinada codependĂȘncia, de modo que precisam trabalhar em conjunto e dependendo reciprocamente a fim de atingir o sucesso almejado.
O que Ă© Mall Business Ecosystem?
Mall Business ecosystem refere-se ao conjunto de empresas e organizaçÔes que operam dentro ou em torno de um shopping center ou centro comercial. Isso inclui não apenas os lojistas e proprietårios de lojas do shopping, mas também outras empresas que prestam serviços e apoio às lojas, como fornecedores, prestadores de serviços de marketing, empresas de tecnologia, empresas de construção e manutenção, entre outras.
A ideia do MBE Ă© que o ecossistema do shopping seja dirigido Ă s novas demandas dos consumidores, nĂŁo sendo focado apenas no consumo como na ideia de âTemplo de consumoâ. Com isso, Ă© preciso levar em consideração as transformaçÔes na forma de consumo.
Leia também:
Levando em consideração as novas demandas dos consumidores, Ă© preciso compreender as transformaçÔes. Elas incluem: espaços de socialização, entretenimento, coworking, experiĂȘncias e, claro, compras. AlĂ©m disso, Ă© necessĂĄrio citar a questĂŁo arquitetĂŽnica, pois a disposição dos espaços e, atĂ© mesmo, os materiais usados influenciam na experiĂȘncia das pessoas.
A proposta e tendĂȘncia Ă© que cada vez mais os empreendimentos se pareçam menos como o modelo âtemplo de consumoâ e se assemelhem e passem a ideia de um espaço integrado de lazer e convivĂȘncia no qual hĂĄ possibilidade de consumir bens e serviços dispostos no ambiente.
E a rentabilidade?
ApĂłs a explanação a respeito do Mall Business Ecosystem, uma dĂșvida permanece: como fica a questĂŁo da rentabilidade de um shopping? Afinal, Ă© preciso que haja receita. Contudo, ideia nĂŁo Ă© mitigar a receita, aliĂĄs, o MBE possibilita a diversificação, uma vez que Ă© possĂvel realizar parcerias com empresas, o que pode ampliar a qualidade da oferta.
AlĂ©m desse exemplo, podemos citar a questĂŁo da experiĂȘncia e entretenimento, em que hĂĄ possibilidade de haver estruturas de ingressos. Com as estratĂ©gias que implicam a essa mudança de paradigma, Ă© possĂvel afirmar que o negĂłcio torna-se sustentĂĄvel no decorrer do tempo.
Quer saber mais sobre a organização de lojas e serviços no shopping? Assista ao vĂdeo:
___________
E ai? Gostou do artigo? Que tal ler mais sobre gestĂŁo em shopping center?