Última atualização: 3 de janeiro de 2024
A auditoria em shopping é uma ferramenta essencial para garantir a transparência e a conformidade no centro comercial. Afinal, esse ambiente abriga uma ampla variedade de lojas, serviços e atividades, criando uma complexa rede de transações financeiras. Assim, os processos de auditoria são essenciais para a saúde financeira do empreendimento e, também, como apoio para decisões administrativas.
Nesse sentido, a tecnologia pode ser uma grande aliada para otimizar e modernizar a auditoria em shopping, buscando aprimorar a eficiência, reduzir riscos e promover uma abordagem mais proativa na gestão. Veja, neste artigo, como ela pode ajudar.
E, para começar, entenda melhor quais são os tipos de auditoria de vendas em shoppings:
Boa leitura!
Tratamento de dados
Um dos pontos essenciais da auditoria em shopping são os dados obtidos sobre a movimentação comercial de lojas e equipe de vendas. A obtenção desses dados pode acontecer de forma manual, como no caso de auditorias intensivas ou semi-intensivas, mas também é possível otimizar esse processo de ponta a ponta com a tecnologia.
Na realidade do shopping center, um ERP integrado a uma solução de auditoria para shopping centers pode simplificar os processos de coleta, processamento, transmissão e exibição de dados de forma mais ágil e direta. Com o apoio da tecnologia, os dados são obtidos de forma automática a cada venda e transmitidos à administração do shopping com muito mais agilidade.
Resultados
Para além do processamento de dados, a tecnologia pode auxiliar, também, na avaliação dos resultados da auditoria. Com uma solução para auditoria em shopping, é possível gerar diferentes tipos de relatórios analíticos, sintéticos e multidimensionais.
A geração de relatórios com apoio da tecnologia é mais ágil, direta e prática e, com esses relatórios, é possível ter uma visão detalhada e estruturada dos resultados obtidos com a auditoria. Dessa forma, fica mais fácil identificar padrões, tendências e áreas de melhoria, assim como analisar variáveis e métricas de performance do shopping.
Consequentemente, a gestão ganha insumos para tomar decisões estratégicas comerciais, administrativas, operacionais e de marketing.
Análises
Assim como na geração de resultados e relatórios, a tecnologia também pode ser um apoio no sentido de realizar análises e avaliações.
Por exemplo, além de oferecer apoio na geração dos dados, a tecnologia também pode facilitar o processo de avaliação do desempenho das lojas individualmente. Da mesma forma, insights como comportamento do consumidor e comportamento do vendedor no instante da compra podem ser obtidos e analisados com mais facilidade e praticidade.
Além disso, a tecnologia também oferece auxílio para analisar variáveis quantitativas, desempenho por vendedor e por equipe e desempenho por produto. Assim, tem-se uma compreensão mais completa e orientada por dados do desempenho comercial, do comportamento do consumidor e da eficácia das operações.
Planejamento
Juntamente com a geração de relatórios e análises, outro aspecto da realização de auditorias em shoppings que pode ser otimizado com a tecnologia é o planejamento. Afinal, tão importante quanto a análise de resultados é o estágio de planejamento de processos internos.
Nesse sentido, a tecnologia pode ser uma grande aliada durante todo o processo de controle e execução das atividades pertinentes aos processos internos, abrangendo as decisões estratégicas, táticas e operacionais.
Leia também:
Dados relevantes
Além de tudo que já falamos, há, ainda, outras vantagens no uso de tecnologia para modernizar a auditoria em shopping. Por meio de soluções e sistemas automatizados, é possível obter um volume consideravelmente maior de dados, o que oferece uma base mais sólida para a compreensão das operações e, também, para a tomada de decisões.
Alguns exemplos de dados que é possível obter com o uso da tecnologia são:
- fechamento de vendas;
- horário de pico de vendas;
- condição de pagamento predominante;
- dia da semana com melhor performance de vendas;
- melhor semana de vendas;
- fluxo de clientes x vendas realizadas;
- análise e projeção diária de vendas;
- melhor dia de vendas no mês;
- melhor horário de vendas;
- forma de pagamento predominante.
Dessa forma, tem-se aprimoramento da eficiência operacional ao mesmo tempo em que os riscos associados às operações ficam reduzidos. Assim, o shopping não apenas fica mais eficiente, mas também fortalece a sua capacidade de adaptação e inovação em um mercado dinâmico.