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Shoppings

Cofira 4 dicas sobre como aumentar vendas em shopping

Aumentar vendas em shopping é o desejo de todos que trabalham no empreendimento. Neste artigo, vamos apresentar 4 dicas para aumentar as vendas. 

Leonardo Hermeto

Leonardo Hermeto

10/04/2023
09/12/2024
  • Invista no marketing para aumentar vendas em shopping
  • Use a sazonalidade ao seu favor
  • Ofereça um bom atendimento e uma boa experiência ao cliente 
  • Realize eventos no shopping 

ÍNDICE

  • Invista no marketing para aumentar vendas em shopping
  • Use a sazonalidade ao seu favor
  • Ofereça um bom atendimento e uma boa experiência ao cliente 
  • Realize eventos no shopping 

Aumentar vendas em shopping é o desejo de todos que trabalham no empreendimento. Segundo projeção da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), o faturamento do setor, em 2023, deve crescer mais de 14% em comparação ao ano anterior, atingindo a marca de R$ 219,8 bilhões. 

Com o cenário otimista, uma pergunta surge: o que fazer para aumentar as vendas? 

Neste artigo, vamos apresentar 4 dicas para aumentar as vendas. 

Invista no marketing para aumentar vendas em shopping

Investir em marketing é crucial para conquistar novos clientes, consolidar a marca e fidelizar ainda mais os clientes existentes. Essa é uma estratégia essencial para quem deseja aumentar as vendas em shopping, mas é preciso ter em mente que pensar no público-alvo é fundamental para alcançar maior estabilidade para a marca. 

Ao focar nos clientes certos, é possível otimizar os recursos de marketing e promover ações mais assertivas. Os sorteios realizados pelos shoppings, por exemplo, são uma estratégia eficiente para fidelizar o público. Para isso, é importante escolher prêmios que estejam alinhados com as expectativas do público, atrelando a participação às compras realizadas nas lojas do shopping. 

Além dos sorteios em datas comemorativas, é interessante investir em campanhas pagas em redes sociais e meios de telecomunicação, bem como apostar em um bom CRM e outras estratégias de marketing. Com um planejamento adequado e uma execução eficiente, o marketing pode ajudar a impulsionar as vendas em shopping e a diferenciar as lojas da concorrência.  

Para saber mais sobre marketing, confira:

  • Marketing digital para shopping: 11 dicas para colocar em prática
  • Vendas online em shoppings: 3 questões para ficar atento
  • Marketing empresarial: 15 dicas para se destacar no meio digital

Use a sazonalidade ao seu favor

As datas comerciais, como Páscoa, Dia dos Pais, Black Friday e Natal, entre outras, costumam aumentar significativamente o fluxo de vendas no varejo, pois funcionam como gatilho para compras. É importante lembrar que cada data comemorativa possui suas particularidades e nem todas são igualmente rentáveis. Portanto, analisar os dados e investir esforços nas datas menos rentáveis é fundamental, pois aquelas com maior volume nem sempre exigem muito esforço e estratégia. 

As ações promocionais são ótimos atrativos para aumentar as vendas nessas datas. No entanto, é necessário levar em consideração a concorrência, observando a precificação, diferenciais e vantagens oferecidas. Algumas ideias de ações são descontos progressivos, programas de fidelidade, vouchers de desconto para a próxima compra e sorteios para compras acima de um determinado valor. 

No entanto, é importante evitar criar falsas promoções, como aumentar o valor do produto antes e voltá-lo ao valor normal na data. Isso pode descredibilizar a empresa e afastar consumidores, já que existem muitos sites que fazem o acompanhamento de valores e são consultados pelos consumidores. É essencial, portanto, criar promoções reais e atrativas para os clientes. 

Leia mais sobre esse assunto em: Como se preparar para as principais datas do varejo 

Ofereça um bom atendimento e uma boa experiência ao cliente

Um bom atendimento e uma excelente experiência do cliente são fundamentais para aumentar as vendas em qualquer negócio, inclusive em lojas em shopping. Isso porque, quando um cliente é bem atendido e tem uma experiência positiva na loja, ele tende a voltar e até mesmo a recomendar a loja para outras pessoas. 

Para oferecer um bom atendimento, é preciso que a equipe esteja treinada e capacitada para atender os clientes de forma eficiente e cordial, entendendo suas necessidades e oferecendo soluções adequadas para cada caso. Além disso, é importante manter a loja organizada e limpa, com um layout atrativo e que facilite a navegação do cliente pelos produtos. 

Já para oferecer uma boa experiência do cliente, é necessário ir além do bom atendimento. A loja deve proporcionar um ambiente agradável e acolhedor, com música ambiente, aromas agradáveis e uma decoração atraente. Além disso, é possível oferecer serviços extras, como café ou água para os clientes, e disponibilizar áreas de descanso para aqueles que precisam esperar por algum serviço. 

Outra estratégia para aumentar as vendas é investir em tecnologia, como sistemas de autoatendimento ou aplicativos de compras, que facilitam a vida do cliente e oferecem uma experiência diferenciada. 

Enfim, um bom atendimento e uma experiência do cliente memorável são fundamentais para fidelizar clientes e aumentar as vendas, garantindo o sucesso do negócio no longo prazo. Para saber mais sobre esse assunto, te convido a ver o episódio 6 do Group Talks em que o tema abordado é o encantamento do cliente. Confira!

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Group Shopping: simplifique a operação do seu shopping

Realize eventos no shopping

Realizar eventos é uma estratégia importante para aumentar vendas em shopping por diversos motivos. 

Em primeiro lugar, os eventos atraem a atenção dos consumidores, gerando fluxo de pessoas no shopping e aumentando as chances de vendas. Além disso, os eventos podem ser temáticos, criando um ambiente descontraído e agradável para os clientes, o que pode influenciar positivamente na experiência do cliente e, consequentemente, nas vendas. 

Outra vantagem dos eventos é que eles podem ser utilizados para promover produtos ou serviços específicos, o que pode impulsionar as vendas desses itens. Além disso, os eventos também podem ser utilizados para oferecer experiências únicas aos clientes, como degustações, workshops, shows e outras atividades que possam despertar o interesse dos consumidores.  

Além de atrair consumidores e impulsionar as vendas, os eventos também podem ser uma oportunidade para a loja se relacionar com seus clientes de forma mais próxima, gerando engajamento e fidelidade. Isso pode ser feito por meio da oferta de brindes, descontos exclusivos para os participantes do evento, sorteios e outras ações que possam aproximar o cliente da marca. 

Para além da venda em si, é preciso pensar que, atualmente, os shoppings já não são mais meros templos de consumo. A proposta e tendência atual é que cada vez mais os shoppings se assemelhem e passem a ideia de um espaço integrado de lazer e convivência no qual há possibilidade de consumir bens e serviços dispostos no ambiente.  

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E aí? Gostou do artigo? Leia também:

  • Visual Merchandising: como funciona e por que é um meio de aumentar as vendas?
  • Vendas online em shoppings: 3 questões para ficar atento
  • Posicionamento de marca para shoppings: como se destacar no varejo
  • Como atrair consumidores para shopping centers
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              Cofira 4 dicas sobre como aumentar vendas em shoppingLeonardo Hermeto

              Leonardo Hermeto

              Head de Negócios na Group Software com experiência em desenvolvimento de aplicações de TI para indústria financeira e de shoppings. Atua há mais de 15 anos como responsável por relacionamento com clientes, vendas e marketing.


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