Pular para o conteúdo
Maior blog sobre Gestão de Propriedades | Group Software
Maior blog sobre Gestão de Propriedades | Group Software
  • Condomínios
  • Shoppings
  • Imobiliárias
  • RH Tech
  • Gestão
  • Web Stories
  • Materiais
  • Soluções Personalizadas
Página Inicial / Shoppings / Posicionamento de marca para shoppings: como se destacar no varejo 
Shoppings

Posicionamento de marca para shoppings: como se destacar no varejo 

Entenda como o posicionamento de marca pode ser um aliado para se destacar no varejo e atrair um fluxo contínuo de clientes.

Leonardo Hermeto

Leonardo Hermeto

26/07/2023
04/11/2024
  • O que é posicionamento de marca 
  • Estratégias de posicionamento de marca 

ÍNDICE

  • O que é posicionamento de marca 
  • Estratégias de posicionamento de marca 

O posicionamento de marca é um importante pilar para o sucesso, a sustentabilidade e a longevidade de um negócio. E para shoppings, não é diferente. 

Essa estratégia fortalece a identidade corporativa, amplia a visibilidade da empresa, aprimora a percepção dos clientes e torna o empreendimento cada vez mais competitivo. 

Dessa forma, o posicionamento de marca é uma estratégia para garantir o sucesso do shopping e atrair um fluxo contínuo de clientes.  

Nesse artigo, vamos abordar alguns conceitos básicos sobre posicionamento de marca para shoppings e algumas estratégias que você pode implementar em seu empreendimento.  

posicionamento de marca
Posicionamento de marca é uma estratégia que ajuda no sucesso de um shopping.

O que é posicionamento de marca

De forma geral, o posicionamento de marca para shoppings consiste na construção de uma identidade clara e única. Assim, transmite-se os valores, personalidade e proposta de valor do empreendimento.  

Para isso, compreender profundamente o público-alvo do shopping, suas preferências e necessidades é fundamental.

Um posicionamento bem-sucedido considera aspectos como a localização estratégica, o mix de lojas diversificado, os serviços oferecidos, o ambiente agradável, a experiência do cliente e as estratégias de marketing eficazes.  

Assim, esses elementos trabalham em conjunto para criar uma imagem atrativa, capaz de diferenciar o shopping da concorrência e conquistar a preferência dos consumidores.  

Ademais, o posicionamento cria uma conexão emocional com o público, gerando lealdade e engajamento, resultando em clientes mais fiéis e recomendações positivas.

Dessa forma, um shopping com uma marca forte e um posicionamento claro atrai mais lojistas e parceiros comerciais, aumentando a variedade de lojas e serviços disponíveis.  

Leia também:

    Estratégias de posicionamento de marca

    Como falamos no início, queremos abordar algumas estratégias que você pode implementar em seu shopping. São eles: 

    Segmentação do público-alvo

    Realize uma pesquisa detalhada para identificar os diferentes segmentos de clientes que frequentam o seu empreendimento. Isso inclui entender suas preferências, necessidades, hábitos de consumo e comportamentos.  

    Com base nessas informações, você poderá adaptar suas ofertas, experiências e serviços de forma personalizada para atender a cada grupo específico de clientes.

    Por exemplo, se há uma grande presença de famílias, ofereça áreas de lazer para crianças e opções de entretenimento familiar. 

    Mix de Lojas Diferenciado

    Busque um mix de lojas que seja alinhado com o perfil do público-alvo e que ofereça produtos e marcas relevantes para eles.

    Dessa forma, oferecer variedade e exclusividade, trazendo lojas que sejam únicas na região e que despertem o interesse dos clientes, é essencial.

    Ademais, lojas âncoras bem reconhecidas podem contribuir para atrair um grande fluxo de consumidores. E não podemos nos esquecer das lojas conceito, que desempenham um papel importante no tenant mix. 

    Saiba mais sobre tenant mix. Assista ao vídeo:

    YouTube video

    Ambiente e Decoração

    Crie um ambiente agradável e convidativo, pois isso ajuda na experiência do cliente. A decoração e o design do shopping devem estar alinhados com o posicionamento da marca e transmitir a proposta de valor pretendida.

    Assim, uma atmosfera temática ou elementos visuais distintivos reforçam a identidade do shopping e criam uma conexão emocional com os visitantes. 

    Comunicação Integrada

    A mensagem da marca do shopping deve ser consistente em todos os canais de comunicação, desde a publicidade tradicional em mídia impressa e eletrônica até a presença nas redes sociais. Portanto, crie uma identidade visual para utilizar em toda comunicação. 

    A comunicação integrada ajuda a construir e fortalecer a percepção da marca, além de garantir que os clientes tenham uma experiência coerente em todas as interações com o shopping. 

    Serviços e Experiências Personalizadas:

    Por fim, ofereça serviços personalizados e experiências únicas, pois isso ajuda na fidelização dos clientes.

    Isso pode incluir serviços de concierge, programas de fidelidade com benefícios exclusivos, espaços de relaxamento, entre outras comodidades que tornem a visita ao shopping mais agradável e conveniente.

    Posicionamento de marca para shoppings: como se destacar no varejo 

      Quer saber mais detalhes sobre as soluções Group Software para a sua empresa?

        Quer saber mais detalhes sobre as soluções Group Software para a sua empresa?

          Quer saber mais detalhes sobre as soluções Group Software para a sua empresa?

            Quer saber mais detalhes sobre as soluções Group Software para a sua empresa?

              Quer saber mais detalhes sobre as soluções Group Software para a sua empresa?

                Quer saber mais detalhes sobre as soluções Group Software para a sua empresa?


                Posicionamento de marca para shoppings: como se destacar no varejo Leonardo Hermeto

                Leonardo Hermeto

                Head na Group Software com experiência em desenvolvimento de aplicações de TI para indústria financeira e de shoppings. Atua há mais de 15 anos como responsável por relacionamento com clientes, vendas e marketing.


                Artigos relacionados

                marketing de influência
                Shoppings

                Como o marketing de influência pode impulsionar o sucesso de shopping centers

                08/05/2025
                compliance em shopping
                Shoppings

                Tudo que você precisa saber sobre compliance em shopping centers

                21/04/2025
                gestão de terceiros
                Shoppings

                Como melhorar a gestão de terceiros em shopping centers

                10/04/2025
                Group Shopping: controle as operações do seu shopping com precisão
                Group Pessoas: facilite a rotina de RH e DP
                Group Check: aumente a eficiência nas vistorias de imóveis com o Group Check
                Group Software: simplifique sua gestão com soluções inovadoras
                Group Shopping: administre contratos, medições e faturamento
                Group Software: o sucesso financeiro depende de uma boa gestão
                Ferramentas para aumentar produtividade
                Ferramentas para aumentar produtividade
                Logo negativo Group Software

                A Group Software é líder absoluta no desenvolvimento de sistemas completos para gestão de condomínios, imobiliárias, shopping centers e RH/DP, atuando hoje em 15 países e em mais de 250 cidades de todos os 27 estados brasileiros.

                A Group Software

                • Sobre Nós
                • Clientes Satisfeitos
                • Carreira
                • Group Educa

                O Blog

                • Condomínios
                • Imobiliárias
                • Shoppings
                • RH Tech
                • Gestão
                • Web Stories
                • Material

                Redes Sociais

                Facebook Instagram Linkedin YouTube

                © 2025 Todos os direitos reservados

                Política de Privacidade
                • Condomínios
                • Shoppings
                • Imobiliárias
                • RH Tech
                • Gestão
                • Web Stories
                • Materiais
                • Soluções Personalizadas