Ăltima atualização: 21 de novembro de 2023
No inĂcio, o processo pode parecer complicado, mas fique tranquilo: isso pode ser uma Ăłtima notĂcia tanto para o seu cliente quanto para vocĂȘ.
Para começar a emitir boletos registrados, é necessårio realizar o processo de homologação bancåria, que fornece mais segurança para o seu processo de cobrança e mais praticidade para o seu cliente.
Confira abaixo algumas dicas para que essa transição ocorra de maneira tranquila em sua administração!
Neste post, vamos falar sobre:
- A nova plataforma de cobrança;
- Boleto registrado;
- O que Ă© CNAB?;
- Boleto sem registro.
Nova plataforma de cobrança registrada
Desde o inĂcio deste mĂȘs de janeiro, a Febraban começou a implantar uma nova plataforma para modernizar o processo de liquidação e compensação dos boletos bancĂĄrios, o que aumentarĂĄ a segurança.
Segundo pesquisa realizada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) cerca de 3,7 bilhĂ”es de boletos sĂŁo pagos por ano no Brasil â sendo que 60% deles sĂŁo registrados.
A nova plataforma veio da necessidade de combater prejuĂzos com fraudes e inconsistĂȘncias nos boletos nĂŁo registrados.
A mudança nas regras foi divulgada em 2015 e o projeto foi implementado em etapas, sendo elas:
- Junho de 2015 â Fim de oferta (pelos bancos) da cobrança sem registro para clientes novos;
- Agosto de 2015 â InĂcio da operação da base centralizadora de benefĂcios;
- Dezembro de 2016 â TĂ©rmino da migração das carteiras de cobrança sem registro para a modalidade registrada;
- Janeiro de 2017 â InĂcio da operação da base centralizadora de tĂtulos.
Atualmente, o projeto se encontra na Ășltima fase, que Ă© o inĂcio da operação da nova plataforma.
Enfim, o que Ă© o boleto registrado?
Todo boleto emitido de forma registrada traz a necessidade de um arquivo remessa ao banco.
à este arquivo que registra o boleto junto à instituição financeira e fornece todas as informaçÔes da cobrança como o valor, vencimento, código do boleto, CPF ou CNPJ.
O ideal Ă© que vocĂȘ possua um software especializado, que emita esse arquivo e agilize o seu processo de homologação, de forma segura e confiĂĄvel.
A cobrança registrada possibilita que o seu banco proteste a dĂvida em caso de nĂŁo pagamento (com autorização do cedente). Entretanto, esse tipo de cobrança sai mais caro, devido Ă taxa por boleto emitido, sendo o pagamento efetuado ou nĂŁo.
O boleto registrado geralmente Ă© utilizado por empresas que fornecem um serviço recorrente como administradoras de condomĂnios.
Utilizar boletos registrados Ă© uma Ăłtima maneira para diminuir a inadimplĂȘncia em seu condomĂnio, uma vez que o boleto possui validade para protesto.
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O que Ă© o CNAB e para que ele serve?
O processo de emissĂŁo de boletos Ă© composto de diversas etapas, que devem ser seguidas corretamente para evitar erros.
Existem vårias formas de emitir boletos e é necessåria uma maneira de trocar as informaçÔes do seu sistema com o banco.
Digamos que vocĂȘ possui um software de gestĂŁo especializado e emita seus boletos atravĂ©s dele. Como o banco pode conferir se as informaçÔes dos seus boletos estĂŁo de acordo com o padrĂŁo?
à aà que entra o CNAB (Centro Nacional de Automação Bancåria), que permite a troca dessas informaçÔes.
Após a emissão dos seus boletos é necessåria a geração de um arquivo de remessa, que nada mais é que um arquivo de texto com colunas determinadas pela Febraban.
Como cada banco possui um modelo de boleto diferente, o CNAB fornece um padrão para facilitar a transmissão das informaçÔes entre o seu sistema de gestão e o banco.
Atualmente, existem dois tipos de arquivos CNAB, sĂŁo eles:
- CNAB 400
- CNAB 240
Os sistemas da Group Software CondomĂnio21 e ImobiliĂĄria21 possuem o mĂłdulo CNAB â o que facilita e agiliza a gestĂŁo das propriedades e a emissĂŁo dos boletos.
à importante alinhar as informaçÔes com o seu banco, para inserir as informaçÔes corretas no seu sistema e não errar na hora de emitir os boletos.
Quais sĂŁo as vantagens do boleto registrado?
A cobrança registrada pode ser mais cara, porém conta com algumas vantagens como:
- Melhor gestĂŁo da carteira (por ter dados completos, fica fĂĄcil saber quem pagou e o que pagou);
- Mais praticidade para relatĂłrios administrativos e de gestĂŁo;
- Possibilidade de pagamento em qualquer agĂȘncia apĂłs o vencimento.
O que era o boleto sem registro?
O boleto sem registro (ou cobrança sem registro) era todo boleto emitido e enviado diretamente para o cliente efetuar o pagamento.
Como o boleto ia diretamente para o cliente, o banco nĂŁo possuĂa nenhuma informação do documento e nem sabia de sua existĂȘncia.
ApĂłs atĂ© dois dias Ășteis do pagamento efetuado pelo cliente, o dinheiro era depositado para a empresa, e a taxa referente ao boleto sĂł era paga em caso de quitação do documento.
Desvantagens do boleto sem registro
- Menos segurança (o boleto nĂŁo servia para contestação da dĂvida);
- Possibilidade de fraude, utilizando vĂrus de computador.
ConclusĂŁo
A cobrança registrada oferece maior segurança ao emissor do boleto, apesar do preço não tão favoråvel.
Ă importante sempre checar as condiçÔes do seu banco, para ajustar o controle do uso de boletos de uma forma que nĂŁo impactarĂĄ na performance da administração do seu condomĂnio.
Durante o processo de transição a rotina pode ser um pouco complicada, afinal ainda hå poucas informaçÔes sobre como a plataforma funcionarå na pråtica.
O importante é analisar o que essa mudança pode trazer de positivo para a sua administração e ajustar a sua rotina de acordo com as novas regras.