Controle de pontos em shopping centers tem papel importante no controle de jornada de quem trabalha no empreendimento.
Com a finalidade de assegurar a eficiência operacional e o respeito aos direitos dos funcionários, o controle de jornada torna-se essencial para monitorar a carga horária, o registro de entrada e saÃda, e o cumprimento das pausas e intervalos necessários.
Para saber mais sobre o controle de pontos em shopping center, leia este artigo.
Jornada de trabalho em shopping center
A jornada de trabalho em shopping centers pode apresentar uma variedade de horários, dependendo do cargo ocupado pelos funcionários e do perÃodo.
Em relação a diversidade relacionada ao cargo, isso existe porque dentro de um shopping center há várias posições administrativas, trabalhos em lojas ou até mesmo em quiosques.
Já em relação a variação de horários, isso se dá porque há perÃodos em que a demanda é mais alta, como, por exemplo, no Natal. Nessa data, shoppings pode funcionar até mais tarde para atender a demanda dos clientes.
Contudo, a variação de horário pode causar variação de turnos dos funcionários, o que pode gerar certa insatisfação.
No entanto, a carga horária máxima permitida por semana é 44 horas, não excedendo 8 horas diárias. A seguir, vamos trabalhar melhor a questão da legislação trabalhista a respeito da jornada de trabalho em shopping.
O que diz a lei trabalhista sobre controle de pontos em shopping centers?
As leis trabalhistas estabelecem que a carga horária do empregado deve estar em conformidade com a Convenção Coletiva de Trabalho da categoria, além de determinar que todas as horas extras, ou seja, as horas trabalhadas além do horário regular, devem ser remuneradas com um adicional de 50%.
Assim, o controle de pontos em shopping centers mostra-se de extrema importância. Segundo a CLT, todo estabelecimento com mais de 20 funcionários deve obrigatoriamente realizar o controle de pontos, podendo ser mecânico, manual ou eletrônico.
Na seção V, artigo 74°, da CLT, diz que:
“§ 2º Para os estabelecimentos com mais de 20 (vinte) trabalhadores será obrigatória a anotação da hora de entrada e de saÃda em registro manual, mecânico ou eletrônico, conforme instruções expedidas pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, permitida a pré-assinalação do perÃodo de repouso.”
Contudo, ainda que o estabelecimento não possua 20 funcionários, é interessante fazer o controle da jornada de trabalho para evitar problemas trabalhistas e estar em conformidade com a lei.
Controle de pontos em shopping centers
Como visto, a CLT permite a adoção de diferentes métodos para o controle de pontos. No entanto, pensando na complexidade dos shoppings, o melhor método é o ponto digital.
A adoção de um sistema de ponto digital em shopping centers é de extrema importância devido ao controle efetivo da jornada de trabalho dos colaboradores. Esse tipo de sistema oferece diversas vantagens, garantindo maior transparência e precisão na gestão do tempo de trabalho.
Um dos principais benefÃcios é a eliminação de registros manuais suscetÃveis a erros e fraudes, proporcionando uma maior confiabilidade nos registros de entrada, saÃda e intervalos dos funcionários. Além disso, o sistema de ponto digital possibilita o monitoramento em tempo real, permitindo a visualização instantânea de informações sobre a presença dos colaboradores no local de trabalho.
Outro aspecto relevante é o cumprimento das obrigações legais. O controle de jornada adequado é fundamental para garantir que as leis trabalhistas sejam seguidas, evitando problemas legais, multas e litÃgios. Esse tipo de sistema para controle de pontos em shopping centers permite o registro preciso das horas trabalhadas, auxiliando na conformidade com a legislação e na correta remuneração dos colaboradores, incluindo o pagamento de horas extras.
Leia também:
Conheça o Group Ponto Tangerino
Controle a jornada de trabalho dos colaboradores do seu shopping center de forma simples e eficiente com o Group Ponto Tangerino. Nosso sistema de ponto digital oferece uma solução completa para a gestão de horários, eliminando registros manuais e proporcionando maior confiabilidade e precisão nos registros.
Tenha acesso a relatórios em tempo real, monitore a presença dos funcionários e garanta o cumprimento das obrigações legais. Simplifique o seu controle de pontos em shopping centers e promova uma administração mais eficiente com o Group Ponto Tangerino.
Saiba mais!
__________
Gostou do artigo? Leia também: Software para controle de ponto: 3 questões que você precisa saber