Segundo pesquisa encomendada pelo jornal o Globo, para 72% dos consumidores, a compra figital oferece uma boa experiência de consumo. Esses números representam um oásis para as lojas físicas se pensarmos no enorme crescimento das vendas online durante a pandemia em detrimento as vendas na loja física.
Mas afinal, o que é figital e como os shoppings podem tirar proveito desse modelo de consumo?
Vamos discutir esse assunto neste artigo.
O que é figital?
Figital é a junção das palavras “físico” e “digital”. Essa aglutinação surgiu na época do boom dos smartphones e das redes sociais no Brasil, por volta de 2011, mas tomou corpo mesmo após a pandemia.
De forma geral, o figital representa a jornada de compra que pode começar em um canal online e terminar em uma loja ou vice-versa.
Vantagens do figital
Esse novo modelo de comportamento permite que as lojas físicas, se bem gerenciadas e conectadas com suas redes sociais, aumentem significativamente as vendas. Isso porque, lidam com o consumidor que utiliza multicanais para eventualmente realizar suas compras.
Vale ressaltar que não se trata de uma divisão entre online e offline e nem um “rouba monte” entre lojas físicas e e-commerce, e sim um crescimento orgânico empurrado por dois canais até pouco tempo distintos.
Veja mais sobre o assunto. Assista ao vídeo:
Tipos de consumidores figital
Atualmente já podemos distinguir claramente os consumidores figital baseados nos comportamentos a seguir.
Webrooming: é a pessoa que pesquisa muito online antes de comprar em uma loja física;
Clica e coleta: esse consumidor costuma fazer a maioria de suas compras online para retirar em uma loja física, ou pick-up stores;
Scanning: visita a loja física, e fotografa os produtos com o celular buscando ofertas melhores online;
Showrooming: comportamento de quem, depois de ver um produto na loja, faz a compra no site do mesmo varejista;
Clica e envia: compra um produto online enquanto está na loja física.
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Estratégias figital
Claro que todo varejista quer surfar nessa nova onda de consumo para garantir aumento na receita. Portanto, separamos algumas dicas básicas para entrar de forma rápida no mundo figital.
Internet de qualidade
Levando em consideração que as pessoas estão cada vez mais conectadas, um bom wi-fi em todas as dependências do shopping é essencial. Principalmente para aqueles consumidores que visitam o shopping para ver os produtos ao vivo ou provar roupas e comprá-los logo e seguida pelo app da loja.
Pick-up stores
Esse modelo de loja foi desenvolvido especificamente para o consumidor que compra online, mas não fica o dia inteiro em casa. Por isso, envia suas compras para um ponto de coleta onde ele busca o produto quando lhe for mais conveniente.
Esse é o tipo de fluxo que em sua maioria vai consumir algo na praça de alimentação, e/ou aproveitas para comprar algo complementar ao produto que ele acabou de retirar.
Saiba mais sobre os tipos de lojas em shoppings. Assista ao vídeo da nossa FAQ:
Tudo é multicanal
Capacite seus lojistas para que eles também possam usufruir do mundo figital. Dessa forma, disponibilize palestras, tire dúvidas, deixe claro as vantagens de ir além da loja física. O shopping como um todo só tem a ganhar.
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Integração dos dois mundos
A compra figital, na visão do consumidor, nada mais é que comprar online e retirar na loja. Por isso, o esforço de integração e de logística demandada para uma operação desse nível, nem sempre fica visível ao público.
Portanto, para não frustrar a expectativa do cliente em sua jornada de compra é preciso investir cada vez mais na integração entre app, site, loja física.
Concluindo…
As mudanças de comportamento do consumidor devem ser acompanhadas de perto, principalmente no varejo. Isso porque, as novas tecnologias estão criando um comprador cada vez mais exigente, tanto no quesito atendimento quanto na busca pelo menor preço.