Imobiliária digital

Imobiliária Digital: como se tornar uma e alcançar destaque no mercado

O mercado imobiliário é marcado por diversos concorrentes e consumidores exigentes. Para destacar, muitas imobiliárias vêm adotando um modelo de negócio digital, apostando na tecnologia para oferecer um serviço mais dinâmico e completo.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Índice

A digitalização do mercado de trabalho já foi coisa do futuro. Entretanto, atualmente a utilização de tecnologias digitais é mais que necessária para que sua empresa sobreviva em um mercado de alta concorrência e com consumidores cada vez mais exigentes.

Levando em consideração o mercado imobiliário, a realidade não é diferente. Pensando nisso, vamos te ajudar a entender o que é uma imobiliária digital, como e porque implementá-la. Continue a leitura!

O que é uma Imobiliária Digital

A questão é que, quando um empreendimento passa a ser chamado de digital, significa que o modelo de negócio nele aplicado passou a ter uma base focada na tecnologia.

Isso quer dizer que passou-se a utilizar soluções digitais para a execução de tarefas, demandas e processos. Um exemplo claro disso é a adoção de uma Gestão Eletrônica de Documentos (GED). Tal solução permite que documentos que antes eram armazenados em gavetas de arquivos, agora sejam armazenados em um meio eletrônico.

Em conclusão, a Imobiliária Digital é realmente um novo tipo de negócio baseado em diversas soluções tecnológicas que visam otimizar processos burocráticos e morosos tanto para a empresa quanto para seus clientes. Aprimorando questões administrativas, locatícias e de compra e venda de imóveis.

Por que ser uma imobiliária digital

O primeiro e mais claro benefício é a economia financeira

Além do menor investimento atrelado à soluções digitais, o custo com espaço físico e sua manutenção será reduzido ou até mesmo dispensado. Isso porque tudo que envolve o dia a dia imobiliário será armazenado de forma eletrônica e, além disso, poderá se tornar viável que a operação da empresa se torne remota, ou seja, em parcial ou total regime de home-office.

No quesito administrativo, a imobiliária virtual é capaz de reduzir, substituir e até mesmo eliminar trabalhos manuais e rotineiros. Isso é possível por meio da automatização desses processos.

Um exemplo claro é a adoção de uma Inteligência Artificial para atendimento de clientes. Dessa forma, por meio desse chatbot é possível economizar em até 80% com as despesas de atendimento.

Outro grande benefício é a economia de esforço e tempo que é resultado das mesmas automações mencionadas acima. Dessa forma, tem-se um melhor proveito do horário de trabalho, podendo alocar sua equipe em tarefas mais estratégicas.

Por fim, o meio digital também oferece vantagens para os consumidores. Isso porque, por meio de um software para imobiliárias, a empresa é capaz de oferecer um ambiente mais dinâmico para as mais variadas demandas.

Questões de locação, compra e venda de imóveis também poderão ser solucionadas de forma mais eficiente, dinâmica e menos burocrática.

Um exemplo seria a integração com portais de imóveis de forma que cada anúncio possa ser customizado de acordo com a imobiliária. Isso fará com que seu imóvel chegue em mais pessoas e em menos tempo.

Como montar uma imobiliária digital

O básico para tornar uma imobiliária digital é implementar as funções mencionadas acima além de outras mais.

Para isso, o ideal é adotar um software de gestão para imobiliárias que ofereça tais funcionalidades.

Pensando nisso, vamos detalhar abaixo quais ferramentas e soluções você deve buscar em um software para digitalizar sua imobiliária.

Gestão financeira completa

Ao contar com um sistema que possui tal ferramenta, toda a gestão financeira da imobiliária será centralizada em uma plataforma acessível por qualquer dispositivo com internet.

Dessa forma, você terá muito mais mobilidade e versatilidade de acesso. Além disso, por conta da centralização, suas tomadas de decisão serão mais certeiras.

Aplicativo para imobiliarias

Falamos mais acima como a Inteligência Artificial é capaz de atender demandas de atendimento de forma automática e 24 horas por dia.

No início desse tópico, também falamos que as soluções mencionadas anteriormente podem ser encontradas em um software para imobiliárias.

Considerando esses dois pontos, a Inteligência Artificial é algo que pode ser encontrada em um aplicativo para imobiliárias. Sendo este o software responsável por integrar tal automação em sua imobiliária.

E isso além de oferecer diversas outras funcionalidades estratégicas que podem ser controladas na palma da sua mão.

CRM completo

O CRM (Customer Relationship Management) é uma ferramenta extremamente útil, principalmente para aqueles que operam com venda de imóveis.

A ferramenta serve para prospectar, captar e acompanhar clientes ideais, principalmente, levando em conta o perfil dos imóveis captados.

O CRM também ajuda com a comunicação com clientes, em especial, a respeito de questões comerciais.

Sistema para vistoria

Esta é uma solução pode tanto ser encontrada por meio de um software para imobiliária quanto por meio de um sistema independente de vistoria de imóveis.

A vistoria nesses casos pode e deve ser feita tanto por web quanto por app com assinatura virtual com validação jurídica.

Dessa forma, os processos de vistoria de imóveis serão otimizados drasticamente, agilizando-os e tornando-os mais eficazes

Banners CTA 2 8 1 - Imobiliária Digital: como se tornar uma e alcançar destaque no mercado

Portal online

O portal online para divulgação de imóveis é um passo essencial para a presença online de uma imobiliária.

Como mencionado anteriormente, ao divulgar o seu imóvel em portais de anúncios, você alcançará um maior número de clientes de forma mais rápida e prática.

Isso significa que além de garantir espaço no online, certamente terá um impacto direto alavancando os resultados de vendas.

Lembrando que isso não é tudo para tornar sua imobiliária online, a presença em redes sociais também é muito importante.

Banners CTA 2 9 1 - Imobiliária Digital: como se tornar uma e alcançar destaque no mercado

Automações

Também mencionado anteriormente, as automações são uma das grandes atrações.

É importante considerar quais são os processos capazes de serem automatizados e quantos deles o software é capaz de atender:

  • Controle de inadimplência com correção automática;
  • Geração automática de lançamentos;
  • Atualização automática de índices monetários; 
  • Lançamento automático de contas a pagar;
  • Gerenciamento de comissões com cálculo automático de comissões;
  • Atendimento via chatbot;
  • Envio automático de boletos integrado ao PABX;
  • Reajuste automático de aluguel, entre outros.
Infográfico de soluções Group Software para locação e vendas em imobiliária digital.

São nítidas e diversas as vantagens do modelo de negócio digital para imobiliárias. Também é bem claro o papel que um software para imobiliária tem para alcançar tais benefícios.

Pensando nisso, separamos no banner abaixo tudo o que você precisa saber para escolher o melhor software para o seu negócio.

Banners CTA 1 4 - Imobiliária Digital: como se tornar uma e alcançar destaque no mercado

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Receba conteúdos em seu e-mail