Imobiliária digital

Imobiliária Digital: conheça as vantagens e como se tornar uma

Ser uma imobiliária digital é fundamental para quem quer se destacar no mercado atual. Nesse conteúdo explicamos o que significa esse termo, como “ficar online” e as vantagens desse recurso!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Índice

Ser uma imobiliária digital é fundamental para quem quer se destacar no mercado atual marcado por dinamismo, praticidade e claro, a possibilidade de resolver tudo em três ou quatro cliques.

O mercado imobiliário é conhecido por ser essencial à economia ao mesmo tempo em que é extremamente exigente, técnico e complexo. Diante desse cenário, já é possível imaginar que comprar ou alugar não é uma decisão tão simples de ser tomada por parte do consumidor final. E é aí que entra o uso do digital para promover facilidade.

A inovação no setor imobiliário é uma das características mais marcantes dele, afinal, você com certeza se lembra de como as maquetes eram incríveis no passado, depois os panfletos e guias com desenhos 3D, atualmente os softwares usados em engenharia e arquitetura e também a internet com seus avanços digitais.

Logo, temos aí uma palavra-chave para o mercado atual: digitalização. E, convenhamos, ela já foi algo “de outro planeta” ou coisa do futuro, mas agora é pré-requisito para quem deseja ter relevância, destaque e ser encontrado pelos clientes, que por sua vez estão cada vez mais exigentes.

E se quem consome está mais criterioso, é preciso entregar mais e com maior qualidade para o público e para isso é preciso ter uma imobiliária digital! Quer saber o que significa esse termo, como “ficar online” e as vantagens desse recurso? Então continue a leitura deste artigo e descubra!

O que significa “ser digital”?

Conceitualmente, uma empresa com DNA digital é aquela que estruturada em um espaço virtual e com recursos tecnológicos consegue impactar também no mercado físico. Porém, não é apenas isso.

Ser digital é entender que o modus operandi de muitos segmentos mudaram, bem como o perfil e hábitos dos consumidores, a maneira de divulgar um produto, serviço e também estar presente de forma efetiva na vida do cliente.

Quer uma prova de tudo o que foi dito acima? Ok, vamos lá? Qual foi a última vez em que você comprou ou contratou algo sem antes pesquisar na internet, por exemplo? Pois é, difícil lembrar.

Por isso, estar online e contar com recursos tecnológicos já não é mais um luxo e empresas de todos os segmentos não só podem como devem aderir ao seu uso.

O que é uma Imobiliária Digital

A questão é que, quando um empreendimento passa a ser chamado de digital, significa que o modelo de negócio nele aplicado passou a ter uma base focada na tecnologia.

Isso quer dizer que passou-se a utilizar soluções digitais para a execução de tarefas, demandas e processos. Um exemplo claro disso é a adoção de uma Gestão Eletrônica de Documentos (GED). Tal solução permite que documentos que antes eram armazenados em gavetas de arquivos, agora sejam armazenados em um meio eletrônico.

Em conclusão, a Imobiliária Digital é realmente um novo tipo de negócio baseado em diversas soluções tecnológicas que visam otimizar processos burocráticos e morosos tanto para a empresa quanto para seus clientes. Aprimorando questões administrativas, locatícias e de compra e venda de imóveis.

Quais são as vantagens de ser uma imobiliária digital

Ser digital significa, literalmente, estar conectado às atualizações do mercado, seus indicadores de performance e também aos consumidores. Portanto, na prática, você tem as seguintes vantagens no seu dia a dia:

Economia financeira

Além do menor investimento atrelado à soluções digitais, o custo com espaço físico e sua manutenção será reduzido ou até mesmo dispensado. Isso porque tudo que envolve o dia a dia imobiliário será armazenado de forma eletrônica e, além disso, poderá se tornar viável que a operação da empresa se torne remota, ou seja, em parcial ou total regime de home-office.

Automação de tarefas

No quesito administrativo, a imobiliária virtual é capaz de reduzir, substituir e até mesmo eliminar trabalhos manuais e rotineiros. Isso é possível por meio da automatização desses processos.

Um exemplo claro é a adoção de uma Inteligência Artificial para atendimento de clientes. Dessa forma, por meio desse chatbot é possível economizar em até 80% com as despesas de atendimento.

Otimização de tempo e redução de esforços

Outro grande benefício é a economia de esforço e tempo que é resultado das mesmas automações mencionadas acima. Dessa forma, tem-se um melhor proveito do horário de trabalho, podendo alocar sua equipe em tarefas mais estratégicas. 

Indo além, essa otimização de tempo e redução de esforços se dá, principalmente, pela precisão em que dados e informações internas são captadas para que as tomadas de decisão sejam realizadas com mais facilidade e assertividade graças a relatórios inteligentes.

Mais resultados para os clientes

Por fim, o meio digital também oferece vantagens para os consumidores. Isso porque, por meio de um software para imobiliárias, a empresa é capaz de oferecer um ambiente mais dinâmico para as mais variadas demandas.

Questões de locação, compra e venda de imóveis também poderão ser solucionadas de forma mais eficiente, dinâmica e menos burocrática.

Um exemplo seria a integração com portais de imóveis de forma que cada anúncio possa ser customizado de acordo com a imobiliária. Isso fará com que seu imóvel chegue em mais pessoas e em menos tempo.

Quais são os pilares de uma imobiliária digital

O básico para tornar uma imobiliária digital é implementar as funções mencionadas acima além de outras mais.

Para isso, o ideal é adotar um software de gestão para imobiliárias que ofereça tais funcionalidades.

Pensando nisso, vamos detalhar abaixo quais ferramentas e soluções você deve buscar em um software para digitalizar sua imobiliária.

Gestão financeira completa

Ao contar com um sistema que possui tal ferramenta, toda a gestão financeira da imobiliária será centralizada em uma plataforma acessível por qualquer dispositivo com internet.

Dessa forma, você terá muito mais mobilidade e versatilidade de acesso. Além disso, por conta da centralização, suas tomadas de decisão serão mais certeiras.

Aplicativo para imobiliárias

Falamos mais acima como a Inteligência Artificial é capaz de atender demandas de atendimento de forma automática e 24 horas por dia.

No início desse tópico, também falamos que as soluções mencionadas anteriormente podem ser encontradas em um software para imobiliárias.

Considerando esses dois pontos, a Inteligência Artificial é algo que pode ser encontrada em um aplicativo para imobiliárias. Sendo este o software responsável por integrar tal automação em sua imobiliária.

E isso além de oferecer diversas outras funcionalidades estratégicas que podem ser controladas na palma da sua mão.

CRM completo

O CRM (Customer Relationship Management) é uma ferramenta extremamente útil, principalmente para aqueles que operam com venda de imóveis.

A ferramenta serve para prospectar, captar e acompanhar clientes ideais, principalmente, levando em conta o perfil dos imóveis captados.

O CRM também ajuda com a comunicação com clientes, em especial, a respeito de questões comerciais.

Sistema para vistoria

Esta é uma solução pode tanto ser encontrada por meio de um software para imobiliária quanto por meio de um sistema independente de vistoria de imóveis.

A vistoria nesses casos pode e deve ser feita tanto por web quanto por app com assinatura virtual com validação jurídica.

Dessa forma, os processos de vistoria de imóveis serão otimizados drasticamente, agilizando-os e tornando-os mais eficazes

Portal online

O portal online para divulgação de imóveis é um passo essencial para a presença online de uma imobiliária.

Como mencionado anteriormente, ao divulgar o seu imóvel em portais de anúncios, você alcançará um maior número de clientes de forma mais rápida e prática.

Isso significa que além de garantir espaço no online, certamente terá um impacto direto alavancando os resultados de vendas.

Lembrando que isso não é tudo para tornar sua imobiliária online, a presença em redes sociais também é muito importante.

Automações

Também mencionado anteriormente, as automações são uma das grandes atrações.

É importante considerar quais são os processos capazes de serem automatizados e quantos deles o software é capaz de atender:

  • controle de inadimplência com correção automática;
  • geração automática de lançamentos;
  • atualização automática de índices monetários; 
  • lançamento automático de contas a pagar;
  • gerenciamento de comissões com cálculo automático de comissões;
  • atendimento via chatbot;
  • envio automático de boletos integrado ao PABX;
  • reajuste automático de aluguel.
imobiliária digital

São nítidas e diversas as vantagens do modelo de negócio digital para imobiliárias. Também é bem claro o papel que um software para imobiliária tem para alcançar tais benefícios.

Pensando nisso, separamos no banner abaixo tudo o que você precisa saber para escolher o melhor software para o seu negócio.

Como promover a inovação no mercado imobiliário?

A resposta é simples e direta: digitalize! Contar com mecanismos tecnológicos e digitais significa estar a par da jornada de compra do cliente, bem como estar presente em locais onde ele procura soluções para seus problemas.

Portanto, a inovação no setor imobiliário passa pela utilização de tecnologias aliadas ao estudo do segmento e hábitos dos consumidores. Essas são as maneiras mais efetivas e atuais de propor avanços e novas alternativas.

E agora que você já sabe disso, descubra como escolher o melhor software para imobiliária e investir em uma gestão tecnológica, inovadora e eficiente!

Receba conteúdos em seu e-mail